Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Rodrigo Santos da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-22072013-085700/
Resumo: A formação dos professores universitários e sua prática em sala de aula têm chamado a atenção de muitos pesquisadores nos últimos tempos. O que se sabe é que não existe um modelo que atenda a essa formação, visto que o professor é contratado em uma Universidade em virtude de suas qualidades como pesquisador e do seu domínio sobre uma área específica de conhecimento. Este saber é um dos únicos avaliados na entrada do docente na Universidade; logo, é importante se conhecer e entender a prática deste docente como professor e como este constrói a sua identidade profissional. Neste trabalho foi observada, durante três anos, a prática docente de 15 professores de três Universidades brasileiras e uma portuguesa. Além disso, os professores foram entrevistados após as observações. A entrevista abordou sobre o papel do docente, o ensino, a prática em sala de aula, o planejamento e o currículo na formação dos estudantes. O objetivo foi conhecer e descrever as concepções dos professores de botânica sobre o ensino e a formação de professores de biologia, além de traçar os fatores que constroem a identidade do profissional. Nesse trabalho, foi observado que os professores valorizam o conhecimento científico, e, toda a sua prática em sala de aula, gira em torno da transmissão de informação e da formação do profissional. Os professores planejam o ensino a partir do conhecimento científico e na sua importância para a formação do biólogo, não existindo uma preocupação declarada com a formação dos professores de biologia. Algumas características foram comuns nos docentes como: a aula prática demonstrativa confirmando o que foi dito na teórica, modelo aos quais foram submetidos quando estudantes; um ensino tradicional; e o pouco conhecimento pedagógico sobre a prática docente. Contudo, a maioria dos docentes apresentou alguma inovação na prática de ensino, seja pela contextualização do conhecimento, seja pela inserção de alguma atividade, seja pela prática dialogada, tentando superar esse modelo. Com base nos resultados, chega-se à conclusão de que os docentes universitários deveriam participar de uma formação continuada, principalmente sobre a prática docente. Para isso, é necessário que as Universidades e os docentes se conscientizem da importância de adquirir os conhecimentos pedagógicos que os auxiliem a ter uma prática mais reflexiva, tornando-os, assim, críticos da prática atual e para poderem, enfim, reconstruir a sua identidade profissional
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Além disso, os professores foram entrevistados após as observações. A entrevista abordou sobre o papel do docente, o ensino, a prática em sala de aula, o planejamento e o currículo na formação dos estudantes. O objetivo foi conhecer e descrever as concepções dos professores de botânica sobre o ensino e a formação de professores de biologia, além de traçar os fatores que constroem a identidade do profissional. Nesse trabalho, foi observado que os professores valorizam o conhecimento científico, e, toda a sua prática em sala de aula, gira em torno da transmissão de informação e da formação do profissional. Os professores planejam o ensino a partir do conhecimento científico e na sua importância para a formação do biólogo, não existindo uma preocupação declarada com a formação dos professores de biologia. Algumas características foram comuns nos docentes como: a aula prática demonstrativa confirmando o que foi dito na teórica, modelo aos quais foram submetidos quando estudantes; um ensino tradicional; e o pouco conhecimento pedagógico sobre a prática docente. Contudo, a maioria dos docentes apresentou alguma inovação na prática de ensino, seja pela contextualização do conhecimento, seja pela inserção de alguma atividade, seja pela prática dialogada, tentando superar esse modelo. Com base nos resultados, chega-se à conclusão de que os docentes universitários deveriam participar de uma formação continuada, principalmente sobre a prática docente. Para isso, é necessário que as Universidades e os docentes se conscientizem da importância de adquirir os conhecimentos pedagógicos que os auxiliem a ter uma prática mais reflexiva, tornando-os, assim, críticos da prática atual e para poderem, enfim, reconstruir a sua identidade profissionalThe training of university professors and theirclassroom practice have drawn attention of many researchers, nowadays. What is known is that there is a model that meets such training, since professors are hired by a university because of theirs qualities as researchers and their mastery of a specific area of knowledge. This knowledge is one of few evaluated at the admittance to the University faculty; therefore, it is important to know and understand the professors\' teaching practice and how they build their professional identity. In this study, it was been observed for three years, the teaching practice of 15 teachers from three brazilian universities and Portuguese one. Moreover, the professors were interviewed after the observations. The interview addressed issues about the professor\'s role, teaching, classroom practice, planning and curriculum in the students training. The goal was to understand and to describe the conceptions of botany\'s professors about the teaching and biology\'s teacher training, and determine the factors that construct the professionals\' identity. In this study it was observed that professors value the scientific knowledge and all their practice in the classroom revolves around the transmission of information and training of professionals. The professors plan the teaching from scientific knowledge its importance for the development of biologists, not existing any declared concern with the education of biology teachers. Some characteristics were quite common to all professors such as: the demonstration\'s practical classes, confirming what was exposed in the theoretical classes, this being the same model to which were submitted when were students; a traditional teaching method; and the little pedagogical knowledge about teaching practice. However, most professors showed some innovation in teaching practice, either by contextualization of knowledge, or by inserting some activity, or by dialogical practice, trying surpass this model. Based on the results, It is conclusive that university professors should participate in a continued education program, primarily on teaching practices. For this, it is necessary that universities and professors become aware of the importance of acquiring pedagogical knowledge that helps them to have a more reflective practice, thus making them critics of current practice and to be able to reconstruct their professional identityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSano, Paulo TakeoSilva, João Rodrigo Santos da2013-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-22072013-085700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-22072013-085700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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