Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Albert Lengruber de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de, Vidal,Veronica Lopes Louzada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200125
Resumo: Objetivo Identificar como o estudante de Enfermagem percebe a comunicação do paciente na saúde mental e descrever como tal percepção influencia em sua própria comunicação para o cuidado. Métodos Qualitativo, com produção artística individual após relaxamento com música instrumental e desenho em cubo planificado. A análise de palavras e frases enunciadas no coletivo evidenciou a unidade temática sobre a percepção da comunicação através dos sentidos corporais compartilhada por 23 estudantes do sétimo período do curso de Enfermagem. Resultados A produção demonstra a comunicação percebida, verbalizada e indicativa de intervenção, aproximação, escuta ampliada e atenção. Os sentidos corporais percebem comportamento, linguagem, transtornos, mecanismos de defesa, aproximação e necessidades de melhorias no cuidado. Conclusão Os sentidos corporais do estudante registram e expressam a comunicação verbal e não verbal do paciente com transtorno mental por meio de sensações, do comportamento e das condições de higiene do corpo, que emanam necessidades de cuidado.
id USP-8_5f3811599c8b3565cbdce58fae11e86f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002015000200125
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mentalEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemCuidados de EnfermagemComunicaçãoSaúde mental Objetivo Identificar como o estudante de Enfermagem percebe a comunicação do paciente na saúde mental e descrever como tal percepção influencia em sua própria comunicação para o cuidado. Métodos Qualitativo, com produção artística individual após relaxamento com música instrumental e desenho em cubo planificado. A análise de palavras e frases enunciadas no coletivo evidenciou a unidade temática sobre a percepção da comunicação através dos sentidos corporais compartilhada por 23 estudantes do sétimo período do curso de Enfermagem. Resultados A produção demonstra a comunicação percebida, verbalizada e indicativa de intervenção, aproximação, escuta ampliada e atenção. Os sentidos corporais percebem comportamento, linguagem, transtornos, mecanismos de defesa, aproximação e necessidades de melhorias no cuidado. Conclusão Os sentidos corporais do estudante registram e expressam a comunicação verbal e não verbal do paciente com transtorno mental por meio de sensações, do comportamento e das condições de higiene do corpo, que emanam necessidades de cuidado.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200125Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.2 2015reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201500022info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Albert Lengruber deAraújo,Sílvia Teresa Carvalho deVidal,Veronica Lopes Louzadapor2016-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002015000200125Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-11-18T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
title Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
spellingShingle Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
Azevedo,Albert Lengruber de
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Comunicação
Saúde mental
title_short Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
title_full Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
title_fullStr Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
title_full_unstemmed Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
title_sort Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
author Azevedo,Albert Lengruber de
author_facet Azevedo,Albert Lengruber de
Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de
Vidal,Veronica Lopes Louzada
author_role author
author2 Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de
Vidal,Veronica Lopes Louzada
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Albert Lengruber de
Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de
Vidal,Veronica Lopes Louzada
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Comunicação
Saúde mental
topic Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Comunicação
Saúde mental
description Objetivo Identificar como o estudante de Enfermagem percebe a comunicação do paciente na saúde mental e descrever como tal percepção influencia em sua própria comunicação para o cuidado. Métodos Qualitativo, com produção artística individual após relaxamento com música instrumental e desenho em cubo planificado. A análise de palavras e frases enunciadas no coletivo evidenciou a unidade temática sobre a percepção da comunicação através dos sentidos corporais compartilhada por 23 estudantes do sétimo período do curso de Enfermagem. Resultados A produção demonstra a comunicação percebida, verbalizada e indicativa de intervenção, aproximação, escuta ampliada e atenção. Os sentidos corporais percebem comportamento, linguagem, transtornos, mecanismos de defesa, aproximação e necessidades de melhorias no cuidado. Conclusão Os sentidos corporais do estudante registram e expressam a comunicação verbal e não verbal do paciente com transtorno mental por meio de sensações, do comportamento e das condições de higiene do corpo, que emanam necessidades de cuidado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200125
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201500022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.2 2015
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858266357596160