Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100003 |
Resumo: | OBJETIVOS: Identificar de que formao ensino de teorias de enfermagem é abordado nos Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas de ensino superior no Estado do Paraná. MÉTODOS: Estudo do tipo Survey, realizado com 35 coordenadores de Curso de enfermagem instituições de ensino superior do Estado do Paraná- Brasil. RESULTADOS: Os 35 cursos abordam as teorias de enfermagem. O contato que os discentes têm com as teorias de enfermagem dá-se de forma pontual, geralmente, quando se inicia o curso de enfermagem. A teoria de Wanda Horta foi a mais citada, como teoria base do curso (60%). CONCLUSÃO: O ensino das teorias é ministrado, como conteúdo de forma fragmentada, o que pode contribuir para a formação de profissionais com baixa autonomia, sem delimitação de seu campo de atuação. |
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