Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Laura Maria Vidal
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde, Santos,Claudia Benedita dos, Silva,Marta Angélica Iossi, Pinheiro,Ana Kedma Correa, Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de, Nascimento,Lucila Castanheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100361
Resumo: Resumo Objetivo Validar tecnologia educacional para educação em saúde sobre tuberculose entre estudantes adolescentes. Métodos Estudo metodológico com 49 adolescentes entre 13 e 18 anos, de escolas públicas de Belém (PA), em três etapas: apreciação da tecnologia; análise dos atributos para medir o grau de representatividade e clareza e revisão segundo a compreensão dos adolescentes. Trata-se de um caça palavras, apresentado aos adolescentes, sendo solicitado que seguissem as orientações de leitura, localizassem as palavras em destaque e respondessem as perguntas utilizando os locais indicados. Foi aplicado questionário tipo Likert, para descrever a concordância entre os adolescentes em relação aos atributos: objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e relevância da tecnologia, considerando Índice de Validade de Conteúdo com ponto de corte 0,90. O corpus textual foi processado no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, 0.7 alpha 2. Utilizou-se recurso gráfico da nuvem de palavras. Os dados numéricos foram sumarizados pelo Statistic Package for Social Sciences, versão 22.0 Resultados Os atributos foram avaliados satisfatoriamente, com indicativo de concordância plena variando entre 72,8% no estilo da escrita e 84,7% na relevância da tecnologia. Os índices de validade de conteúdo obtidos foram superiores a 0,90, e os textos geraram três nuvens correspondentes à definição de tuberculose, à transmissibilidade da doença e à manifestação clínica. Conclusão O jogo caça palavras mostrou-se válido para utilização como ferramenta em ações educativas sobre tuberculose junto a adolescentes, podendo contribuir para o autocuidado e a multiplicação do conhecimento em sua rede social.
id USP-8_70e7996037e3022a712a2ca122faeb55
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100361
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentesTecnologia educacionalTuberculoseEducação em saúdeSaúde públicaAdolescenteEnfermagem em saúde comunitáriaResumo Objetivo Validar tecnologia educacional para educação em saúde sobre tuberculose entre estudantes adolescentes. Métodos Estudo metodológico com 49 adolescentes entre 13 e 18 anos, de escolas públicas de Belém (PA), em três etapas: apreciação da tecnologia; análise dos atributos para medir o grau de representatividade e clareza e revisão segundo a compreensão dos adolescentes. Trata-se de um caça palavras, apresentado aos adolescentes, sendo solicitado que seguissem as orientações de leitura, localizassem as palavras em destaque e respondessem as perguntas utilizando os locais indicados. Foi aplicado questionário tipo Likert, para descrever a concordância entre os adolescentes em relação aos atributos: objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e relevância da tecnologia, considerando Índice de Validade de Conteúdo com ponto de corte 0,90. O corpus textual foi processado no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, 0.7 alpha 2. Utilizou-se recurso gráfico da nuvem de palavras. Os dados numéricos foram sumarizados pelo Statistic Package for Social Sciences, versão 22.0 Resultados Os atributos foram avaliados satisfatoriamente, com indicativo de concordância plena variando entre 72,8% no estilo da escrita e 84,7% na relevância da tecnologia. Os índices de validade de conteúdo obtidos foram superiores a 0,90, e os textos geraram três nuvens correspondentes à definição de tuberculose, à transmissibilidade da doença e à manifestação clínica. Conclusão O jogo caça palavras mostrou-se válido para utilização como ferramenta em ações educativas sobre tuberculose junto a adolescentes, podendo contribuir para o autocuidado e a multiplicação do conhecimento em sua rede social.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100361Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao0379345info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Laura Maria VidalRodrigues,Ivaneide Leal AtaídeSantos,Claudia Benedita dosSilva,Marta Angélica IossiPinheiro,Ana Kedma CorreaVasconcelos,Eliane Maria Ribeiro deNascimento,Lucila Castanheirapor2022-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100361Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-02T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
title Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
spellingShingle Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
Nogueira,Laura Maria Vidal
Tecnologia educacional
Tuberculose
Educação em saúde
Saúde pública
Adolescente
Enfermagem em saúde comunitária
title_short Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
title_full Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
title_fullStr Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
title_full_unstemmed Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
title_sort Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes
author Nogueira,Laura Maria Vidal
author_facet Nogueira,Laura Maria Vidal
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Santos,Claudia Benedita dos
Silva,Marta Angélica Iossi
Pinheiro,Ana Kedma Correa
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Nascimento,Lucila Castanheira
author_role author
author2 Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Santos,Claudia Benedita dos
Silva,Marta Angélica Iossi
Pinheiro,Ana Kedma Correa
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Nascimento,Lucila Castanheira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Laura Maria Vidal
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Santos,Claudia Benedita dos
Silva,Marta Angélica Iossi
Pinheiro,Ana Kedma Correa
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Nascimento,Lucila Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Tuberculose
Educação em saúde
Saúde pública
Adolescente
Enfermagem em saúde comunitária
topic Tecnologia educacional
Tuberculose
Educação em saúde
Saúde pública
Adolescente
Enfermagem em saúde comunitária
description Resumo Objetivo Validar tecnologia educacional para educação em saúde sobre tuberculose entre estudantes adolescentes. Métodos Estudo metodológico com 49 adolescentes entre 13 e 18 anos, de escolas públicas de Belém (PA), em três etapas: apreciação da tecnologia; análise dos atributos para medir o grau de representatividade e clareza e revisão segundo a compreensão dos adolescentes. Trata-se de um caça palavras, apresentado aos adolescentes, sendo solicitado que seguissem as orientações de leitura, localizassem as palavras em destaque e respondessem as perguntas utilizando os locais indicados. Foi aplicado questionário tipo Likert, para descrever a concordância entre os adolescentes em relação aos atributos: objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e relevância da tecnologia, considerando Índice de Validade de Conteúdo com ponto de corte 0,90. O corpus textual foi processado no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, 0.7 alpha 2. Utilizou-se recurso gráfico da nuvem de palavras. Os dados numéricos foram sumarizados pelo Statistic Package for Social Sciences, versão 22.0 Resultados Os atributos foram avaliados satisfatoriamente, com indicativo de concordância plena variando entre 72,8% no estilo da escrita e 84,7% na relevância da tecnologia. Os índices de validade de conteúdo obtidos foram superiores a 0,90, e os textos geraram três nuvens correspondentes à definição de tuberculose, à transmissibilidade da doença e à manifestação clínica. Conclusão O jogo caça palavras mostrou-se válido para utilização como ferramenta em ações educativas sobre tuberculose junto a adolescentes, podendo contribuir para o autocuidado e a multiplicação do conhecimento em sua rede social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100361
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao0379345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269628104704