A sensibilidade figurativa de Tomasi di Lampedusa: imagens da melancolia e representações pictóricas em O Leopardo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-24082023-160237/ |
Resumo: | Esta dissertação investiga a sensibilidade figurativa do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa e seus desdobramentos no único romance de sua autoria, O Leopardo, de 1958. De caráter interdisciplinar e comparatista, partiu do pressuposto de que o autor dedica atenção particular às formas do universo social no qual os seus personagens estão inseridos e mobiliza essas formas em uma composição literária que revela tensões do período de transformação histórica que é pano de fundo da obra. Ambientada durante o Risorgimento Italiano, na segunda metade do século XIX, a trama revela a decadência aristocrática a partir da trajetória da família siciliana Còrbera di Salina, cujo representante máximo é o protagonista do livro, Príncipe Dom Fabrizio, que reage com melancolia e ceticismo às mudanças de seu tempo. A pesquisa, assim, buscou (i) investigar as imagens que ecoam o caráter melancólico do protagonista; (ii) compreender o impacto, na composição narrativa, da relação desse personagem com os ambientes da trama; (iii) como desdobramento tanto da compreensão do personagem quanto dos mecanismos descritivos da obra, analisar a presença frequente de objetos artísticos nos espaços e conjuntos arquitetônicos do romance, em especial de retratos pictóricos tradicionalmente associados à exaltação de status e poder. |
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A sensibilidade figurativa de Tomasi di Lampedusa: imagens da melancolia e representações pictóricas em O LeopardoTomasi di Lampedusa's figurative sensibility: images of melancholy and pictorial representations in The LeopardComparative LiteratureGiuseppe Tomasi di LampedusaGiuseppe Tomasi di LampedusaItalian LiteratureLiteratura ComparadaLiteratura ItalianaO LeopardoPortrait paintingRetratos pictóricosThe LeopardEsta dissertação investiga a sensibilidade figurativa do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa e seus desdobramentos no único romance de sua autoria, O Leopardo, de 1958. De caráter interdisciplinar e comparatista, partiu do pressuposto de que o autor dedica atenção particular às formas do universo social no qual os seus personagens estão inseridos e mobiliza essas formas em uma composição literária que revela tensões do período de transformação histórica que é pano de fundo da obra. Ambientada durante o Risorgimento Italiano, na segunda metade do século XIX, a trama revela a decadência aristocrática a partir da trajetória da família siciliana Còrbera di Salina, cujo representante máximo é o protagonista do livro, Príncipe Dom Fabrizio, que reage com melancolia e ceticismo às mudanças de seu tempo. A pesquisa, assim, buscou (i) investigar as imagens que ecoam o caráter melancólico do protagonista; (ii) compreender o impacto, na composição narrativa, da relação desse personagem com os ambientes da trama; (iii) como desdobramento tanto da compreensão do personagem quanto dos mecanismos descritivos da obra, analisar a presença frequente de objetos artísticos nos espaços e conjuntos arquitetônicos do romance, em especial de retratos pictóricos tradicionalmente associados à exaltação de status e poder.This dissertation investigates the figurative sensibility of the Italian writer Giuseppe Tomasi di Lampedusa and its developments in his only novel, The Leopard, published in 1958. Interdisciplinary and comparative in nature, it starts from the assumption that the author pays particular attention to the forms of the social universe in which his characters are inserted and mobilizes these forms in a literary composition that reveals tensions of the historical transformation period that serves as the backdrop for the novel. Set during the Italian Risorgimento, in the second half of the 19th century, the plot reveals the aristocratic decadence through the trajectory of the Sicilian Còrbera di Salina family, whose maximum representative is the protagonist, Prince Don Fabrizio, who reacts with melancholy and skepticism to the changes of his time. The research, therefore, attempted to (i) investigate the images that echo the melancholic character of the protagonist; (ii) understand the impact, on the narrative composition, of his relationship with the spaces of the book; (iii) as a consequence of both the understanding of the character and the descriptive mechanisms, analyze the frequent presence of artistic objects in the spaces and architectural sets of the novel, especially pictorial portraits traditionally associated with the exaltation of status and power.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBischof, BetinaRocha, Júlia Corrêa da2023-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-24082023-160237/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-24T20:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-24082023-160237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-24T20:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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