A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200021 |
Resumo: | O Programa Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (PPAEIND) visa a atender estudantes indígenas do Estado de Mato Grosso (MT) que ingressarem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em cursos de Graduação por meio de processo seletivo específico e diferenciado. O programa prevê o Professor Orientador como elo do indígena com a universidade e os alunos não indígenas. Este é um relato de experiência do Professor Orientador no Curso de Enfermagem no Campus de Rondonópolis onde foram preenchidas duas vagas por alunos indígenas em 2007. A experiência para atuar como Professor Orientador teve como desafio a diversidade cultural em relação aos saberes do cuidado. A comunicação terapêutica foi um instrumento efetivo no processo. |
id |
USP-8_8cebe836b3e62f56b11ef929161105f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002011000200021 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagemPopulação indígenaEducação superiorEducação em enfermagemO Programa Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (PPAEIND) visa a atender estudantes indígenas do Estado de Mato Grosso (MT) que ingressarem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em cursos de Graduação por meio de processo seletivo específico e diferenciado. O programa prevê o Professor Orientador como elo do indígena com a universidade e os alunos não indígenas. Este é um relato de experiência do Professor Orientador no Curso de Enfermagem no Campus de Rondonópolis onde foram preenchidas duas vagas por alunos indígenas em 2007. A experiência para atuar como Professor Orientador teve como desafio a diversidade cultural em relação aos saberes do cuidado. A comunicação terapêutica foi um instrumento efetivo no processo.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200021Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.2 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000200021info:eu-repo/semantics/openAccessVera,IvaniaAversi-Ferreira,Tales AlexandreLucchese,Roselmapor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000200021Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-10-14T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
title |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
spellingShingle |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem Vera,Ivania População indígena Educação superior Educação em enfermagem |
title_short |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
title_full |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
title_fullStr |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
title_full_unstemmed |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
title_sort |
A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem |
author |
Vera,Ivania |
author_facet |
Vera,Ivania Aversi-Ferreira,Tales Alexandre Lucchese,Roselma |
author_role |
author |
author2 |
Aversi-Ferreira,Tales Alexandre Lucchese,Roselma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vera,Ivania Aversi-Ferreira,Tales Alexandre Lucchese,Roselma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
População indígena Educação superior Educação em enfermagem |
topic |
População indígena Educação superior Educação em enfermagem |
description |
O Programa Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (PPAEIND) visa a atender estudantes indígenas do Estado de Mato Grosso (MT) que ingressarem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em cursos de Graduação por meio de processo seletivo específico e diferenciado. O programa prevê o Professor Orientador como elo do indígena com a universidade e os alunos não indígenas. Este é um relato de experiência do Professor Orientador no Curso de Enfermagem no Campus de Rondonópolis onde foram preenchidas duas vagas por alunos indígenas em 2007. A experiência para atuar como Professor Orientador teve como desafio a diversidade cultural em relação aos saberes do cuidado. A comunicação terapêutica foi um instrumento efetivo no processo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002011000200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.2 2011 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858264209063936 |