O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/ |
Resumo: | Historicamente, o ensino do léxico em Português - Língua Materna (PLM) priorizou a análise do significado das unidades lexicais por meio de atividades com listas de palavras e suas relações semânticas, como sinonímia, antonímia e ambiguidade. Entretanto a abordagem dos aspectos semânticos, gramaticais e discursivos das unidades lexicais deveria ser o centro das atividades de ensino de vocabulário. Com base em princípios da Lexicologia e da Semântica Lexical (BIDERMAN, 1978; POLGUÈRE, 2018; ULLMANN, 1964) e dos estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico (ANTUNES, 2012; LEFFA, 2000; NATION, 2003; RICHARDS, 1976), nesta dissertação, analisam-se os dois principais documentos norteadores da educação básica brasileira, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), e dois livros didáticos de Português voltados a alunos do 9º ano: Português: conexões e usos (DELMANTO, CARVALHO, 2018) e Teláris Essencial: Português (TRINCONI, BERTIN e MARCHEZI, 2022). Complementam-se essas análises com propostas de atividades de leitura e de produção de textos para desenvolver a competência lexical dos estudantes. Nos PCN, embora se reconheça a importância do estudo do léxico para a ampliação da competência discursiva dos estudantes, ele está atrelado à categoria de \"prática de análise linguística\", sendo dissociado das práticas que envolvem a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e a produção de textos orais e escritos. De maneira semelhante, na BNCC, nos objetivos, ressalta-se a relevância da análise contextual no estudo do léxico. Todavia, o léxico não é um objeto de estudo em si, já que a referência a ele está no complemento da habilidade. Na análise das seções de leitura dos livros didáticos, observa-se que, em \"Português: Conexão e Uso\", há um número maior de atividades voltadas ao estudo do léxico em comparação com \"Teláris Essencial: Português\". Ademais, enquanto, na primeira obra, o léxico é abordado em diversos campos; em \"Teláris\", é tratado principalmente no campo artístico-literário. Quanto às dimensões da competência lexical, em ambos os livros didáticos analisados, é enfatizada a dimensão semântica, há pouca profundidade na abordagem da dimensão gramatical, e a discursiva é tratada superficialmente. Nas atividades de produção de textos, enfatiza-se ainda menos o léxico nas duas obras. Com essas análises, identificaram-se lacunas no que se refere ao ensino proposto para o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes. Por isso, apresentam-se, neste trabalho, atividades com abordagem contextualizada e considerando a pluridimensionalidade do léxico. Foram elaboradas uma proposta de análise do conto Olhos dÁgua, de Conceição Evaristo, e uma de produção de um conto autobiográfico. Na dimensão semântica, enfatizam-se atividades sobre o entendimento e o emprego de metáforas e de palavras de um mesmo campo lexical. O uso de estruturas gramaticais e os significados obtidos com o emprego de determinados modos e tempos verbais são enfocados no tratamento da dimensão gramatical. A dimensão discursiva é abordada através do estudo de elementos sócio-histórico-culturais materializados nas escolhas lexicais. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos de PLM e para que os professores incrementem o trabalho com o livro didático |
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O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aulaThe development of lexical competence in the Portuguese language curriculum for the final years of Elementary School: guiding documents of Brazilian basic education, textbooks and an applied teaching proposal in the classroomCompetência lexicalEnsino e aprendizagem de vocabulárioLexical competenceLexicologiaLexicologyPortuguês - língua maternaPortuguese - first languageTeaching and learning vocabularyHistoricamente, o ensino do léxico em Português - Língua Materna (PLM) priorizou a análise do significado das unidades lexicais por meio de atividades com listas de palavras e suas relações semânticas, como sinonímia, antonímia e ambiguidade. Entretanto a abordagem dos aspectos semânticos, gramaticais e discursivos das unidades lexicais deveria ser o centro das atividades de ensino de vocabulário. Com base em princípios da Lexicologia e da Semântica Lexical (BIDERMAN, 1978; POLGUÈRE, 2018; ULLMANN, 1964) e dos estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico (ANTUNES, 2012; LEFFA, 2000; NATION, 2003; RICHARDS, 1976), nesta dissertação, analisam-se os dois principais documentos norteadores da educação básica brasileira, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), e dois livros didáticos de Português voltados a alunos do 9º ano: Português: conexões e usos (DELMANTO, CARVALHO, 2018) e Teláris Essencial: Português (TRINCONI, BERTIN e MARCHEZI, 2022). Complementam-se essas análises com propostas de atividades de leitura e de produção de textos para desenvolver a competência lexical dos estudantes. Nos PCN, embora se reconheça a importância do estudo do léxico para a ampliação da competência discursiva dos estudantes, ele está atrelado à categoria de \"prática de análise linguística\", sendo dissociado das práticas que envolvem a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e a produção de textos orais e escritos. De maneira semelhante, na BNCC, nos objetivos, ressalta-se a relevância da análise contextual no estudo do léxico. Todavia, o léxico não é um objeto de estudo em si, já que a referência a ele está no complemento da habilidade. Na análise das seções de leitura dos livros didáticos, observa-se que, em \"Português: Conexão e Uso\", há um número maior de atividades voltadas ao estudo do léxico em comparação com \"Teláris Essencial: Português\". Ademais, enquanto, na primeira obra, o léxico é abordado em diversos campos; em \"Teláris\", é tratado principalmente no campo artístico-literário. Quanto às dimensões da competência lexical, em ambos os livros didáticos analisados, é enfatizada a dimensão semântica, há pouca profundidade na abordagem da dimensão gramatical, e a discursiva é tratada superficialmente. Nas atividades de produção de textos, enfatiza-se ainda menos o léxico nas duas obras. Com essas análises, identificaram-se lacunas no que se refere ao ensino proposto para o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes. Por isso, apresentam-se, neste trabalho, atividades com abordagem contextualizada e considerando a pluridimensionalidade do léxico. Foram elaboradas uma proposta de análise do conto Olhos dÁgua, de Conceição Evaristo, e uma de produção de um conto autobiográfico. Na dimensão semântica, enfatizam-se atividades sobre o entendimento e o emprego de metáforas e de palavras de um mesmo campo lexical. O uso de estruturas gramaticais e os significados obtidos com o emprego de determinados modos e tempos verbais são enfocados no tratamento da dimensão gramatical. A dimensão discursiva é abordada através do estudo de elementos sócio-histórico-culturais materializados nas escolhas lexicais. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos de PLM e para que os professores incrementem o trabalho com o livro didáticoThroughout history, teaching lexis in Portuguese as a first language prioritized the analysis of the meaning of lexical units through word-list activities and their semantic relationships, such as synonymy, antonymy, and ambiguity. However, addressing the semantic, grammatical, and discursive aspects of lexical units should be the center of vocabulary teaching activities. According to the principles of Lexicology and Lexical Semantics (BIDERMAN, 1978; POLGUÈRE, 2018; ULLMANN, 1964), as well as studies about teaching-learning of lexis (ANTUNES, 2012; LEFFA, 2000; NATION, 2003; RICHARDS, 1976), in this research it is analyzed two main guiding documents of Brazilian basic education, the Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), the Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) and two Portuguese textbooks designed for 9th grade students: Português: conexões e usos (DELMANTO, CARVALHO, 2018) and Teláris Essencial: Português (TRINCONI, BERTIN e MARCHEZI, 2022). These analyses are complemented with proposals for reading and text production activities to develop students\' lexical competence. Nonetheless, although at the PCN the importance of studying the lexicon for expanding students discursive competence is recognized, it is linked to the category of linguistic analysis practice, being dissociated from practices that involve listening to oral texts, reading written texts, and production of oral and written texts. Conversely, according to the BNCC, the relevance of contextual analysis in the study of the lexicon is highlighted. Nevertheless, the lexicon is not an object of study in itself; instead, it is referenced in the complement of the skill. In the analysis of reading sections from the textbooks, it is observed that, in \"Português: Conexão e Uso\", there is a greater number of activities aimed at studying the lexicon if compared to \"Teláris Essencial: Português\". Additionally, while the first work explores the lexicon in various fields, Teláris, on the other hand, focuses mainly on the artistic-literary field. Regarding the dimensions of lexical competence, in both textbooks analyzed, the semantic dimension is emphasized. However, there is little depth in the approach to the grammatical dimension, and the discursive dimension is treated superficially. In text production activities, there is even less emphasis on the lexicon in both works. Through these analyses, gaps were identified regarding the proposed teaching for the development of students lexical competence. Therefore, in this work, activities are presented with a contextualized approach, and considering the multidimensionality of the lexicon. For instance, it was designed an analysis for the short story Olhos dÁgua, by Conceição Evaristo, in addition to writing an autobiographical short story task. In the semantic field, activities were created with the aim of understanding and using metaphors and words from the same lexical field. The use of grammatical structures and the meanings obtained through the use of certain verbal modes and tenses is focused on addressing the grammatical dimension. The discursive dimension is approached through the study of socio-historical-cultural elements materialized in lexical choices. It is expected that this research may contribute to the improvement of Portuguese as a first language teaching materials and assist teachers in enhancing their work with the textbooksBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGil, Beatriz DarujBaruel, Fernanda Rodrigues2024-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-08T14:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-08102024-111214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-08T14:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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