Perspectiva Guarani Nhandewa sobre formação intercultural de professores indígenas: ancestralidade, espiritualidade, cosmologias e línguas indígenas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04022022-223649/ |
Resumo: | O estudo em questão trouxe uma análise reflexiva a partir do pensamento Guarani Nhandewa relacionando a temática de formação intercultural de professores indígenas no estado de São Paulo. Tomamos como ponto de partida as experiências que tive como professor indígena atuante na Educação Escolar Indígena nos últimos quinze anos, além da formação enquanto sujeito indígena e acadêmico. O foco da pesquisa foi o curso de extensão intitulado Por uma Licenciatura Intercultural no Estado de São Paulo, promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) nos anos de 2018 à 2020. As reflexões e discussões tomaram como base questões sobre a conhecimento tradicional, ciência indígena e a ciência ocidental. No centro da discussão acerca das \"ciências indígenas\", buscamos entender como a ancestralidade, espiritualidade, a cosmovisão e as línguas indígenas operaram na fundamentação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso intercultural de professores indígenas em paralelo a \"ciência ocidental\". Para isso, utilizamos a metodologia de análise descritiva, empírica e etnográfica, por meio da observação-participante, assim como os depoimentos dos professores indígenas e líderes espirituais, que foram os principias protagonistas de todo o processo de construção do PPP. Na fundamentação teórica-metodológica, utilizamos as principais bases conceituais que são referências na temática da formação de professores indígenas no estado de São Paulo nos últimos anos, além disto, buscamos também os conceitos da etnologia indígena e da antropologia que trazem discussões relativas aos conhecimentos tradicionais dos povos ameríndios. |
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Perspectiva Guarani Nhandewa sobre formação intercultural de professores indígenas: ancestralidade, espiritualidade, cosmologias e línguas indígenasGuarani Nhandewa Perspective on Intercultural Training of Indigenous Teachers: ancestry, spirituality, cosmology and Indigenous languagesEducação Escolar IndígenaGuarani NhandewaGuarani NhandewaIndigenous School EducationIndigenous teachersIntercultural DegreeLicenciatura InterculturalProfessores indígenasSão PauloSão PauloO estudo em questão trouxe uma análise reflexiva a partir do pensamento Guarani Nhandewa relacionando a temática de formação intercultural de professores indígenas no estado de São Paulo. Tomamos como ponto de partida as experiências que tive como professor indígena atuante na Educação Escolar Indígena nos últimos quinze anos, além da formação enquanto sujeito indígena e acadêmico. O foco da pesquisa foi o curso de extensão intitulado Por uma Licenciatura Intercultural no Estado de São Paulo, promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) nos anos de 2018 à 2020. As reflexões e discussões tomaram como base questões sobre a conhecimento tradicional, ciência indígena e a ciência ocidental. No centro da discussão acerca das \"ciências indígenas\", buscamos entender como a ancestralidade, espiritualidade, a cosmovisão e as línguas indígenas operaram na fundamentação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso intercultural de professores indígenas em paralelo a \"ciência ocidental\". Para isso, utilizamos a metodologia de análise descritiva, empírica e etnográfica, por meio da observação-participante, assim como os depoimentos dos professores indígenas e líderes espirituais, que foram os principias protagonistas de todo o processo de construção do PPP. Na fundamentação teórica-metodológica, utilizamos as principais bases conceituais que são referências na temática da formação de professores indígenas no estado de São Paulo nos últimos anos, além disto, buscamos também os conceitos da etnologia indígena e da antropologia que trazem discussões relativas aos conhecimentos tradicionais dos povos ameríndios.The study in question brought a reflective analysis from the Guarani Nhandewa thought, relating the theme of intercultural training of indigenous teachers in the state of São Paulo. We take as a starting point the experiences I had as an indigenous teacher working in Indigenous School Education in the last fifteen years, in addition to training as an indigenous and academic subject. The focus of the research was the extension course entitled For an Intercultural Licentiate in the State of São Paulo, promoted by the Federal University of São Paulo (UNIFESP) from 2018 to 2020. The reflections and discussions were based on questions about traditional knowledge, indigenous science and western science. At the center of the discussion about \"indigenous sciences\", we seek to understand how ancestry, spirituality, cosmovision and indigenous languages operated in the foundation of the Political-Pedagogical Project (PPP) of the intercultural course for indigenous teachers in parallel with \"Western science\". For this, we used the methodology of descriptive, empirical and ethnographic analysis, through participant observation, as well as the testimonies of indigenous teachers and spiritual leaders, who were the main protagonists of the entire PPP construction process. In the theoretical-methodological foundation, we use the main conceptual bases that are references in the theme of training indigenous teachers in the state of São Paulo in recent years, in addition, we also seek the concepts of indigenous ethnology and anthropology that bring discussions related to traditional knowledge of the Amerindian peoples.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmoroso, Marta RosaNhandewa, Tiago2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04022022-223649/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-07T11:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-04022022-223649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-07T11:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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