Organização e avaliação de um software para ensino de ausculta respiratória
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/78248 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi elaborar um software multimídia para o desenvolvimento de um programa de ensino de ausculta pulmonar e avaliar o aprendizado do conteúdo após a utilização desta forma de ensino. Método: O software foi organizado em três etapas seqüenciaisdiferentes: revisão anátomo-funcional do sistema respiratório, fundamentos fisiológicos e técnica de ausculta respiratória. Na terceira etapa foram incluídas simulações de casos clínicos. Para obtenção do objetivo terminal estabeleceramse 33 passos a serem executados pelosalunos, equivalentes aos objetivos intermediários de ensino. Participaram da avaliação sobre a eficácia do programa de ensino, utilizando o software desenvolvido para este estudo, dez alunos do Curso de Fisioterapia. Avaliou-se o grau de satisfação com o programa, tempo gasto com o estudo e desempenho técnico em situações clínicas reais de ausculta respiratória. Resultados: Os dez alunos realizaram a ausculta completa em situação de avaliação clínica. De um total de 50 auscultas realizadas pelos dez alunos, encontrou-se que 40 alunos apresentaram informações e conclusões corretas e 10 deles apresentaram informações incompletas, e destas, em apenas um caso verificou-se informação incorreta. Quanto à satisfação dos alunos com relação ao ensino de ausculta respiratória, avaliada através de questionário, encontrou-se que os alunos deram uma nota média de 9,2 (numa escala de 0 - 10), considerando-o satisfatório. Os alunos referiram como pontos positivos do software a facilidade em ter todas as informações da aula à disposição, além de textos para consulta em caso de dúvida; a audição de um som associado a uma imagem, facilitando a aprendizagem e concluíram que este tipo de estudo é muito mais agradável do que a leitura de textos, fora a possibilidade de autocorreção. Conclusão: O aprendizado apresentado pelos alunos que sesubmeteram à forma de ensino proposta foi plenamente satisfatório, visto que, é a partir deste aprendizado que os alunos iniciam um treinamento clínico intensivo. |
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