Fisioterapia com brinquedos e Terapia Assistida por Cães em lactentes: estudo observacional
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201441 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi comparar a Fisioterapia com brinquedos com a Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento neuromotor de lactentes com e sem alterações neuromotoras de quatro meses de idade. Foi feita uma pesquisa descritiva e observacional de caráter qualitativo. Foram incluídos 10 lactentes, avaliados pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) e divididos em Grupo 1 (G1) e Grupo 2 (G1), que foram subdivididos em Grupo Brinquedo (G1B e G2B) e Grupo Cão (G1C e G2C) para a realização das intervenções quinzenais. O questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) foi escolhido para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar. A análise de dados qualitativos foi por meio de fotos e filmagens. A presença do cão nos grupos G1C e G2C resultou em um ambiente descontraído e divertido, interesse no toque no pelo do animal pelos lactentes, movimentos alternados de membros, contato visual, presença de emissão de sons, evolução na interação social e sentimento de segurança. Nos grupos G1B e G2B, a motivação foi diminuída, os lactentes não emitiram sons, o contato visual e o interesse pelo toque ocorreram apenas com brinquedos que apresentassem diversas cores e sons. Houve pouca agitação e motivação para as habilidades motoras nos grupos G1B e G2B. Foi possível concluir que a presença do cão promoveu melhores resultados motores, sociais, afetivos e cognitivos. A Terapia assistida por animais pode ser um método eficaz para auxiliar na fisioterapia convencional de lactentes com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor |
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Fisioterapia com brinquedos e Terapia Assistida por Cães em lactentes: estudo observacionalToy physical therapy and dog-assisted therapy in infants: observational studyFisioterapia con juguetes y terapia asistida por perros en lactantes: un estudio observacionalChild DevelopmentPhysical Therapy SpecialtyAnimal Assisted TherapyDesarrollo InfantilFisioterapiaTerapia Asistida por AnimalesDesenvolvimento InfantilFisioterapiaTerapia Assistida com AnimaisO objetivo desse trabalho foi comparar a Fisioterapia com brinquedos com a Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento neuromotor de lactentes com e sem alterações neuromotoras de quatro meses de idade. Foi feita uma pesquisa descritiva e observacional de caráter qualitativo. Foram incluídos 10 lactentes, avaliados pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) e divididos em Grupo 1 (G1) e Grupo 2 (G1), que foram subdivididos em Grupo Brinquedo (G1B e G2B) e Grupo Cão (G1C e G2C) para a realização das intervenções quinzenais. O questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) foi escolhido para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar. A análise de dados qualitativos foi por meio de fotos e filmagens. A presença do cão nos grupos G1C e G2C resultou em um ambiente descontraído e divertido, interesse no toque no pelo do animal pelos lactentes, movimentos alternados de membros, contato visual, presença de emissão de sons, evolução na interação social e sentimento de segurança. Nos grupos G1B e G2B, a motivação foi diminuída, os lactentes não emitiram sons, o contato visual e o interesse pelo toque ocorreram apenas com brinquedos que apresentassem diversas cores e sons. Houve pouca agitação e motivação para as habilidades motoras nos grupos G1B e G2B. Foi possível concluir que a presença do cão promoveu melhores resultados motores, sociais, afetivos e cognitivos. A Terapia assistida por animais pode ser um método eficaz para auxiliar na fisioterapia convencional de lactentes com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor| El objetivo de este estudio fue comparar lafisioterapia con juguetes con la terapia asistida por perros en el desarrollo neuromotor de los lactantes de cuatro mesescon y sin trastornos neuromotores. Se trata de una investigacióncualitativa, descriptiva y observacional, realizada con 10 lactantes,quienes fueron evaluados por la escala motora infantil de Alberta(EMIA), divididos en grupo 1 (G1) y grupo 2 (G1), y subdivididos engrupo juguete (G1J y G2J) y el grupo con perro (G1P y G2P) pararealizar las intervenciones quincenales. El cuestionario Affordancesin the Home Environment for Motor Development – Infant Scale(AHEMD-IS) se aplicó para evaluar las oportunidades presentesen el entorno domiciliario. El análisis de los datos cualitativos serealizó a partir de fotografías y filmaciones. La presencia del perroen los grupos G1P y G2P resultó en un ambiente relajado y divertido,interés de los lactantes por tocar el pelaje del animal, alternanciade movimientos de las extremidades, contacto visual, emisión desonidos, evolución en la interacción social y sensación de seguridad.En los grupos G1J y G2J hubo disminución de la motivación, ausenciade emisión de sonidos por parte de los lactantes y contacto visual einterés por el tacto restringido a los juguetes que tenían diferentescolores y sonidos, además de haber poca agitación y motivaciónpara la motricidad en estos grupos. Se concluyó que la presenciadel perro promovió mejores resultados motrices, sociales, afectivosy cognitivos. La terapia asistida por animales puede ser un métodoeficaz para ayudar en la fisioterapia convencional para los lactantescon retraso en el desarrollo neuropsicomotoThis study aimed to compare toy-assisted physical therapy versus dog-assisted therapy in the neuromotor development of 4-month-old infants with and without neuromotor disorders. Qualitative descriptive observational research was conducted. Ten infants were included, evaluated using the Alberta Infant Motor Scale (AIMS), and divided into Group 1 (G1) and Group 2 (G2), which were subdivided into toy (TG1 and TG2) and dog (DG1 and DG2) groups for biweekly interventions. The Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) was chosen to assess the opportunities present in the home environment. Qualitative data were analyzed using photos and recordings. The presence of a dog in the DG1 and DG2 groups resulted in a relaxed and fun environment, infants’ interest in touching the animal’s fur, alternating limb movements, eye contact, presence of sound production, increased social interaction, and feeling of security. In the TG1 and TG2 groups, motivation was reduced, with no infant sound production, eye contact and an interest in touch occurred only with toys of different colors and sounds. There was little agitation and motivation for motor skills in the TG1 and TG2 groups. It was possible to conclude that the presence of a dog promoted better motor, social, affective, and cognitive outcomes. Animal-assisted therapy can be an effective method to assist in conventional physical therapy for infants with delayed neuropsychomotor development.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/20144110.1590/1809-2950/21024329022022PTFisioterapia e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2022); 189-195Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2022); 189-195Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2022); 189-1952316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201441/185772https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201441/185773Copyright (c) 2022 Caroline Marie Calil Scholz Prado, Sérgio Luiz Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Caroline Marie Calil Scholz Pinheiro, Sérgio Luiz 2023-05-26T12:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/201441Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-05-26T12:28:48Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo desse trabalho foi comparar a Fisioterapia com brinquedos com a Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento neuromotor de lactentes com e sem alterações neuromotoras de quatro meses de idade. Foi feita uma pesquisa descritiva e observacional de caráter qualitativo. Foram incluídos 10 lactentes, avaliados pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) e divididos em Grupo 1 (G1) e Grupo 2 (G1), que foram subdivididos em Grupo Brinquedo (G1B e G2B) e Grupo Cão (G1C e G2C) para a realização das intervenções quinzenais. O questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) foi escolhido para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar. A análise de dados qualitativos foi por meio de fotos e filmagens. A presença do cão nos grupos G1C e G2C resultou em um ambiente descontraído e divertido, interesse no toque no pelo do animal pelos lactentes, movimentos alternados de membros, contato visual, presença de emissão de sons, evolução na interação social e sentimento de segurança. Nos grupos G1B e G2B, a motivação foi diminuída, os lactentes não emitiram sons, o contato visual e o interesse pelo toque ocorreram apenas com brinquedos que apresentassem diversas cores e sons. Houve pouca agitação e motivação para as habilidades motoras nos grupos G1B e G2B. Foi possível concluir que a presença do cão promoveu melhores resultados motores, sociais, afetivos e cognitivos. A Terapia assistida por animais pode ser um método eficaz para auxiliar na fisioterapia convencional de lactentes com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor |
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