Literatura, história e identidade em diálogo : Memorial do Convento, de José Saramago, e Il Gattopardo, de Tomasi di Lampedusa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perry, Eliane Cristina, 1969-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66839
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nery
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spelling Perry, Eliane Cristina, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasNery, Antonio Augusto, 1981-2020-10-27T21:54:35Z2020-10-27T21:54:35Z2020https://hdl.handle.net/1884/66839Orientador: Prof. Dr. Antonio Augusto NeryDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 19/02/2020Inclui referências: p. 111-115Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: A proposta desta dissertação é a leitura em cotejo de dois textos representativos das literaturas de Portugal e da Itália no século XX, respectivamente, Memorial do convento (1982), de José Saramago (1922-2010), e Il Gattopardo (1958), de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo apresenta fatos históricos do período da unificação dos estados da Península Itálica (século XIX), os quais são revistos sob a óptica do sul italiano, mais especificamente, dos sicilianos. Memorial do convento aborda a construção do Palácio Convento de Mafra no contexto do século XVIII português. Portanto, ambas as obras trazem a história pregressa e questões relacionadas à identidade de seus povos para o entalhe ficcional. Procuraremos demonstrar de que forma os autores desenvolvem as narrativas, por intermédio de recursos estilísticos como a paródia, a sátira, a ironia e a construção de personagens caricatas. Após a análise dos textos, verificaremos de que forma as histórias foram reconfiguradas na ficção e de que modo foram representadas a identidade portuguesa e a dos sículo-italianos. Por fim, estabeleceremos um contraponto entre os textos, no que concerne à história e à identidade. Palavras-chave: Portugal. Itália. Literatura. História. Identidade.Abstract: The purpose of this dissertation is to compare two texts representative of Portuguese and Italian literature in the 20th century, respectively, Memorial do convento (1982), by José Saramago (1922-2010), and Il Gattopardo (1958), by Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo presents historical facts from the period of unification of the states of the Italic Peninsula (19th century), which are reviewed from the perspective of southern Italy, more specifically, of Sicilians. Memorial do convento addresses the construction of the Palácio Convento de Mafra in the context of the 18th century Portuguese. Therefore, both works bring the past history and questions related to the identity of its people to the fictional notch. We will try to demonstrate how the authors develop the narratives, through stylistic resources such as parody, satire, irony and the construction of cartoon characters. After analyzing the texts, we will see how the stories were reconfigured in fiction and how the Portuguese identity and that of the Sicilians were represented. Finally, we will establish a counterpoint between the texts, with regard to history and identity. Keywords: Portugal. Italy. Literature. History. Identity.RIASSUNTO: La proposta di questa tesi è la lettura in confronto di due testi rappresentativi della letteratura del Portogallo e dell'Italia nel XX secolo, rispettivamente Memoriale del Convento (1982) di José Saramago (1922-2010) e Il Gattopardo (1958) di Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo presenta fatti storici del periodo dell'Unità degli Stati della penisola italiana (XIX secolo), che vengono rivisti dal punto di vista dell'Italia meridionale, più precisamente dei siciliani. Memoriale del Convento si occupa della costruzione del Palazzo Convento di Mafra nel contesto portoghese del XVIII secolo. Pertanto, entrambe le opere portano la storia passata e domande relative all'identità dei suoi popoli al livello immaginario. Cercheremo di dimostrare come gli autori sviluppano le narrazioni attraverso l'uso di caratteristiche stilistiche come la parodia, la satira, l'ironia e la costruzione di personaggi caricaturali. Dopo l'analisi dei testi, abbiamo verificato come le storie sono state riconfigurate nella intaglio dalla finzione e come sono state rappresentate l'identità portoghese e siculo-italiana. Infine, in un paragone abbiamo stabilito un contrappunto tra i testi riguardanti la storia e l'identità. Parole chiave: Portogallo. Italia. Letteratura. Storia. Identità.115 p.application/pdfTomasi di Lampedusa, Giuseppe, 1896-1957Saramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretaçãoLiteratura portuguesa - História e críticaLiteratura italiana - História e críticaLetrasLiteratura, história e identidade em diálogo : Memorial do Convento, de José Saramago, e Il Gattopardo, de Tomasi di Lampedusainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE CRISTINA PERRY.pdfapplication/pdf1021757https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66839/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20CRISTINA%20PERRY.pdf013c084bd0e5899683f8a959d5b4782aMD51open access1884/668392020-10-27 18:54:35.395open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T21:54:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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