Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Anaísa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17122019-175324/
Resumo: Introdução: O cenário da enfermagem brasileira conta predominantemente com as categorias de técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Levando em consideração sua importância no cuidado à saúde da pessoa, da família e da comunidade fundamentada em princípios humanos, éticos e do SUS, torna-se necessária a qualificação da atenção em saúde, a qual se origina desde a formação inicial do estudante. Dessa forma, a utilização de metodologias ativas no ensino pode favorecer a aprendizagem de estudantes da educação profissional em enfermagem; por isso vislumbramos a simulação clínica como uma estratégia de ensino que pode auxiliar na formação do aluno e colaborar no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais, entre elas a comunicação. Torna-se objetivo do estudo verificar se a simulação clínica em comunicação colabora com a formação do profissional de enfermagem. Método: estudo misto randomizado com a utilização de grupo controle e grupo intervenção com amostra de 37 participantes do módulo I (auxiliar de enfermagem) de uma escola técnica particular do interior do estado de São Paulo. Foram aplicados aos participantes instrumentos de preenchimento contendo dados sócio demográficos, o instrumento HCAT (Health Communication Assessment Tool) que avalia a comunicação em saúde e a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem a fim de verificar quantitativamente a satisfação e o aprendizado do aluno utilizando a simulação clínica em comunicação. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com os participantes selecionados a qual foi gravada para realização de análise qualitativa utilizando referencial teórico. Resultados: a análise quantitativa da escala de satisfação demonstrou que os estudantes se mostraram altamente confiantes e satisfeitos com sua aprendizagem, porém, o resultado da avaliação da habilidade de comunicação (HCAT) demonstrou que os alunos não estavam preparados para comunicar-se adequadamente. Ademais, as falas das entrevistas quando colocam a comunicação aplicada no contexto do cuidado tecnicista, repetitivo e apenas informacional reforçam os resultados evidenciados pela HCAT. Conclusões: Um único cenário de simulação clínica de alta fidelidade não demonstrou diferenças significativas entre os participantes do grupo controle versus grupo intervenção, o que demonstra que a estratégia deve obter maior valorização e capacitação docentes para a utilização da mesma e ser mais bem implementada em disciplinas e ao longo do curso técnico de enfermagem
id USP_01d4a09a8e532470be04762693329679
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122019-175324
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantesClinical simulation in communication in nursing education: a randomized study on the satisfaction, confidence and self-perception of studentsCommunicationComunicaçãoEducação em enfermagemNursing educationSimulaçãoSimulationIntrodução: O cenário da enfermagem brasileira conta predominantemente com as categorias de técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Levando em consideração sua importância no cuidado à saúde da pessoa, da família e da comunidade fundamentada em princípios humanos, éticos e do SUS, torna-se necessária a qualificação da atenção em saúde, a qual se origina desde a formação inicial do estudante. Dessa forma, a utilização de metodologias ativas no ensino pode favorecer a aprendizagem de estudantes da educação profissional em enfermagem; por isso vislumbramos a simulação clínica como uma estratégia de ensino que pode auxiliar na formação do aluno e colaborar no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais, entre elas a comunicação. Torna-se objetivo do estudo verificar se a simulação clínica em comunicação colabora com a formação do profissional de enfermagem. Método: estudo misto randomizado com a utilização de grupo controle e grupo intervenção com amostra de 37 participantes do módulo I (auxiliar de enfermagem) de uma escola técnica particular do interior do estado de São Paulo. Foram aplicados aos participantes instrumentos de preenchimento contendo dados sócio demográficos, o instrumento HCAT (Health Communication Assessment Tool) que avalia a comunicação em saúde e a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem a fim de verificar quantitativamente a satisfação e o aprendizado do aluno utilizando a simulação clínica em comunicação. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com os participantes selecionados a qual foi gravada para realização de análise qualitativa utilizando referencial teórico. Resultados: a análise quantitativa da escala de satisfação demonstrou que os estudantes se mostraram altamente confiantes e satisfeitos com sua aprendizagem, porém, o resultado da avaliação da habilidade de comunicação (HCAT) demonstrou que os alunos não estavam preparados para comunicar-se adequadamente. Ademais, as falas das entrevistas quando colocam a comunicação aplicada no contexto do cuidado tecnicista, repetitivo e apenas informacional reforçam os resultados evidenciados pela HCAT. Conclusões: Um único cenário de simulação clínica de alta fidelidade não demonstrou diferenças significativas entre os participantes do grupo controle versus grupo intervenção, o que demonstra que a estratégia deve obter maior valorização e capacitação docentes para a utilização da mesma e ser mais bem implementada em disciplinas e ao longo do curso técnico de enfermagemIntroduction: The Brazilian nursing scene counts predominantly with the categories of nursing technicians and nursing assistants. Taking into consideration its importance in the health care of the person, family and community based on human, ethical and SUS principles, it becomes necessary to qualify health care, which originates from the initial formation of the student. Thus, the use of active methodologies in teaching can favor the learning of students of professional education in nursing; for this reason, we envisage clinical simulation as a teaching strategy that can aid in the formation of the student and collaborate in the development of several cognitive, procedural and attitudinal abilities, among them communication. It is the objective of the study to verify if the clinical simulation in communication collaborates with the training of the nursing professional. Method: randomized mixed study using the control group and intervention group with a sample of 37 participants of the module I (nursing assistant) of a private technical school in the interior of the state of São Paulo. Participants were applied to fill in instruments containing socio-demographic data, the HCAT (Health Communication Assessment Tool) that evaluates health communication and the Student Satisfaction Scale and Self-Confidence in Learning in order to quantitatively verify student\'s satisfaction and learning using clinical simulation in communication. Subsequently, an interview with the selected participants was carried out, which was recorded for a qualitative analysis using a theoretical reference. Results: The quantitative analysis of the satisfaction scale demonstrated that the students were highly confident and satisfied with their learning, but the results of the communication ability assessment (HCAT) showed that the students were not prepared to communicate adequately. In addition, the statements of interviews when they put the communication applied in the context of technical, repetitive and informational care reinforce the results evidenced by the HCAT. Conclusions: A single scenario of high fidelity clinical simulation did not show significant differences between participants in the control group versus intervention group, which demonstrates that the strategy must obtain greater appreciation and training of teachers to use it and be better implemented in disciplines and throughout the technical nursing courseBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoes, Fernanda dos Santos Nogueira deBianchini, Anaísa2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17122019-175324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-03T20:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-17122019-175324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-03T20:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
Clinical simulation in communication in nursing education: a randomized study on the satisfaction, confidence and self-perception of students
title Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
spellingShingle Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
Bianchini, Anaísa
Communication
Comunicação
Educação em enfermagem
Nursing education
Simulação
Simulation
title_short Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
title_full Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
title_fullStr Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
title_full_unstemmed Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
title_sort Simulação clínica em comunicação na educação em enfermagem: estudo randomizado sobre a satisfação, confiança e auto percepção de estudantes
author Bianchini, Anaísa
author_facet Bianchini, Anaísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Anaísa
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Comunicação
Educação em enfermagem
Nursing education
Simulação
Simulation
topic Communication
Comunicação
Educação em enfermagem
Nursing education
Simulação
Simulation
description Introdução: O cenário da enfermagem brasileira conta predominantemente com as categorias de técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Levando em consideração sua importância no cuidado à saúde da pessoa, da família e da comunidade fundamentada em princípios humanos, éticos e do SUS, torna-se necessária a qualificação da atenção em saúde, a qual se origina desde a formação inicial do estudante. Dessa forma, a utilização de metodologias ativas no ensino pode favorecer a aprendizagem de estudantes da educação profissional em enfermagem; por isso vislumbramos a simulação clínica como uma estratégia de ensino que pode auxiliar na formação do aluno e colaborar no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais, entre elas a comunicação. Torna-se objetivo do estudo verificar se a simulação clínica em comunicação colabora com a formação do profissional de enfermagem. Método: estudo misto randomizado com a utilização de grupo controle e grupo intervenção com amostra de 37 participantes do módulo I (auxiliar de enfermagem) de uma escola técnica particular do interior do estado de São Paulo. Foram aplicados aos participantes instrumentos de preenchimento contendo dados sócio demográficos, o instrumento HCAT (Health Communication Assessment Tool) que avalia a comunicação em saúde e a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem a fim de verificar quantitativamente a satisfação e o aprendizado do aluno utilizando a simulação clínica em comunicação. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com os participantes selecionados a qual foi gravada para realização de análise qualitativa utilizando referencial teórico. Resultados: a análise quantitativa da escala de satisfação demonstrou que os estudantes se mostraram altamente confiantes e satisfeitos com sua aprendizagem, porém, o resultado da avaliação da habilidade de comunicação (HCAT) demonstrou que os alunos não estavam preparados para comunicar-se adequadamente. Ademais, as falas das entrevistas quando colocam a comunicação aplicada no contexto do cuidado tecnicista, repetitivo e apenas informacional reforçam os resultados evidenciados pela HCAT. Conclusões: Um único cenário de simulação clínica de alta fidelidade não demonstrou diferenças significativas entre os participantes do grupo controle versus grupo intervenção, o que demonstra que a estratégia deve obter maior valorização e capacitação docentes para a utilização da mesma e ser mais bem implementada em disciplinas e ao longo do curso técnico de enfermagem
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17122019-175324/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17122019-175324/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090818511732736