A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76622 |
Resumo: | A formação acadêmica em Fisioterapia é em geral voltada à atuação na reabilitação, desenvolvida em níveis de atenção à saúde secundário e terciário, com uma abordagem dos problemas de saúde restrita aos aspectosbiológicos. Partindo da experiência em um projeto de extensão universitáriadenominado Fisioterapia na Comunidade, foi realizada uma pesquisaqualitativa visando analisar a potencial contribuição dessa experiência para a formação do fisioterapeuta. Evidenciou-se que a possibilidade de vivenciar a atuação fisioterapêutica no nível de atenção primária, ao longo da formação universitária, proporciona ao acadêmico uma visão diferenciada do adoecimento humano e da intervenção profissional, possibilitando uma atuação mais contextualizada e relações mais humanizadas. |
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A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapiaContribution of community extension to the academic training of physiotherapistsfisioterapia/educaçãointegração docente-assistencialsaúde pública.physical therapy/educationteaching care integrationpublic health.A formação acadêmica em Fisioterapia é em geral voltada à atuação na reabilitação, desenvolvida em níveis de atenção à saúde secundário e terciário, com uma abordagem dos problemas de saúde restrita aos aspectosbiológicos. Partindo da experiência em um projeto de extensão universitáriadenominado Fisioterapia na Comunidade, foi realizada uma pesquisaqualitativa visando analisar a potencial contribuição dessa experiência para a formação do fisioterapeuta. Evidenciou-se que a possibilidade de vivenciar a atuação fisioterapêutica no nível de atenção primária, ao longo da formação universitária, proporciona ao acadêmico uma visão diferenciada do adoecimento humano e da intervenção profissional, possibilitando uma atuação mais contextualizada e relações mais humanizadas.Physical therapy training in universities is usually focussed on rehabilitation processes developed in second and third health-attention levels; the approach to health problems is generally restricted to biological aspects. Based on the experience of a university extension project called Physical Therapy in the Community, this paper presents a qualitative analysis of that experience to assess its potential contribution to physiotherapists training. It became evident that the opportunity of providing physical therapy at first-level health services during school years may give the student a better perception of both human illness and professional intervention, thus enabling a more adjusted performance and more humanized relationships.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/7662210.1590/fpusp.v12i3.76622Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 12 No. 3 (2005); 22-29Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 12 Núm. 3 (2005); 22-29Fisioterapia e Pesquisa; v. 12 n. 3 (2005); 22-292316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76622/80394Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kátia Suely Queiroz Silva2014-05-07T22:38:54Zoai:revistas.usp.br:article/76622Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2014-05-07T22:38:54Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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