Educação, formação cultural e emancipação em Theodor W. Adorno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112021-125539/ |
Resumo: | Em seus estudos sobre a educação, Theodor Adorno avaliou que a formação educacional em nossa época reproduz os valores, o imaginário e as condições sociais dominantes do sistema cultural. A escola no mundo capitalista tem como única finalidade adaptar os indivíduos às formas de domínio social existentes, desenvolvendo um conjunto de papéis sociais e de valores, cujo objetivo é a constituição de sujeitos adaptados à ordem social, econômica e política. A partir desse ponto de vista, o objetivo da presente pesquisa é investigar as reflexões de Adorno sobre a educação em suas possibilidades de emancipação. A hipótese que norteia este trabalho é a de que, na filosofia social de Adorno, a emancipação demanda uma educação política, que restaure a aptidão dos indivíduos à experiência, por meio do pensamento dialético. Ele compreendeu a aptidão à experiência como conscientização por meio de uma reflexão direta sobre o objeto, sem a mediação de modelos ou estereótipos já cristalizados no pensamento pela semiformação ou pelos vários mecanismos de dominação social. Com isso, a aptidão à experiência não se refere à capacidade formal de pensar ou ao desenvolvimento lógico formal, mas à capacidade de tomar consciência da realidade de modo pleno e significativo. Para corroborar nossa hipótese, procuramos pensar a educação não como algo isolado da sociedade, mas como parte integrante dasrelações sociais, econômicas, políticas e culturais. O que importa é pensá-la dialeticamente em sua interdependência e conexão mútua com os fenômenos sociais. |
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Educação, formação cultural e emancipação em Theodor W. AdornoEducation, cultural formation and emancipation in Theodor W. AdornoDialecticDialéticaEducaçãoEducationEmancipaçãoEmancipationExperienceExperiênciaSemi-formationSemiformaçãoEm seus estudos sobre a educação, Theodor Adorno avaliou que a formação educacional em nossa época reproduz os valores, o imaginário e as condições sociais dominantes do sistema cultural. A escola no mundo capitalista tem como única finalidade adaptar os indivíduos às formas de domínio social existentes, desenvolvendo um conjunto de papéis sociais e de valores, cujo objetivo é a constituição de sujeitos adaptados à ordem social, econômica e política. A partir desse ponto de vista, o objetivo da presente pesquisa é investigar as reflexões de Adorno sobre a educação em suas possibilidades de emancipação. A hipótese que norteia este trabalho é a de que, na filosofia social de Adorno, a emancipação demanda uma educação política, que restaure a aptidão dos indivíduos à experiência, por meio do pensamento dialético. Ele compreendeu a aptidão à experiência como conscientização por meio de uma reflexão direta sobre o objeto, sem a mediação de modelos ou estereótipos já cristalizados no pensamento pela semiformação ou pelos vários mecanismos de dominação social. Com isso, a aptidão à experiência não se refere à capacidade formal de pensar ou ao desenvolvimento lógico formal, mas à capacidade de tomar consciência da realidade de modo pleno e significativo. Para corroborar nossa hipótese, procuramos pensar a educação não como algo isolado da sociedade, mas como parte integrante dasrelações sociais, econômicas, políticas e culturais. O que importa é pensá-la dialeticamente em sua interdependência e conexão mútua com os fenômenos sociais.In his studies on education, Theodor Adorno evaluated that the educational formation in our time reproduces the values, the imaginary, and the dominant social conditions of the cultural system. The school in the capitalist world has as the sole finality of adapting individuals to existing forms of social domain, developing a set of social roles and values, whose objective is the constitution of subjects adapted to the social, economic and political order. From that pointof view, the objective of the present research is to investigate Adorno\'s reflections on educationin your possibilities of emancipation. The hypothesis that guides this work is that, in Adorno\'s social philosophy, emancipation demands political education, that restores individuals\' aptitude to experience, through dialectical thinking. He understood the aptitude for the experience as awareness through a direct reflection on the object, without mediation of models or stereotypesalready crystallized in thought by semi-formation or by the various mechanisms of social domination. With that, the aptitude for experience does not refer to the formal capacity to think or formal logical development, but the capacity to become conscious of reality in a full and meaning ful way. To corroborate our hypothesis, we look for to think of education not as something isolated from Society, but as an integral part ofsocial relations, economical, political and cultural. What matters is to think about it dialectically in its interdependence and mutual connection with social phenomena.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Paulo Henrique FernandesDias, Michel Aires de Souza2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112021-125539/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T21:07:45Zoai:teses.usp.br:tde-29112021-125539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T21:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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