O cinema japonês de cunho sobrenatural: história, características e principais temas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09012023-122204/ |
Resumo: | Esta tese aborda a extensão e a profundidade com que o teatro tradicional do Japão, em conjunto com outras artes, determinou o cinema japonês de cunho sobrenatural em seus primórdios e continua a influenciá-lo até hoje. Para isso, fundou-se numa investigação ampla e exaustiva das narrativas japonesas de cunho sobrenatural desde que o Japão importou a escrita, de forma a conseguir explicitar valores espelhados neste gênero ficcional e algumas das redes intertextuaisintermidiais que o constituem. Como resultado dessa pesquisa, produziu-se uma História do cinema japonês de cunho sobrenatural permeada por análises diacrônicas entre os filmes e outros elementos de uma mesma rede intermidial-intertextual. Este estudo também tornou viável fundamentar a hipótese de que a notória discrepância na cultura japonesa do número de personagens femininos de cunho sobrenatural em relação aos do gênero masculino se deve ao elevado grau de intermidialidade e de intertextualidade das artes japonesas, o qual permitiu que valores religiosos originalmente enraizados nas narrativas do período Heian (7941185), Kamakura (11851333) e Muromachi (13331573) atravessassem os séculos e se tornassem parte integrante do cinema japonês de cunho sobrenatural desde seu início até os dias de hoje. A tese dedica-se primeiramente à investigação de conceitos necessários para a definição de nosso objeto de estudo: adaptação, intertextualidade, intermidialidade, o sobrenatural e os gêneros ficcionais dos quais o sobrenatural é elemento constitutivo. A partir daí, observam-se as transformações formais pelas quais passou o cinema japonês desde seus primórdios até o presente, passando pela Segunda Grande Guerra e o período de Ocupação Americana, e mostrase até que ponto o cinema japonês de cunho sobrenatural permanece como tradição narrativa independente do modelo dominante do cinema americano, apresentando também algumas de suas características distintivas. Paralelamente à confecção da tese, foi elaborada uma filmografia contendo, à exceção de animações e documentários, todos os filmes japoneses de cunho sobrenatural que conseguimos identificar durante a pesquisa que foram exibidos publicamente em salas de cinema (ou de teatro) de 1899 a 2021. Esta filmografia encontra-se em forma de planilha nos Apêndices ao final da tese e pode também ser acessada nos sites https://www.obakezuki.com e https: //www.obakezuki.com.br. |
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O cinema japonês de cunho sobrenatural: história, características e principais temas-Cinema fantásticoCinema japonêsFantastic cinemaFilm HistoryHistória do CinemaIntermedialityIntermidialidadeIntertextualidadeIntertextualityJapanese cinemaEsta tese aborda a extensão e a profundidade com que o teatro tradicional do Japão, em conjunto com outras artes, determinou o cinema japonês de cunho sobrenatural em seus primórdios e continua a influenciá-lo até hoje. Para isso, fundou-se numa investigação ampla e exaustiva das narrativas japonesas de cunho sobrenatural desde que o Japão importou a escrita, de forma a conseguir explicitar valores espelhados neste gênero ficcional e algumas das redes intertextuaisintermidiais que o constituem. Como resultado dessa pesquisa, produziu-se uma História do cinema japonês de cunho sobrenatural permeada por análises diacrônicas entre os filmes e outros elementos de uma mesma rede intermidial-intertextual. Este estudo também tornou viável fundamentar a hipótese de que a notória discrepância na cultura japonesa do número de personagens femininos de cunho sobrenatural em relação aos do gênero masculino se deve ao elevado grau de intermidialidade e de intertextualidade das artes japonesas, o qual permitiu que valores religiosos originalmente enraizados nas narrativas do período Heian (7941185), Kamakura (11851333) e Muromachi (13331573) atravessassem os séculos e se tornassem parte integrante do cinema japonês de cunho sobrenatural desde seu início até os dias de hoje. A tese dedica-se primeiramente à investigação de conceitos necessários para a definição de nosso objeto de estudo: adaptação, intertextualidade, intermidialidade, o sobrenatural e os gêneros ficcionais dos quais o sobrenatural é elemento constitutivo. A partir daí, observam-se as transformações formais pelas quais passou o cinema japonês desde seus primórdios até o presente, passando pela Segunda Grande Guerra e o período de Ocupação Americana, e mostrase até que ponto o cinema japonês de cunho sobrenatural permanece como tradição narrativa independente do modelo dominante do cinema americano, apresentando também algumas de suas características distintivas. Paralelamente à confecção da tese, foi elaborada uma filmografia contendo, à exceção de animações e documentários, todos os filmes japoneses de cunho sobrenatural que conseguimos identificar durante a pesquisa que foram exibidos publicamente em salas de cinema (ou de teatro) de 1899 a 2021. Esta filmografia encontra-se em forma de planilha nos Apêndices ao final da tese e pode também ser acessada nos sites https://www.obakezuki.com e https: //www.obakezuki.com.br.This thesis addresses the extent to which traditional Japanese theater, in conjunction with other arts, determined Japanese supernatural cinema in its early days and continues to influence it today. To do this, it was based on a broad and exhaustive research of Japanese supernatural narratives since Japan imported writing, in order to make explicit the values mirrored in this fictional genre and some of the intertextual-intermedial networks that constitute it. As a result of this research, a History of Japanese Supernatural Cinema was produced, permeated by diachronic analyses between the films and other elements of the same intermedial-intertextual network. This study also made possible to substantiate the hypothesis that the notorious discrepancy in Japanese culture of the number of supernatural female characters in relation to male characters is due to the high degree of intermediality and intertextuality of Japanese arts, which has allowed religious values originally rooted in Heian (7941185), Kamakura (11851333) and Muromachi (1333-1573) period narratives to cross the centuries and become an integral part of Japanese supernatural cinema from its inception to the present day. The thesis is firstly dedicated to the investigation of concepts necessary to define our object of study: adaptation, intertextuality, intermediality, the supernatural, and the fictional genres of which the supernatural is a constituent element. From there we will observe the formal transformations that Japanese cinema has undergone from its beginnings to the present, through World War II and the period of American occupation, and show to what extent supernatural Japanese cinema remains a narrative tradition independent of the dominant American cinema model, while also presenting some of its distinctive characteristics. Parallel to the writing of the thesis, it has been compiled a filmography containing, with the exception of animations and documentaries, all Japanese supernatural films we were able to identify during the research which were publicly shown in cinemas (or in theaters) from 1899 to 2021. This filmography can be found in spreadsheet form in the Appendices at the end of the thesis, and can also be accessed on the websites https://www.obakezuki.com and https://www.obakezuki.com.br.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello, Cecilia Antakly deFerreira, Cláudio Augusto2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09012023-122204/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-10T14:04:32Zoai:teses.usp.br:tde-09012023-122204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-10T14:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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