Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-08062018-095027/
Resumo: Este trabalho focaliza a investigação realizada em um Centro de Saúde de S.Paulo, Capital. A pesquisa utilizou proposta metodol6gica de avaliação de serviços de saúde baseada na opinião de usuários. Os dados foram levantados através de um \'\'survey\", tendo sido entrevistados 124 usuários do Centro de Saúde. Os resultados revelam que a população investigada está satisfeita com os serviços oferecidos, apesar de sentir alguma dificuldade de relacionamento com o pessoal de saúde e de achar inadequada a qualidade das condições de higiene do ambiente fisico. Demonstram também que as opiniões favoráveis se devem a um conjunto de fatores relacionados ao fato da investigação ter sido realizada num Centro de Saúde do tipo I, central, isto é, de fácil acesso, com disponibilidade de recursos técnicos que permitem a resolutividade dos problemas de saúde. O autor sugere que os resultados sejam utilizados para discutir com o pessoal de saúde a importância do envolvimento da população na oferta de serviços e como conseguir sua participação, enfatizada na nova proposta de Reforma Sanitária do Brasil.
id USP_0137c4818a5a5d072ac914f8cff88cf5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08062018-095027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuáriosNot availableNot availablePacientesPercepçãoServiços de SaúdeEste trabalho focaliza a investigação realizada em um Centro de Saúde de S.Paulo, Capital. A pesquisa utilizou proposta metodol6gica de avaliação de serviços de saúde baseada na opinião de usuários. Os dados foram levantados através de um \'\'survey\", tendo sido entrevistados 124 usuários do Centro de Saúde. Os resultados revelam que a população investigada está satisfeita com os serviços oferecidos, apesar de sentir alguma dificuldade de relacionamento com o pessoal de saúde e de achar inadequada a qualidade das condições de higiene do ambiente fisico. Demonstram também que as opiniões favoráveis se devem a um conjunto de fatores relacionados ao fato da investigação ter sido realizada num Centro de Saúde do tipo I, central, isto é, de fácil acesso, com disponibilidade de recursos técnicos que permitem a resolutividade dos problemas de saúde. O autor sugere que os resultados sejam utilizados para discutir com o pessoal de saúde a importância do envolvimento da população na oferta de serviços e como conseguir sua participação, enfatizada na nova proposta de Reforma Sanitária do Brasil.This paper focuses an investigation carried out in a Health Center of S.Paulo, SP. The research used a model of health services evaluation based on consumers opinion. Data was collected through a survey and 124 people were interviewed. Results show that the interviewers were satisfied with health services offered, although they felt some difficulties in their relationship with health personnel.Besides, they mentioned as inadequate the quality of phisical environment hygiene conditions. They also show that the favourable opinions are due to the fact that this research was undertaken in a type I Health Center, belowing to the Central area of the city, of easy acess and with all necessary resources wich enable a high degree of the resolutibility of the health problems. The author· suggests that results should be utilized to discuss with health personnel the importance of getting consumers involved in the utilization of services, as well as to how to get their participation that has been so enphasized by the new proposal of Public Health reformulation in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWestphal, Marcia FariaPelicioni, Maria Cecilia Focesi1989-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-08062018-095027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-17T22:39:43Zoai:teses.usp.br:tde-08062018-095027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-17T22:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
Not available
title Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
spellingShingle Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Not available
Pacientes
Percepção
Serviços de Saúde
title_short Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
title_full Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
title_fullStr Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
title_full_unstemmed Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
title_sort Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
author Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
author_facet Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Westphal, Marcia Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
dc.subject.por.fl_str_mv Not available
Pacientes
Percepção
Serviços de Saúde
topic Not available
Pacientes
Percepção
Serviços de Saúde
description Este trabalho focaliza a investigação realizada em um Centro de Saúde de S.Paulo, Capital. A pesquisa utilizou proposta metodol6gica de avaliação de serviços de saúde baseada na opinião de usuários. Os dados foram levantados através de um \'\'survey\", tendo sido entrevistados 124 usuários do Centro de Saúde. Os resultados revelam que a população investigada está satisfeita com os serviços oferecidos, apesar de sentir alguma dificuldade de relacionamento com o pessoal de saúde e de achar inadequada a qualidade das condições de higiene do ambiente fisico. Demonstram também que as opiniões favoráveis se devem a um conjunto de fatores relacionados ao fato da investigação ter sido realizada num Centro de Saúde do tipo I, central, isto é, de fácil acesso, com disponibilidade de recursos técnicos que permitem a resolutividade dos problemas de saúde. O autor sugere que os resultados sejam utilizados para discutir com o pessoal de saúde a importância do envolvimento da população na oferta de serviços e como conseguir sua participação, enfatizada na nova proposta de Reforma Sanitária do Brasil.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-08062018-095027/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-08062018-095027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090512648404992