Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pedro Lucas de Resende
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20022013-172557/
Resumo: Mesmo que apenas 4,7% das redes de franquias brasileiras atuem internacionalmente, na última década o processo de internacionalização das redes de franquias brasileiras apresentou um crescimento de 300%. Existem atualmente cerca 70 redes de franquias brasileiras em operação em todos os continentes, representando cerca de 49 países, constituindo mais de 700 unidades franqueadas. Esta tese realizou uma análise organizacional e institucional envolvendo as redes de franquias brasileiras com operações no exterior. Na análise organizacional, a aplicação das Teorias da Agência e Escassez de Recursos auxilia a análise de uma série de variáveis que podem ser determinantes em operações internacionais pelas redes de franquias. Espera-se contribuir com esta tese, por meio do desenvolvimento de um framework que considera as variáveis organizacionais relacionadas ao crescimento da rede de franquias, à habilidade para monitoramento e controle das operações, ao prestigio da rede e às taxas de investimento e manutenção. Assim, esta tese procurou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as diferenças organizacionais existentes entre as redes de franquias brasileiras com operações domésticas e as redes de franquias brasileiras com operações internacionais? Foram selecionadas 96 redes de franquias brasileiras com operações domésticas e 67 redes de franquias brasileiras com operações internacionais. Os resultados destacaram o maior empenho em operações internacionais pelas redes com menor prestígio da marca e menor requerimento de investimento. Adicionalmente, a preocupação reside em analisar o mercado internacional a ser escolhido. Nesta análise espera-se contribuir com esta tese através do estabelecimento de um framework envolvendo determinantes institucionais do país de destino, contemplando análises dos fatores demográficos, econômicos, socioculturais, políticos e governamentais e; corporativos e legais que afetam a operação das franquias. Com isso, tem-se o seguinte questionamento de pesquisa: Quais são as características institucionais dos países de destino das redes de franquias brasileiras? Foram criados quatro clusters envolvendo 54 redes de franquias em 41 países de operação e 180 unidades de operação no exterior pelas redes de franquias brasileiras.
id USP_0062008c4fe43455523d152af89054c8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20022013-172557
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucionalInternationalization of Brazilian franchise chains: an organizational and institutional analysisEmpreendedorismoEntrepreneurshipFranchisingFranquiaInternacionalização de empresasInternational businessMesmo que apenas 4,7% das redes de franquias brasileiras atuem internacionalmente, na última década o processo de internacionalização das redes de franquias brasileiras apresentou um crescimento de 300%. Existem atualmente cerca 70 redes de franquias brasileiras em operação em todos os continentes, representando cerca de 49 países, constituindo mais de 700 unidades franqueadas. Esta tese realizou uma análise organizacional e institucional envolvendo as redes de franquias brasileiras com operações no exterior. Na análise organizacional, a aplicação das Teorias da Agência e Escassez de Recursos auxilia a análise de uma série de variáveis que podem ser determinantes em operações internacionais pelas redes de franquias. Espera-se contribuir com esta tese, por meio do desenvolvimento de um framework que considera as variáveis organizacionais relacionadas ao crescimento da rede de franquias, à habilidade para monitoramento e controle das operações, ao prestigio da rede e às taxas de investimento e manutenção. Assim, esta tese procurou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as diferenças organizacionais existentes entre as redes de franquias brasileiras com operações domésticas e as redes de franquias brasileiras com operações internacionais? Foram selecionadas 96 redes de franquias brasileiras com operações domésticas e 67 redes de franquias brasileiras com operações internacionais. Os resultados destacaram o maior empenho em operações internacionais pelas redes com menor prestígio da marca e menor requerimento de investimento. Adicionalmente, a preocupação reside em analisar o mercado internacional a ser escolhido. Nesta análise espera-se contribuir com esta tese através do estabelecimento de um framework envolvendo determinantes institucionais do país de destino, contemplando análises dos fatores demográficos, econômicos, socioculturais, políticos e governamentais e; corporativos e legais que afetam a operação das franquias. Com isso, tem-se o seguinte questionamento de pesquisa: Quais são as características institucionais dos países de destino das redes de franquias brasileiras? Foram criados quatro clusters envolvendo 54 redes de franquias em 41 países de operação e 180 unidades de operação no exterior pelas redes de franquias brasileiras.Although currently 4.7% of Brazilian franchise chains have international operations, in the last decade the internationalization process of Brazilian franchise chains has shown 300% growth. There are actually 70 Brazilian franchise chains in operation currently. They are operating on every continent, in 49 different countries and total 700 units. This growth is institutionally beneficial to the entire franchise sector and to the Brazilian Franchising Association. In organizational analysis, the application of the Agency Theory and Resources Scarcity assist the analysis of a number of variables that can be decise in international operations by franchising chains. This thesis expect to contribute by developing a framework that considers the organizational variables related to chain growth; the ability to monitor and control operations; the chain prestige; the investment and maintenance rates. Than, this thesis sought to answer the following research question: What are the organizational differences between the brazilian franchise chains with domestic operations and the brazilian franchise chains with international operations? It was selected 96 Brazilian franchises chains with domestic operations and 67 Brazilian franchise chains with international operations. The data were provided from franchise yearbooks published by the Brazilian Franchising Association and the Serasa Experian. These data were treated using the logistic regression. The results highlighted the greater engagement in international operations for the chains with less prestigious brand prestige and lower investment requeriment. Additional, there is a still concern in analyzing the international market to be choosen. This analysis expects to contribute to this thesis through the establishment of a framework involving institutional determinants from the destination country, regarding analysis of factors demographic, economic, sociocultural, political and government, corporate and law affecting the operations of the franchise. Given this context, this thesis I sought to answer the follow research question: What are the institutional characteristics of the destination countries of Brazilian franchises chains? The data were provided from international institutions. It was created four clusters involving 54 Brazilian franchise chains in 41 operation countries and 180 operationg abroad by Brazilian franchise chains.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira Júnior, Moacir de MirandaMelo, Pedro Lucas de Resende2012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20022013-172557/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-20022013-172557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
Internationalization of Brazilian franchise chains: an organizational and institutional analysis
title Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
spellingShingle Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
Melo, Pedro Lucas de Resende
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franchising
Franquia
Internacionalização de empresas
International business
title_short Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
title_full Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
title_fullStr Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
title_full_unstemmed Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
title_sort Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional
author Melo, Pedro Lucas de Resende
author_facet Melo, Pedro Lucas de Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pedro Lucas de Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franchising
Franquia
Internacionalização de empresas
International business
topic Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franchising
Franquia
Internacionalização de empresas
International business
description Mesmo que apenas 4,7% das redes de franquias brasileiras atuem internacionalmente, na última década o processo de internacionalização das redes de franquias brasileiras apresentou um crescimento de 300%. Existem atualmente cerca 70 redes de franquias brasileiras em operação em todos os continentes, representando cerca de 49 países, constituindo mais de 700 unidades franqueadas. Esta tese realizou uma análise organizacional e institucional envolvendo as redes de franquias brasileiras com operações no exterior. Na análise organizacional, a aplicação das Teorias da Agência e Escassez de Recursos auxilia a análise de uma série de variáveis que podem ser determinantes em operações internacionais pelas redes de franquias. Espera-se contribuir com esta tese, por meio do desenvolvimento de um framework que considera as variáveis organizacionais relacionadas ao crescimento da rede de franquias, à habilidade para monitoramento e controle das operações, ao prestigio da rede e às taxas de investimento e manutenção. Assim, esta tese procurou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as diferenças organizacionais existentes entre as redes de franquias brasileiras com operações domésticas e as redes de franquias brasileiras com operações internacionais? Foram selecionadas 96 redes de franquias brasileiras com operações domésticas e 67 redes de franquias brasileiras com operações internacionais. Os resultados destacaram o maior empenho em operações internacionais pelas redes com menor prestígio da marca e menor requerimento de investimento. Adicionalmente, a preocupação reside em analisar o mercado internacional a ser escolhido. Nesta análise espera-se contribuir com esta tese através do estabelecimento de um framework envolvendo determinantes institucionais do país de destino, contemplando análises dos fatores demográficos, econômicos, socioculturais, políticos e governamentais e; corporativos e legais que afetam a operação das franquias. Com isso, tem-se o seguinte questionamento de pesquisa: Quais são as características institucionais dos países de destino das redes de franquias brasileiras? Foram criados quatro clusters envolvendo 54 redes de franquias em 41 países de operação e 180 unidades de operação no exterior pelas redes de franquias brasileiras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20022013-172557/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20022013-172557/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090881091796992