A implementação do acesso avançado na estratégia saúde da família: perspectiva de profissionais médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco, Jeniffer Marcela Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-25102024-150252/
Resumo: O acesso aos serviços de saúde em atenção primária constitui um desafio. O Acesso Avançado surge como alternativa para melhoria desse atributo. O estudo tomou como objeto a visão dos profissionais médicos na implementação da nova forma de acesso e os objetivos foram: caracterizar o perfil dos participantes, descrever a percepção dos profissionais médicos quanto ao processo de implementação do acesso, analisar os resultados na perspectiva da Estratégia Saúde da Família e produzir um vídeo formativo. É de caráter descritivo exploratório de abordagem qualitativa com base na pesquisa de implementação. O local da pesquisa foi a Região de Saúde Sul da Prefeitura do Município de São Paulo e compreendeu as treze unidades de saúde dos distritos de Campo Limpo e Vila Andrade. Os participantes foram treze profissionais médicos correspondentes a cada unidade, selecionados sob indicação dos gestores. Adotou-se como critério de inclusão profissionais que tivessem participado do processo de implementação do Acesso Avançado. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado abordando a historicidade, o papel dos profissionais, os limites e as potencialidades do processo. Os participantes foram contatados previamente por uma pesquisadora para organização da agenda e coleta de dados. Realizou-se leitura exploratória e exaustiva, identificando-se elementos relacionados ao tema do projeto. Após essa etapa, investiu-se na codificação com o apoio do software Atlas ti. Uma vez codificados, retomou-se a construção das categorias, relacionando-as aos princípios do Acesso Avançado e ao processo de análise situacional do acesso. As categorias e subcategorias elencadas foram: a) equilíbrio oferta e demanda domínio de território, reconhecimento da demanda, fatores ambientais; b) organização do trabalho reorganização do processo de trabalho, trabalho multidisciplinar, ferramentas tecnológicas e trabalho em rede; c) educação permanente; d) processo transformativo. Em consonância com os objetivos e metodologia definidos, propôs-se a organização dos resultados e sua análise segundo os núcleos temáticos descritos. Dos treze participantes, 77% dispunham de capacitação na área de Saúde da Família e apresentavam tempo de atuação de um a dezenove anos. Quanto ao primeiro tema, salientou-se a complexidade da conciliação entre o excesso da população e a capacidade operativa das equipes, enfatizando-se o domínio do território como uma premissa. O segundo tema integra as condições estruturais como aspectos de ajustes para a nova dinâmica de atividades. O terceiro tema reuniu aspectos estratégicos de recombinação de trabalhos entre equipes dentro e fora da unidade, ampliando o cuidado. O quarto tema agrega o trabalho multidisciplinar, aspecto diferencial em Saúde da Família; os participantes sinalizaram a renovação no processo de divisão de trabalho, respaldado por mediações tecnológicas e resgate aos trabalhos relacionais. O quinto tema refere-se à educação permanente como matriz central. O sexto, destaca as repercussões do novo formato de acesso e os profissionais como base da transformação. O acesso avançado mostrou-se viável na prática e meio facilitador de entrada da população aos serviços. O modelo condiciona o resgate das perspectivas de trabalho multidisciplinar, inserção dos usuários no processo de cuidado e o necessário investimento em educação permanente. A produção do vídeo visa a contribuir para o processo formativo dos profissionais.
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É de caráter descritivo exploratório de abordagem qualitativa com base na pesquisa de implementação. O local da pesquisa foi a Região de Saúde Sul da Prefeitura do Município de São Paulo e compreendeu as treze unidades de saúde dos distritos de Campo Limpo e Vila Andrade. Os participantes foram treze profissionais médicos correspondentes a cada unidade, selecionados sob indicação dos gestores. Adotou-se como critério de inclusão profissionais que tivessem participado do processo de implementação do Acesso Avançado. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado abordando a historicidade, o papel dos profissionais, os limites e as potencialidades do processo. Os participantes foram contatados previamente por uma pesquisadora para organização da agenda e coleta de dados. Realizou-se leitura exploratória e exaustiva, identificando-se elementos relacionados ao tema do projeto. Após essa etapa, investiu-se na codificação com o apoio do software Atlas ti. Uma vez codificados, retomou-se a construção das categorias, relacionando-as aos princípios do Acesso Avançado e ao processo de análise situacional do acesso. As categorias e subcategorias elencadas foram: a) equilíbrio oferta e demanda domínio de território, reconhecimento da demanda, fatores ambientais; b) organização do trabalho reorganização do processo de trabalho, trabalho multidisciplinar, ferramentas tecnológicas e trabalho em rede; c) educação permanente; d) processo transformativo. Em consonância com os objetivos e metodologia definidos, propôs-se a organização dos resultados e sua análise segundo os núcleos temáticos descritos. Dos treze participantes, 77% dispunham de capacitação na área de Saúde da Família e apresentavam tempo de atuação de um a dezenove anos. Quanto ao primeiro tema, salientou-se a complexidade da conciliação entre o excesso da população e a capacidade operativa das equipes, enfatizando-se o domínio do território como uma premissa. O segundo tema integra as condições estruturais como aspectos de ajustes para a nova dinâmica de atividades. O terceiro tema reuniu aspectos estratégicos de recombinação de trabalhos entre equipes dentro e fora da unidade, ampliando o cuidado. O quarto tema agrega o trabalho multidisciplinar, aspecto diferencial em Saúde da Família; os participantes sinalizaram a renovação no processo de divisão de trabalho, respaldado por mediações tecnológicas e resgate aos trabalhos relacionais. O quinto tema refere-se à educação permanente como matriz central. O sexto, destaca as repercussões do novo formato de acesso e os profissionais como base da transformação. O acesso avançado mostrou-se viável na prática e meio facilitador de entrada da população aos serviços. O modelo condiciona o resgate das perspectivas de trabalho multidisciplinar, inserção dos usuários no processo de cuidado e o necessário investimento em educação permanente. A produção do vídeo visa a contribuir para o processo formativo dos profissionais.Access to health services in primary care is a challenge. The Advanced Access emerges as an alternative to improve this attribute. The study took as its object the view of medical professionals in the implementation of the new form of access and the objectives were: to characterize the profile of participants, describe the perception of medical professionals regarding the process of implementing access, analyze the results from the perspective of the Family Health Strategy, and produce a formative video. It is of exploratory descriptive nature with a qualitative approach based on implementation research. The research site was the Southern Health Region of the São Paulo City Hall and included the thirteen health units in the districts of Campo Limpo and Vila Andrade. The participants were thirteen medical professionals corresponding to each unit, selected by indication of the managers. The inclusion criterion was professionals who had participated in the Advanced Access implementation process. A semi-structured interview script was used, approaching the history, the role of the professionals, the limits and potentialities of the process. The participants were previously contacted by a researcher to organize the agenda and data collection. An exploratory and exhaustive reading was carried out, identifying elements related to the project\'s theme. After this step, we invested in coding with the support of the Atlas ti software. Once coded, we resumed the construction of the categories, relating them to the principles of Advanced Access and to the situational analysis process of access. The categories and subcategories were: a) supply and demand balance - territory control, demand recognition, environmental factors; b) work organization - reorganization of the work process, multidisciplinary work, technological tools, and networking; c) continuing education; d) transformative process. In line with the defined objectives and methodology, we proposed the organization of the results and their analysis according to the thematic nuclei described. Of the thirteen participants, 77% were trained in Family Health and had worked in the field for one to nineteen years. Regarding the first theme, the complexity of reconciling the excess population and the operating capacity of the teams was highlighted, emphasizing the mastery of the territory as a premise. The second theme integrates the structural conditions as aspects of adjustments for the new dynamics of activities. The third theme brought together strategic aspects of recombination of work between teams inside and outside the unit, expanding care. The fourth theme aggregates multidisciplinary work, a differential aspect in Family Health; the participants signaled the renewal in the work division process, supported by technological mediations and rescue of relational work. The fifth theme refers to continuing education as the central matrix. The sixth theme highlights the repercussions of the new access format and the professionals as the basis of the transformation. The advanced access proved to be viable in practice and a means of facilitating the population\'s entry to the services. The model conditions the rescue of multidisciplinary work perspectives, the insertion of users in the care process, and the necessary investment in permanent education. The production of the video aims to contribute to the educational process of the professionals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaeda, Sayuri TanakaBlanco, Jeniffer Marcela Carlos2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-25102024-150252/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-29T11:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-25102024-150252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-29T11:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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