Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos,Jéssica Carvalho de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Luz,Geisa dos Santos, Marcolino,Janaína de Souza, Carvalho,Maria Dalva de Barros, Pelloso,Sandra Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100003
Resumo: OBJETIVOS: Identificar de que formao ensino de teorias de enfermagem é abordado nos Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas de ensino superior no Estado do Paraná. MÉTODOS: Estudo do tipo Survey, realizado com 35 coordenadores de Curso de enfermagem instituições de ensino superior do Estado do Paraná- Brasil. RESULTADOS: Os 35 cursos abordam as teorias de enfermagem. O contato que os discentes têm com as teorias de enfermagem dá-se de forma pontual, geralmente, quando se inicia o curso de enfermagem. A teoria de Wanda Horta foi a mais citada, como teoria base do curso (60%). CONCLUSÃO: O ensino das teorias é ministrado, como conteúdo de forma fragmentada, o que pode contribuir para a formação de profissionais com baixa autonomia, sem delimitação de seu campo de atuação.
id USP-8_9e6ba9bb15b17444f4507fd79f329d2d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002011000100003
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - BrasilTeoria de EnfermagemEnsinoEducação superiorBrasilOBJETIVOS: Identificar de que formao ensino de teorias de enfermagem é abordado nos Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas de ensino superior no Estado do Paraná. MÉTODOS: Estudo do tipo Survey, realizado com 35 coordenadores de Curso de enfermagem instituições de ensino superior do Estado do Paraná- Brasil. RESULTADOS: Os 35 cursos abordam as teorias de enfermagem. O contato que os discentes têm com as teorias de enfermagem dá-se de forma pontual, geralmente, quando se inicia o curso de enfermagem. A teoria de Wanda Horta foi a mais citada, como teoria base do curso (60%). CONCLUSÃO: O ensino das teorias é ministrado, como conteúdo de forma fragmentada, o que pode contribuir para a formação de profissionais com baixa autonomia, sem delimitação de seu campo de atuação.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100003Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.1 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMatos,Jéssica Carvalho deLuz,Geisa dos SantosMarcolino,Janaína de SouzaCarvalho,Maria Dalva de BarrosPelloso,Sandra Marisapor2011-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000100003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-03-15T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
title Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
spellingShingle Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
Matos,Jéssica Carvalho de
Teoria de Enfermagem
Ensino
Educação superior
Brasil
title_short Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
title_full Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
title_fullStr Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
title_full_unstemmed Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
title_sort Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil
author Matos,Jéssica Carvalho de
author_facet Matos,Jéssica Carvalho de
Luz,Geisa dos Santos
Marcolino,Janaína de Souza
Carvalho,Maria Dalva de Barros
Pelloso,Sandra Marisa
author_role author
author2 Luz,Geisa dos Santos
Marcolino,Janaína de Souza
Carvalho,Maria Dalva de Barros
Pelloso,Sandra Marisa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos,Jéssica Carvalho de
Luz,Geisa dos Santos
Marcolino,Janaína de Souza
Carvalho,Maria Dalva de Barros
Pelloso,Sandra Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Enfermagem
Ensino
Educação superior
Brasil
topic Teoria de Enfermagem
Ensino
Educação superior
Brasil
description OBJETIVOS: Identificar de que formao ensino de teorias de enfermagem é abordado nos Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas de ensino superior no Estado do Paraná. MÉTODOS: Estudo do tipo Survey, realizado com 35 coordenadores de Curso de enfermagem instituições de ensino superior do Estado do Paraná- Brasil. RESULTADOS: Os 35 cursos abordam as teorias de enfermagem. O contato que os discentes têm com as teorias de enfermagem dá-se de forma pontual, geralmente, quando se inicia o curso de enfermagem. A teoria de Wanda Horta foi a mais citada, como teoria base do curso (60%). CONCLUSÃO: O ensino das teorias é ministrado, como conteúdo de forma fragmentada, o que pode contribuir para a formação de profissionais com baixa autonomia, sem delimitação de seu campo de atuação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002011000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.1 2011
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264154537984