Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter,Samanta Andresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos,Edemilson Pichek dos, Kaiser,Dagmar Elaine, Capellari,Claudia, Ferreira,Gímerson Erick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000100046
Resumo: Resumo Objetivo: Conhecer os desafios ao desenvolvimento de ações empreendedoras na perspectiva de enfermeiras em posição estratégica de liderança. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório. Participaram 12 mulheres, enfermeiras, em posição estratégica de liderança, em diferentes organizações e serviços de saúde de um município do Sul do Brasil. Foi aplicada a entrevista semiestruturada como técnica de coleta, no período de setembro a novembro de 2017. A análise de conteúdo temática se deu seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Resultados: Foi desvelado que as enfermeiras em posição estratégica de liderança visualizam desafios importantes no desenvolvimento de ações empreendedoras, representados pelas estruturas descritas nas categorias temáticas: Movimentos da ação empreendedora por enfermeiras em posição estratégica de liderança; Empreender em posição estratégica de liderança: situações (i)mobilizadoras; O aprender a empreender: desafios de uma responsabilidade avançada. Conclusão: No contexto do estudo, a posição ocupada pelas enfermeiras representa oportunidade ímpar na disseminação de uma cultura empreendedora em diversos cenários de atuação profissional, pelo seu potencial estratégico na condução de pessoas e processos, bem como no estímulo ao desenvolvimento de ações empreendedoras no gerenciamento do cuidado e na gestão de serviços de saúde e enfermagem. O estudo desperta para a necessidade de buscar caminhos e possibilidades que permitam gerenciar os paradoxos que permeiam a condição nem sempre favorável do ser mulher enfermeira em cargo estratégico de liderança nas instituições de saúde e de ensino.
id USP-8_8deeb4b1ee92ff351804878f91a9027f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000100046
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderançaLiderançaOrganização e administraçãoMulheres trabalhadorasResumo Objetivo: Conhecer os desafios ao desenvolvimento de ações empreendedoras na perspectiva de enfermeiras em posição estratégica de liderança. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório. Participaram 12 mulheres, enfermeiras, em posição estratégica de liderança, em diferentes organizações e serviços de saúde de um município do Sul do Brasil. Foi aplicada a entrevista semiestruturada como técnica de coleta, no período de setembro a novembro de 2017. A análise de conteúdo temática se deu seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Resultados: Foi desvelado que as enfermeiras em posição estratégica de liderança visualizam desafios importantes no desenvolvimento de ações empreendedoras, representados pelas estruturas descritas nas categorias temáticas: Movimentos da ação empreendedora por enfermeiras em posição estratégica de liderança; Empreender em posição estratégica de liderança: situações (i)mobilizadoras; O aprender a empreender: desafios de uma responsabilidade avançada. Conclusão: No contexto do estudo, a posição ocupada pelas enfermeiras representa oportunidade ímpar na disseminação de uma cultura empreendedora em diversos cenários de atuação profissional, pelo seu potencial estratégico na condução de pessoas e processos, bem como no estímulo ao desenvolvimento de ações empreendedoras no gerenciamento do cuidado e na gestão de serviços de saúde e enfermagem. O estudo desperta para a necessidade de buscar caminhos e possibilidades que permitam gerenciar os paradoxos que permeiam a condição nem sempre favorável do ser mulher enfermeira em cargo estratégico de liderança nas instituições de saúde e de ensino.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000100046Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.1 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900007info:eu-repo/semantics/openAccessRichter,Samanta AndresaSantos,Edemilson Pichek dosKaiser,Dagmar ElaineCapellari,ClaudiaFerreira,Gímerson Erickpor2019-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000100046Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-03-28T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
title Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
spellingShingle Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
Richter,Samanta Andresa
Liderança
Organização e administração
Mulheres trabalhadoras
title_short Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
title_full Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
title_fullStr Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
title_full_unstemmed Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
title_sort Ações empreendedoras em enfermagem: desafios de enfermeiras em posição estratégica de liderança
author Richter,Samanta Andresa
author_facet Richter,Samanta Andresa
Santos,Edemilson Pichek dos
Kaiser,Dagmar Elaine
Capellari,Claudia
Ferreira,Gímerson Erick
author_role author
author2 Santos,Edemilson Pichek dos
Kaiser,Dagmar Elaine
Capellari,Claudia
Ferreira,Gímerson Erick
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter,Samanta Andresa
Santos,Edemilson Pichek dos
Kaiser,Dagmar Elaine
Capellari,Claudia
Ferreira,Gímerson Erick
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Organização e administração
Mulheres trabalhadoras
topic Liderança
Organização e administração
Mulheres trabalhadoras
description Resumo Objetivo: Conhecer os desafios ao desenvolvimento de ações empreendedoras na perspectiva de enfermeiras em posição estratégica de liderança. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório. Participaram 12 mulheres, enfermeiras, em posição estratégica de liderança, em diferentes organizações e serviços de saúde de um município do Sul do Brasil. Foi aplicada a entrevista semiestruturada como técnica de coleta, no período de setembro a novembro de 2017. A análise de conteúdo temática se deu seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Resultados: Foi desvelado que as enfermeiras em posição estratégica de liderança visualizam desafios importantes no desenvolvimento de ações empreendedoras, representados pelas estruturas descritas nas categorias temáticas: Movimentos da ação empreendedora por enfermeiras em posição estratégica de liderança; Empreender em posição estratégica de liderança: situações (i)mobilizadoras; O aprender a empreender: desafios de uma responsabilidade avançada. Conclusão: No contexto do estudo, a posição ocupada pelas enfermeiras representa oportunidade ímpar na disseminação de uma cultura empreendedora em diversos cenários de atuação profissional, pelo seu potencial estratégico na condução de pessoas e processos, bem como no estímulo ao desenvolvimento de ações empreendedoras no gerenciamento do cuidado e na gestão de serviços de saúde e enfermagem. O estudo desperta para a necessidade de buscar caminhos e possibilidades que permitam gerenciar os paradoxos que permeiam a condição nem sempre favorável do ser mulher enfermeira em cargo estratégico de liderança nas instituições de saúde e de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000100046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000100046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.1 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267793096704