Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-12032010-111538/ |
Resumo: | A percepção de diferenças acentuadas entre os padrões de urbanização de cidades aparentemente comparáveis no contexto da economia de mercado levanta questões, e demanda interpretação. A pesquisa que embasa a dissertação surgiu de indagação dessa natureza, motivada por uma viagem a Chicago. O confronto inevitável da qualidade urbana e, em particular, da excelência do serviço de transporte daquele pólo econômico norte-americano com os quadros correspondentes de São Paulo, importante centro de produção nacional, conduziu à busca de uma razão, não para a diferença em si entre os respectivos espaços, mas para os fatores que a produzem, a validam e a sustentam ao longo do tempo. A proposição orientou a pesquisa para a história da produção do espaço americano, no processo de conquista de seu regime autônomo de acumulação, colocando Chicago simultaneamente como foco e eixo ordenador de seu desenvolvimento. A dissertação foi organizada em quatro partes. A Introdução apresenta o tema, e aponta seus contornos teóricos. O Capítulo I acompanha a formação de Chicago no quadro da constituição do espaço nacional americano. O Capítulo II descreve o serviço de transporte daquela cidade, destacando a maciça presença do Estado americano em sua provisão. A Conclusão retoma os temas principais da pesquisa para refleti-los no contexto da região metropolitana de São Paulo. |
id |
USP_0fba574292a87e90aa42968428664978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12032010-111538 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanizaçãoChicago; São Paulo: contribution to the study of urban transport in the urbanization processChicagoChicagoPlanejamento urbanoSão PauloSão PauloTransit urbanTransport planningTransporte coletivoA percepção de diferenças acentuadas entre os padrões de urbanização de cidades aparentemente comparáveis no contexto da economia de mercado levanta questões, e demanda interpretação. A pesquisa que embasa a dissertação surgiu de indagação dessa natureza, motivada por uma viagem a Chicago. O confronto inevitável da qualidade urbana e, em particular, da excelência do serviço de transporte daquele pólo econômico norte-americano com os quadros correspondentes de São Paulo, importante centro de produção nacional, conduziu à busca de uma razão, não para a diferença em si entre os respectivos espaços, mas para os fatores que a produzem, a validam e a sustentam ao longo do tempo. A proposição orientou a pesquisa para a história da produção do espaço americano, no processo de conquista de seu regime autônomo de acumulação, colocando Chicago simultaneamente como foco e eixo ordenador de seu desenvolvimento. A dissertação foi organizada em quatro partes. A Introdução apresenta o tema, e aponta seus contornos teóricos. O Capítulo I acompanha a formação de Chicago no quadro da constituição do espaço nacional americano. O Capítulo II descreve o serviço de transporte daquela cidade, destacando a maciça presença do Estado americano em sua provisão. A Conclusão retoma os temas principais da pesquisa para refleti-los no contexto da região metropolitana de São Paulo.The perception of accentuated differences in urbanization patterns between apparently comparable cities, in the light of the present market economy context, raises several issues and therefore demands further interpretation. The research that embodies this dissertation was born from such inquiry, motivated by a trip to Chicago. The inevitable comparison of the urban qualities, particularly of the excellent public transportation, enjoyed by the North-American economic centre with the correspondent features of São Paulo, important productive centre nationally, has led to the search for an explanation. Not of the difference between the respective spaces, but of the factors that produce it, validate it and preserve it throughout time. The development of the case study - the formation of Chicago - has opened up new perspectives for the inclusion of the historic dimension contemplating the differences in the struggles that led to the building of the American state, through its autonomous accumulative regime. The dissertation has been divided into four parts. The introduction presents the theme and delimits its theoretical guidelines. Chapter I follows the formation of Chicago in the light of the formation of the American national space. Chapter II describes the public transportation facilities of the city, underlining the massive presence of the State in its provision. The conclusion takes back some of the central themes of the research in order to compare them to the metropolitan area of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMori, Klara Anna Maria KaiserSilveira, Tácito Pio da2008-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-12032010-111538/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-12032010-111538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização Chicago; São Paulo: contribution to the study of urban transport in the urbanization process |
title |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
spellingShingle |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização Silveira, Tácito Pio da Chicago Chicago Planejamento urbano São Paulo São Paulo Transit urban Transport planning Transporte coletivo |
title_short |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
title_full |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
title_fullStr |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
title_full_unstemmed |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
title_sort |
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização |
author |
Silveira, Tácito Pio da |
author_facet |
Silveira, Tácito Pio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mori, Klara Anna Maria Kaiser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Tácito Pio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chicago Chicago Planejamento urbano São Paulo São Paulo Transit urban Transport planning Transporte coletivo |
topic |
Chicago Chicago Planejamento urbano São Paulo São Paulo Transit urban Transport planning Transporte coletivo |
description |
A percepção de diferenças acentuadas entre os padrões de urbanização de cidades aparentemente comparáveis no contexto da economia de mercado levanta questões, e demanda interpretação. A pesquisa que embasa a dissertação surgiu de indagação dessa natureza, motivada por uma viagem a Chicago. O confronto inevitável da qualidade urbana e, em particular, da excelência do serviço de transporte daquele pólo econômico norte-americano com os quadros correspondentes de São Paulo, importante centro de produção nacional, conduziu à busca de uma razão, não para a diferença em si entre os respectivos espaços, mas para os fatores que a produzem, a validam e a sustentam ao longo do tempo. A proposição orientou a pesquisa para a história da produção do espaço americano, no processo de conquista de seu regime autônomo de acumulação, colocando Chicago simultaneamente como foco e eixo ordenador de seu desenvolvimento. A dissertação foi organizada em quatro partes. A Introdução apresenta o tema, e aponta seus contornos teóricos. O Capítulo I acompanha a formação de Chicago no quadro da constituição do espaço nacional americano. O Capítulo II descreve o serviço de transporte daquela cidade, destacando a maciça presença do Estado americano em sua provisão. A Conclusão retoma os temas principais da pesquisa para refleti-los no contexto da região metropolitana de São Paulo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-12032010-111538/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-12032010-111538/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256888364761088 |