Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647 |
Resumo: | Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica. |
id |
UFC-16_136eccf42df1a01c51cbedd0e1d82232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3647 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátricaAprendizagem Baseada em ProblemasEducação SuperiorEducação em EnfermagemEnfermagem Psiquiátrica.Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.Universidade Federal do Ceará2013-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647Rev Rene; Vol 14 No 5 (2013)Rev Rene; v. 14 n. 5 (2013)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647/2889Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Claudinei josé GomesSobral, Fernanda Ribeiro2019-02-18T12:50:26Zoai:periodicos.ufc:article/3647Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-02-18T12:50:26Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
title |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
spellingShingle |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica Campos, Claudinei josé Gomes Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Superior Educação em Enfermagem Enfermagem Psiquiátrica. |
title_short |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
title_full |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
title_fullStr |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
title_full_unstemmed |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
title_sort |
Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica |
author |
Campos, Claudinei josé Gomes |
author_facet |
Campos, Claudinei josé Gomes Sobral, Fernanda Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Fernanda Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Claudinei josé Gomes Sobral, Fernanda Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Superior Educação em Enfermagem Enfermagem Psiquiátrica. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Superior Educação em Enfermagem Enfermagem Psiquiátrica. |
description |
Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647/2889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 14 No 5 (2013) Rev Rene; v. 14 n. 5 (2013) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174727991623680 |