Como o estudante de enfermagem percebe a comunicação com o paciente em saúde mental
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200125 |
Resumo: | Objetivo Identificar como o estudante de Enfermagem percebe a comunicação do paciente na saúde mental e descrever como tal percepção influencia em sua própria comunicação para o cuidado. Métodos Qualitativo, com produção artística individual após relaxamento com música instrumental e desenho em cubo planificado. A análise de palavras e frases enunciadas no coletivo evidenciou a unidade temática sobre a percepção da comunicação através dos sentidos corporais compartilhada por 23 estudantes do sétimo período do curso de Enfermagem. Resultados A produção demonstra a comunicação percebida, verbalizada e indicativa de intervenção, aproximação, escuta ampliada e atenção. Os sentidos corporais percebem comportamento, linguagem, transtornos, mecanismos de defesa, aproximação e necessidades de melhorias no cuidado. Conclusão Os sentidos corporais do estudante registram e expressam a comunicação verbal e não verbal do paciente com transtorno mental por meio de sensações, do comportamento e das condições de higiene do corpo, que emanam necessidades de cuidado. |
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