Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Izabela Cristina Bittencourt
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-13022023-182027/
Resumo: Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.
id USP_00008e33cba991a7748d30ba8d9de731
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022023-182027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura GuaraniUse of the Solar Observatory in Astronomy teaching in the Guarani cultureInterculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.Interculturality; Cultural astronomy; Guarani culture; Solar observatory; Gamification.Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.This dissertation is addressed to educators, curious and individuals interested in knowledge of indigenous cultures, especially the knowledge related to the celestial observations of the Guarani peoples. Initially, a compilation of the main knowledge recorded was carried out to be used in the elaboration of teaching practices in astronomy. In this work the teaching practice selected was the elaboration of a solar observatory, and the contextualization of the same was carried out using a narrative that presents some aspects of Guarani culture. The Stellarium Astronomy Software was also used as a complementary element to the narrative, where some of the Guarani constellations could be presented, complementing the practice of celestial observation. A quiz was designed to describe the astronomical concepts involved in observations with the solar observatory and Stellarium software. The narrative, Stellarium and feedback system of the quiz were considered as elements of games that constitute the active methodology based on gamification. The educational activity proposed here enables the teaching of intercultural astronomy, enforcing the requirements of the current legislation (Law 11.645/08) in the school curriculum and in different teaching models, especially in non-formal education and distance learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIdiart, Thais Eunice PiresRodrigues, Izabela Cristina Bittencourt2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-13022023-182027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-15T11:25:59Zoai:teses.usp.br:tde-13022023-182027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-15T11:25:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
Use of the Solar Observatory in Astronomy teaching in the Guarani culture
title Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
spellingShingle Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
Rodrigues, Izabela Cristina Bittencourt
Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.
Interculturality; Cultural astronomy; Guarani culture; Solar observatory; Gamification.
title_short Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
title_full Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
title_fullStr Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
title_full_unstemmed Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
title_sort Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
author Rodrigues, Izabela Cristina Bittencourt
author_facet Rodrigues, Izabela Cristina Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Idiart, Thais Eunice Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Izabela Cristina Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.
Interculturality; Cultural astronomy; Guarani culture; Solar observatory; Gamification.
topic Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.
Interculturality; Cultural astronomy; Guarani culture; Solar observatory; Gamification.
description Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-13022023-182027/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-13022023-182027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257003829755904