Movimentos epistêmicos e o desenvolvimento da argumentação discente em uma proposta de projeto didático investigativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-16042024-084410/ |
Resumo: | O excesso de informações a que os indivíduos são submetidos na contemporaneidade pode comprometer a sua compreensão do mundo. Para que os sujeitos tenham maior conhecimento acerca do mundo em que vivem e do seu papel como cidadãos, é fundamental que desenvolvam algumas habilidades como a reflexão e a criticidade. Pensando no papel do professor no compromisso de formar cidadãos, o Ensino por Investigação apresenta-se como uma abordagem que favorece esse processo. A argumentação surge no âmbito do Ensino por Investigação como uma prática que possibilita auxiliar no desenvolvimento da compreensão do mundo e das capacidades crítica e comunicativa. Para compreender melhor o alcance das ações docentes no processo de argumentação, utilizou-se uma categoria denominada movimentos epistêmicos. Delineia-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a influência dos movimentos epistêmicos no desenvolvimento da argumentação de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de um projeto didático investigativo. Para tanto, fez-se necessário identificar e categorizar os movimentos epistêmicos e os componentes de argumentação no discurso discente e, posteriormente, relacioná-los analisando a existência ou não de encadeamento entre eles. A coleta de informações ocorreu em uma escola pública do município de São Paulo em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em que o Projeto Borboletário Escolar foi aplicado. Este projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do Ensino por Investigação, estimulando a participação direta dos educandos na observação de um lagartário com vistas a compreender a metamorfose das borboletas. As aulas selecionadas foram transcritas, categorizadas e analisadas de modo a verificar a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação dos alunos, utilizando o padrão CER (acrônimo de conclusão, evidência e raciocínio). Verificou-se que os movimentos epistêmicos realizados pela docente e pelo pesquisador responsável pelo projeto promoveram a participação discente na argumentação. Essa, por sua vez, ocorreu de modo colaborativo, denotando o caráter social desse processo e de seu aprendizado. Considerando o cunho investigativo do projeto aplicado, as interações entre estudantes e destes com a docente e o pesquisador foram fundamentais. Identificou-se a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação em que os movimentos influenciaram positivamente nos avanços das habilidades dos educandos, possibilitando seu desenvolvimento crítico e reflexivo por meio do desenvolvimento da argumentação. |
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Movimentos epistêmicos e o desenvolvimento da argumentação discente em uma proposta de projeto didático investigativoEpistemological moves and the development of student argumentation in an investigative didactic project proposalArgumentaçãoArgumentationElementary SchoolEnsino fundamentalEnsino por investigaçãoEpistemological movesMovimentos epistêmicosTeaching by InvestigationO excesso de informações a que os indivíduos são submetidos na contemporaneidade pode comprometer a sua compreensão do mundo. Para que os sujeitos tenham maior conhecimento acerca do mundo em que vivem e do seu papel como cidadãos, é fundamental que desenvolvam algumas habilidades como a reflexão e a criticidade. Pensando no papel do professor no compromisso de formar cidadãos, o Ensino por Investigação apresenta-se como uma abordagem que favorece esse processo. A argumentação surge no âmbito do Ensino por Investigação como uma prática que possibilita auxiliar no desenvolvimento da compreensão do mundo e das capacidades crítica e comunicativa. Para compreender melhor o alcance das ações docentes no processo de argumentação, utilizou-se uma categoria denominada movimentos epistêmicos. Delineia-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a influência dos movimentos epistêmicos no desenvolvimento da argumentação de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de um projeto didático investigativo. Para tanto, fez-se necessário identificar e categorizar os movimentos epistêmicos e os componentes de argumentação no discurso discente e, posteriormente, relacioná-los analisando a existência ou não de encadeamento entre eles. A coleta de informações ocorreu em uma escola pública do município de São Paulo em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em que o Projeto Borboletário Escolar foi aplicado. Este projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do Ensino por Investigação, estimulando a participação direta dos educandos na observação de um lagartário com vistas a compreender a metamorfose das borboletas. As aulas selecionadas foram transcritas, categorizadas e analisadas de modo a verificar a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação dos alunos, utilizando o padrão CER (acrônimo de conclusão, evidência e raciocínio). Verificou-se que os movimentos epistêmicos realizados pela docente e pelo pesquisador responsável pelo projeto promoveram a participação discente na argumentação. Essa, por sua vez, ocorreu de modo colaborativo, denotando o caráter social desse processo e de seu aprendizado. Considerando o cunho investigativo do projeto aplicado, as interações entre estudantes e destes com a docente e o pesquisador foram fundamentais. Identificou-se a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação em que os movimentos influenciaram positivamente nos avanços das habilidades dos educandos, possibilitando seu desenvolvimento crítico e reflexivo por meio do desenvolvimento da argumentação.The excess of information to which individuals are subjected in contemporary times can compromise their understanding of the world. In order for subjects to have greater knowledge about the world in which they live and their role as citizens, it is essential that they develop some skills such as reflection and criticality. Thinking about the teacher\'s role in the commitment to educate citizens, Teaching by Investigation presents itself as an approach that favors this process. The argumentation arises within the scope of Teaching by Investigation as a practice that makes it possible to assist in the development of the understanding of the world and critical and communicative skills. To better understand the scope of teaching actions in the argumentation process, a category called epistemological moves was used. The general objective of this research is to analyze the influence of epistemological moves on the development of students\' argumentation in the early years of elementary school in the context of an investigative didactic project. To this end, it was necessary to identify and categorize the epistemological moves and the argumentation components in the student discourse and, subsequently, to relate them by analyzing the existence or not of a chain between them. Information collection took place in a public school in the city of São Paulo in a first-grade class of Elementary School in which the School Butterfly Nursery Project was applied. This project was developed from the perspective of Teaching by Investigation, stimulating the direct participation of students in the observation of a butterfly nursery with the purpose of understanding the metamorphosis of butterflies. The selected classes were transcribed, categorized and analyzed in order to verify the relationship between epistemological moves and students\' argumentation, using the CER standard (an acronym for conclusion, evidence and reasoning). It was found that the epistemological moves carried out by the professor and the researcher responsible for the project promoted student participation in the argumentation. This, in turn, occurred collaboratively, denoting the social character of this process and its learning. Considering the investigative nature of the applied project, the interactions between students and between them and the teacher and the researcher were fundamental. The relationship between epistemological moves and argumentation, in which movements positively influenced the advances of students\' skills, was identified; enabling their critical and reflective development through the development of argumentation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRoberto, Lúcia Helena SasseronOrtolam, Roberta2024-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-16042024-084410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-16T19:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-16042024-084410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-16T19:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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