Classes Hospitalares em um hospital público estadual: análise de sua organização, funcionamento e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantacini, Isabella Maria Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18042022-145027/
Resumo: A classe hospitalar tem como propósito dar continuidade ao processo de escolarização (ensino/aprendizagem), favorecendo ao aluno o retorno à escola, em condição de dar sequência à escolaridade e, também, garantir a interação com os professores da classe regular, com vistas a definir práticas pedagógicas alinhadas ao currículo escolar. Esse serviço, portanto, representa um caminho para a manutenção do vínculo entre as crianças hospitalizadas e a escola e, consequentemente, a recuperação da saúde. O presente estudo teve como objetivo geral compreender a organização e o funcionamento de classes hospitalares em um hospital público estadual do estado de São Paulo e a formação inicial e continuada das professoras, e como objetivos específicos: analisar a organização e o funcionamento das Classes Hospitalares com foco no planejamento e nas práticas pedagógicas; identificar as estratégias de interação entre professores das classes hospitalares e os professores da escola regular dos alunos, nos âmbitos de planejamento e currículo; e caracterizar a formação inicial e continuada dos professores que atuam nas classes hospitalares. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Participaram do estudo três professoras de classes hospitalares que atuam em um hospital público estadual localizado no interior do estado de São Paulo. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os dados obtidos foram analisados em função das categorias: Formação e identidade docente e Organização do trabalho pedagógico. Como resultado, verificou-se que apenas a formação inicial não proporciona aos professores conhecimentos para enfrentarem os desafios impostos pelo ambiente hospitalar, desse modo, indicando a importância da formação continuada. Além disso, observou-se que as condições físicas e materiais das classes hospitalares são distintas, acarretando desigualdades no atendimento escolar hospitalar aos alunos, como também verificou, ainda, uma visão assistencialista em relação ao objetivo desse serviço, em detrimento do direito à educação. Para mais, notou-se que não há um consenso entre as professoras no que se refere à vinculação da Classe Hospitalar à área da Educação Especial. Ainda, as participantes reconhecem que as especificidades dos alunos, identificadas no processo de escuta pedagógica, devem guiar o planejamento e as práticas pedagógicas. Os depoimentos indicaram, também, aspectos da rede de interações das professoras participantes do estudo com os profissionais de saúde, a escola regular e a escola vinculadora. Especificamente sobre a configuração desse serviço durante a pandemia da COVID-19, constatou-se que o atendimento escolar hospitalar realizado pelas classes investigadas foi interrompido e, durante esse período, as professoras atuaram remotamente com alunos da escola vinculadora, indicando, portanto, a ausência de atendimento aos alunos hospitalizados, impedindo o cumprimento do direito à educação. Por fim, conclui-se que faltam legislações específicas acerca das classes hospitalares em âmbito nacional, de modo a definir o campo de atendimento, as condições que o permeiam, os processos de formação inicial e continuada dos professores. Os resultados fizeram emergir conhecimentos significativos acerca da organização do atendimento e da formação dos professores, os quais podem contribuir para a expansão e o aprimoramento desse serviço.
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Esse serviço, portanto, representa um caminho para a manutenção do vínculo entre as crianças hospitalizadas e a escola e, consequentemente, a recuperação da saúde. O presente estudo teve como objetivo geral compreender a organização e o funcionamento de classes hospitalares em um hospital público estadual do estado de São Paulo e a formação inicial e continuada das professoras, e como objetivos específicos: analisar a organização e o funcionamento das Classes Hospitalares com foco no planejamento e nas práticas pedagógicas; identificar as estratégias de interação entre professores das classes hospitalares e os professores da escola regular dos alunos, nos âmbitos de planejamento e currículo; e caracterizar a formação inicial e continuada dos professores que atuam nas classes hospitalares. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Participaram do estudo três professoras de classes hospitalares que atuam em um hospital público estadual localizado no interior do estado de São Paulo. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os dados obtidos foram analisados em função das categorias: Formação e identidade docente e Organização do trabalho pedagógico. Como resultado, verificou-se que apenas a formação inicial não proporciona aos professores conhecimentos para enfrentarem os desafios impostos pelo ambiente hospitalar, desse modo, indicando a importância da formação continuada. Além disso, observou-se que as condições físicas e materiais das classes hospitalares são distintas, acarretando desigualdades no atendimento escolar hospitalar aos alunos, como também verificou, ainda, uma visão assistencialista em relação ao objetivo desse serviço, em detrimento do direito à educação. Para mais, notou-se que não há um consenso entre as professoras no que se refere à vinculação da Classe Hospitalar à área da Educação Especial. Ainda, as participantes reconhecem que as especificidades dos alunos, identificadas no processo de escuta pedagógica, devem guiar o planejamento e as práticas pedagógicas. Os depoimentos indicaram, também, aspectos da rede de interações das professoras participantes do estudo com os profissionais de saúde, a escola regular e a escola vinculadora. Especificamente sobre a configuração desse serviço durante a pandemia da COVID-19, constatou-se que o atendimento escolar hospitalar realizado pelas classes investigadas foi interrompido e, durante esse período, as professoras atuaram remotamente com alunos da escola vinculadora, indicando, portanto, a ausência de atendimento aos alunos hospitalizados, impedindo o cumprimento do direito à educação. Por fim, conclui-se que faltam legislações específicas acerca das classes hospitalares em âmbito nacional, de modo a definir o campo de atendimento, as condições que o permeiam, os processos de formação inicial e continuada dos professores. Os resultados fizeram emergir conhecimentos significativos acerca da organização do atendimento e da formação dos professores, os quais podem contribuir para a expansão e o aprimoramento desse serviço.The purpose of the hospital class is to continue the schooling process (teaching/learning), favoring the student\'s return to school in a condition to continue schooling and also to ensure interaction with teachers in the regular class, with a view to define pedagogical practices in line with the school curriculum. This service, therefore, represents a way to maintain the bond between hospitalized children and the school and consequently, health recovery. The present study had as general objective to understand the organization and functioning of hospital classes in a state public hospital in the State of São Paulo and the initial and continuing education of teachers, and as specific objectives: to analyze the organization and functioning of Hospital Classes with focus on planning and Pedagogical practices; identify the interaction strategies between teachers from hospital classes and teachers from the regular school of students, in the areas of planning and curriculum; and characterize the initial and continuing education of teachers who work in hospital classes. This is a study with a qualitative approach. Three teachers from hospital classes who work in a state public hospital located in the interior of the state of São Paulo participated in the study. As a data collection procedure, an interview with a semi-structured script was used. The interviews were recorded and transcribed in full. Data was analyzed using Content Analysis. The data obtained was analyzed according to the categories: Teacher education and identity and Organization of Pedagogical work. As a result, it was found that only initial training does not provide teachers with knowledge to face the challenges imposed by the hospital environment, thus indicating the importance of continuing education. In addition, it was observed that the physical and material conditions of the hospital classes are distinct, resulting in inequalities in hospital school care for students, as well as a welfare view regarding the purpose of this service, to the detriment of the right to education. Furthermore, it was noted that there is no consensus among the teachers regarding the link between the Hospital Class and the Special Education area. Also, the participants recognize that the students\' specificities, identified in the Pedagogical listening process, must guide the Pedagogical planning and practices. The testimonies also indicated aspects of the interaction network of the teachers participating in the study with health professionals, the regular school and the linking school. Specifically on the configuration of this service during the COVID-19 pandemic, it was found that the hospital school service provided by the investigated classes was interrupted and, during this period, the teachers worked remotely with students from the linking school, thus indicating the absence service to hospitalized students, preventing the fulfillment of the right to education. Finally, it is concluded that there is a lack of specific legislation on hospital classes nationwide, in order to define the field of care, the conditions that permeate it, the processes of initial and continuing teacher education. The results revealed significant knowledge about the organization of care and teacher training, which can contribute to the expansion and improvement of this service.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedroso, Cristina Cinto AraujoFantacini, Isabella Maria Cruz2022-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18042022-145027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-09T15:04:41Zoai:teses.usp.br:tde-18042022-145027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-09T15:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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