Formação de competências na interface estágio extracurricular e início da atuação profissional como enfermeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-15012007-120530/ |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos: compreender como o estágio extracurricular em uma instituição hospitalar privada pode contribuir no processo de formação de competências dos enfermeiros tomando como parâmetro às competências previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as requeridas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); identificar o perfil de enfermeiro requerido pelo HAOC, em relação ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais; avaliar o estágio extracurricular remunerado segundo a percepção dos alunos que vivenciaram esta experiência nesta instituição campo da pesquisa e problematizar as expectativas da diretora assistencial, dos enfermeiros gerentes e da enfermeira do Serviço de Educação Continuada do HAOC quanto ao perfil do enfermeiro para a instituição, frente à vivência do aluno estagiário visando subsidiar o redirecionamento dessa experiência para a consecução do perfil requerido. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico sobre os conceitos e diferentes abordagens sobre competência, a formação profissional do enfermeiro no Brasil, os Rumos da Educação Mundial para o Século XXI (Relatório Delors,1998), o Estágio Extracurricular em Enfermagem e no HAOC, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 8 estagiários extracurriculares (cursando o 4º ano de graduação) e 8 enfermeiros gestores do HAOC. Nos dados obtidos, analisados através da análise de conteúdo, aflora, de forma completa e total por parte de todos os entrevistados, as competências relacionais e atitudinais como prioritárias e fundamentais no perfil do enfermeiro para a instituição em que foi realizada a pesquisa. Comparando-se as competências gerais apontadas para o enfermeiro pela LDB e as expectativas dos gerentes e dos estagiários extracurriculares requeridas para o enfermeiro que atua no HAOC notou-se uma divergência: maior ênfase em competências técnicas requeridas pelas Diretrizes Curriculares contra uma maior ênfase em competências relacionais e atitudinais para o enfermeiro do HAOC. Os estagiários ingressam no programa de estágio extracurricular buscando aquisição de competências nos pilares do aprender a conhecer e aprender a fazer, e não só adquirem estas, mas atribuem maiores ganhos nas competências nos pilares do aprender a viver juntos e aprender a ser. A avaliação sistematizada do estágio extracurricular mostrou-se importante, pois revelou pontos essenciais do perfil do enfermeiro requerido pela instituição e permitiu problematizar as expectativas tanto dos enfermeiros quanto dos estagiários, cumprindo com os objetivos propostos |
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Formação de competências na interface estágio extracurricular e início da atuação profissional como enfermeiroFormation of abilities in the interface extracurricular period of training and beginning of the professional performance as nurseCompetence (professional)Competência (profissional)Educação (competência)Education (competence)Estudantes(Enfermagem)Studants (nursing)O presente estudo teve como objetivos: compreender como o estágio extracurricular em uma instituição hospitalar privada pode contribuir no processo de formação de competências dos enfermeiros tomando como parâmetro às competências previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as requeridas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); identificar o perfil de enfermeiro requerido pelo HAOC, em relação ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais; avaliar o estágio extracurricular remunerado segundo a percepção dos alunos que vivenciaram esta experiência nesta instituição campo da pesquisa e problematizar as expectativas da diretora assistencial, dos enfermeiros gerentes e da enfermeira do Serviço de Educação Continuada do HAOC quanto ao perfil do enfermeiro para a instituição, frente à vivência do aluno estagiário visando subsidiar o redirecionamento dessa experiência para a consecução do perfil requerido. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico sobre os conceitos e diferentes abordagens sobre competência, a formação profissional do enfermeiro no Brasil, os Rumos da Educação Mundial para o Século XXI (Relatório Delors,1998), o Estágio Extracurricular em Enfermagem e no HAOC, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 8 estagiários extracurriculares (cursando o 4º ano de graduação) e 8 enfermeiros gestores do HAOC. Nos dados obtidos, analisados através da análise de conteúdo, aflora, de forma completa e total por parte de todos os entrevistados, as competências relacionais e atitudinais como prioritárias e fundamentais no perfil do enfermeiro para a instituição em que foi realizada a pesquisa. Comparando-se as competências gerais apontadas para o enfermeiro pela LDB e as expectativas dos gerentes e dos estagiários extracurriculares requeridas para o enfermeiro que atua no HAOC notou-se uma divergência: maior ênfase em competências técnicas requeridas pelas Diretrizes Curriculares contra uma maior ênfase em competências relacionais e atitudinais para o enfermeiro do HAOC. Os estagiários ingressam no programa de estágio extracurricular buscando aquisição de competências nos pilares do aprender a conhecer e aprender a fazer, e não só adquirem estas, mas atribuem maiores ganhos nas competências nos pilares do aprender a viver juntos e aprender a ser. A avaliação sistematizada do estágio extracurricular mostrou-se importante, pois revelou pontos essenciais do perfil do enfermeiro requerido pela instituição e permitiu problematizar as expectativas tanto dos enfermeiros quanto dos estagiários, cumprindo com os objetivos propostosThe present study it had as objective: to understand as the extracurricular period of training in a private hospital institution can contribute in the process of formation of abilities of the nurses taking as parameter to the abilities foreseen in the Law of Lines of direction and Bases (LDB) and the required ones for the German Hospital Oswaldo Cruz (HAOC); to identify the profile of nurse required for the HAOC, in relation to the set of professional knowledge, abilities and attitudes; according to to evaluate the extracurricular period of training remunerated perception of the pupils who had lived deeply this experience in this institution field of the research and to problematizar the expectations of the assistencial director, the controlling nurses and the nurse of the Service of Continued Education of the HAOC how much to the profile of the nurse for the institution, front to the experience of the probationary pupil aiming at to subsidize the redirecionamento of this experience for the achievement of the required profile. Using qualitative methodology and referencial theoretician on the concepts and different boardings on ability, the professional formation of the nurse in Brazil, the Routes of the World-wide Education for Century XXI (Report Delors, 1998), the Extracurricular Period of training in Nursing and the HAOC, we develop the research interviewing 8 extracurricular trainees (attending a course 4º year of graduation) and 8 managing nurses of the HAOC. In the gotten data, analyzed through the content analysis, it arises, of complete and total form on the part of all the interviewed ones, relationary and atitudinais the abilities as with priority and basic in the profile of the nurse for the institution where the research was carried through. Comparing the general jurisdictions pointed with respect to the nurse for the LDB and the expectations of the controlling and the required extracurricular trainees for the nurse who acts in the HAOC a divergence was noticed: bigger emphasis in abilities techniques required for the Curricular Lines of direction against a bigger emphasis in relationary and atitudinais abilities for the nurse of the HAOC. The trainees enter the program of extracurricular period of training searching acquisition of abilities in them pillars of learning to know and to learn to make, and they not only acquire these, but pillars of learning attribute to greaters profits in the abilities in them to live together and to learn to be. The systemize evaluation of the extracurricular period of training revealed important, therefore it disclosed essential points of the profile of the nurse required for the institution and allowed in such a way to problematizar the expectations of the nurses how much of the trainees, fulfilling with the considered objectivesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCiampone, Maria Helena TrenchPires, Rosana Pellicia2006-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-15012007-120530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-15012007-120530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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