Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Maria da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-17122015-110804/
Resumo: Redes de franquia constituem um tipo de arranjo híbrido de governança onde, normalmente, lojas próprias e franqueadas operam sob uma mesma marca e formato de negócios. Considerando que taxas de franquia (fixas e variáveis) estão entres as principais fontes de receita do franqueador senão a principal, este trabalho tem por objetivo identificar evidências quanto a fixação destas taxas por redes de franquia. A variação de tais taxas é comparada à capacidade de monitoramento das redes, considerando que custos de monitoramento são influenciados pelo nível de dispersão geográfica das unidades das redes. Verifica-se também o efeito de variáveis que tornam o monitoramento a distância mais factível e eficiente, o que modera o custo de monitorar unidades a distância. Para tal objetivo, um total de 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) são investigadas em uma análise cross-section tendo como base o ano de 2011. Os resultados indicam que, de fato, custos de monitoramento levam as redes a praticarem taxas menores como forma de incentivar e motivar franqueados. Porém, características das redes com relação a maior nível monitoramento mitiga tal efeito. Os resultados são mais claros para taxas variáveis de franquia (royalties). Também se constatou que as taxas de franquias não apresentam efeito substitutivo entre elas, ou seja, não são inversamente proporcionais, o que indica uma diferenciação do cenário brasileiro em relação a outros países.
id USP_0428fde59af579274d85413bc62425d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122015-110804
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileirasMonitoring and Incentives in Brazilian FranchiseCustos de monitoramentoFranchiseFranchise feesFranquiaMonitoring costsRoyaltiesRoyaltiesTaxas de franquiaRedes de franquia constituem um tipo de arranjo híbrido de governança onde, normalmente, lojas próprias e franqueadas operam sob uma mesma marca e formato de negócios. Considerando que taxas de franquia (fixas e variáveis) estão entres as principais fontes de receita do franqueador senão a principal, este trabalho tem por objetivo identificar evidências quanto a fixação destas taxas por redes de franquia. A variação de tais taxas é comparada à capacidade de monitoramento das redes, considerando que custos de monitoramento são influenciados pelo nível de dispersão geográfica das unidades das redes. Verifica-se também o efeito de variáveis que tornam o monitoramento a distância mais factível e eficiente, o que modera o custo de monitorar unidades a distância. Para tal objetivo, um total de 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) são investigadas em uma análise cross-section tendo como base o ano de 2011. Os resultados indicam que, de fato, custos de monitoramento levam as redes a praticarem taxas menores como forma de incentivar e motivar franqueados. Porém, características das redes com relação a maior nível monitoramento mitiga tal efeito. Os resultados são mais claros para taxas variáveis de franquia (royalties). Também se constatou que as taxas de franquias não apresentam efeito substitutivo entre elas, ou seja, não são inversamente proporcionais, o que indica uma diferenciação do cenário brasileiro em relação a outros países.Franchise chains are a type of hybrid arrangement of governance, which usually owned and franchised stores operate under the same brand and business format. Considering that franchise fees (fixed and variable) are among the main sources of the franchisor´s income, (otherwise the franchisor\'s major source), this paper aims to identify evidence for setting these fees for franchise chains. The variation of such fees is compared to the chains monitoring capacity, considering that monitoring costs are influenced by the geographical dispersion level of the units of the chains. There is also the effect of variables that make the remote monitoring more feasible and efficient, which moderates the cost of monitoring distance units. To this aim, 376 chains associated with the Brazilian Franchising Association (ABF) are investigated in a cross-section analysis based in 2011. The results indicate that, in fact, monitoring costs lead the networks to practice lower rates as a way to encourage and motivate franchisees. However, chains characteristics related to higher-level of monitoring mitigates this effect. The results are more evident to franchise variable fees (royalties). It was also found that franchises fees show no substitute effect between them, ie they are not inversely proportional, which indicates a differentiation of the Brazilian scenery in relation to other countries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBitti, Eugenio José SilvaSilva, Bianca Maria da2015-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-17122015-110804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-17122015-110804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
Monitoring and Incentives in Brazilian Franchise
title Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
spellingShingle Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
Silva, Bianca Maria da
Custos de monitoramento
Franchise
Franchise fees
Franquia
Monitoring costs
Royalties
Royalties
Taxas de franquia
title_short Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
title_full Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
title_fullStr Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
title_full_unstemmed Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
title_sort Monitoramento e incentivos em redes de franquias brasileiras
author Silva, Bianca Maria da
author_facet Silva, Bianca Maria da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bitti, Eugenio José Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bianca Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Custos de monitoramento
Franchise
Franchise fees
Franquia
Monitoring costs
Royalties
Royalties
Taxas de franquia
topic Custos de monitoramento
Franchise
Franchise fees
Franquia
Monitoring costs
Royalties
Royalties
Taxas de franquia
description Redes de franquia constituem um tipo de arranjo híbrido de governança onde, normalmente, lojas próprias e franqueadas operam sob uma mesma marca e formato de negócios. Considerando que taxas de franquia (fixas e variáveis) estão entres as principais fontes de receita do franqueador senão a principal, este trabalho tem por objetivo identificar evidências quanto a fixação destas taxas por redes de franquia. A variação de tais taxas é comparada à capacidade de monitoramento das redes, considerando que custos de monitoramento são influenciados pelo nível de dispersão geográfica das unidades das redes. Verifica-se também o efeito de variáveis que tornam o monitoramento a distância mais factível e eficiente, o que modera o custo de monitorar unidades a distância. Para tal objetivo, um total de 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) são investigadas em uma análise cross-section tendo como base o ano de 2011. Os resultados indicam que, de fato, custos de monitoramento levam as redes a praticarem taxas menores como forma de incentivar e motivar franqueados. Porém, características das redes com relação a maior nível monitoramento mitiga tal efeito. Os resultados são mais claros para taxas variáveis de franquia (royalties). Também se constatou que as taxas de franquias não apresentam efeito substitutivo entre elas, ou seja, não são inversamente proporcionais, o que indica uma diferenciação do cenário brasileiro em relação a outros países.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-17122015-110804/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-17122015-110804/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257056596197376