A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caretta, Alvaro Antonio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28092011-104649/
Resumo: Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. A partir das teorias do Círculo de Bakhtin para o estudo dos gêneros discursivos, realizamos uma descrição do gênero canção popular, dando atenção ao seu caráter dialógico e ao sincretismo linguístico-melódico. Juntamente com as teorias do Círculo de Bakhtin, trabalhamos com as propostas de Dominique Maingueneau para o estudo da enunciação e propomos um modelo de análise discursiva da canção popular fundamentado nos conceitos de ethos, cenas de enunciação e interdiscurso. Na primeira metade do século XX, o imaginário da cidade de São Paulo constituiu-se a partir da polêmica entre os discursos progressista e nostálgico, que orientou a produção de enunciados em diversas esferas discursivas, dentre as quais a da música popular. A partir da análise de canções que abordam essa polêmica, estudamos as relações dialógicas interdiscursivas entre os discursos ufanista, nostálgico e paródico, responsáveis pela configuração do imaginário da cidade de São Paulo no seu processo de metropolização.
id USP_0343a4e4a8c721e0b7fc4952934708cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092011-104649
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XXThe song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth centuryAnálise do discursoBrazilian popular musicCanção popularDialogismDialogismoDiscourse analysisDiscourse genresGêneros do discursoSão PauloSão PauloEm virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. A partir das teorias do Círculo de Bakhtin para o estudo dos gêneros discursivos, realizamos uma descrição do gênero canção popular, dando atenção ao seu caráter dialógico e ao sincretismo linguístico-melódico. Juntamente com as teorias do Círculo de Bakhtin, trabalhamos com as propostas de Dominique Maingueneau para o estudo da enunciação e propomos um modelo de análise discursiva da canção popular fundamentado nos conceitos de ethos, cenas de enunciação e interdiscurso. Na primeira metade do século XX, o imaginário da cidade de São Paulo constituiu-se a partir da polêmica entre os discursos progressista e nostálgico, que orientou a produção de enunciados em diversas esferas discursivas, dentre as quais a da música popular. A partir da análise de canções que abordam essa polêmica, estudamos as relações dialógicas interdiscursivas entre os discursos ufanista, nostálgico e paródico, responsáveis pela configuração do imaginário da cidade de São Paulo no seu processo de metropolização.As Brazilian popular music is an important representation of our culture, many researches have been focusing on investigating, analyzing and evaluating our songs. In this context, this thesis presents a dialogical discourse study of genre of Brazilian popular music and its role in creating the imaginary of the city of São Paulo during the first half of the twentieth century. From the theories developed by Bakhtin Circle on the study of discourse genres, we describe the popular music genre, highlighting its dialogical characteristics, and the syncretism between lyric and melodic lines. Besides Bakhtin´s theories, we worked on Dominique Maingueneau´s proposals for the enunciation study in order to propose a discourse analysis pattern for Brazilian popular music based on the concepts of ethos, enunciation scenes and discourse. In the earlier decades of the twentieth century, the imaginary of the city of São Paulo was formed by the controversy between the progressive and nostalgic discourses, which guided the production of many discourses, including popular music. From the song analysis, we study the dialogic and interdiscursive relations among the nationalistic, nostalgic and parodic discourses, responsible for the construction of the imaginary of the city of São Paulo in the process of becoming a metropolis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPietroforte, Antonio Vicente SeraphimCaretta, Alvaro Antonio2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28092011-104649/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-28092011-104649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
The song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth century
title A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
spellingShingle A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
Caretta, Alvaro Antonio
Análise do discurso
Brazilian popular music
Canção popular
Dialogism
Dialogismo
Discourse analysis
Discourse genres
Gêneros do discurso
São Paulo
São Paulo
title_short A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
title_full A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
title_fullStr A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
title_full_unstemmed A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
title_sort A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
author Caretta, Alvaro Antonio
author_facet Caretta, Alvaro Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim
dc.contributor.author.fl_str_mv Caretta, Alvaro Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Brazilian popular music
Canção popular
Dialogism
Dialogismo
Discourse analysis
Discourse genres
Gêneros do discurso
São Paulo
São Paulo
topic Análise do discurso
Brazilian popular music
Canção popular
Dialogism
Dialogismo
Discourse analysis
Discourse genres
Gêneros do discurso
São Paulo
São Paulo
description Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. A partir das teorias do Círculo de Bakhtin para o estudo dos gêneros discursivos, realizamos uma descrição do gênero canção popular, dando atenção ao seu caráter dialógico e ao sincretismo linguístico-melódico. Juntamente com as teorias do Círculo de Bakhtin, trabalhamos com as propostas de Dominique Maingueneau para o estudo da enunciação e propomos um modelo de análise discursiva da canção popular fundamentado nos conceitos de ethos, cenas de enunciação e interdiscurso. Na primeira metade do século XX, o imaginário da cidade de São Paulo constituiu-se a partir da polêmica entre os discursos progressista e nostálgico, que orientou a produção de enunciados em diversas esferas discursivas, dentre as quais a da música popular. A partir da análise de canções que abordam essa polêmica, estudamos as relações dialógicas interdiscursivas entre os discursos ufanista, nostálgico e paródico, responsáveis pela configuração do imaginário da cidade de São Paulo no seu processo de metropolização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28092011-104649/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28092011-104649/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091157948366848