Movimento ocular e desafios cognitivos na compreensão de Relatórios Populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-21102019-155703/ |
Resumo: | A pesquisa traz evidências de como o movimento ocular de jovens indivíduos está associada à compreensão que eles alcançam em experimentos de leitura de relatórios financeiros de governos. A simplificação é um dos pilares dos relatórios destinados à população de não especialistas, o chamado \'relatório popular\' ou \'relatório cidadão\', cuja adoção é defendida internacionalmente. Foi realizado um experimento between subjects manipulando a legibilidade de textos e tabelas, seguidos de perguntas de múltipla escolha para medir a compreensão obtida pelo respondente. O experimento utilizou um equipamento de rastreamento ocular para acompanhar a atenção visual dos respondentes em cada região espacial dos estratos de relatório apresentados. Os resultados apontam que a legibilidade melhora o desempenho de tarefas mais simples, associadas a recuperação de informações lidas no texto, mesmo quando o padrão de movimento ocular não é alterado. Porém, parece não ajudar o indivíduo a realizar tarefas cognitivas mais complexas como a interpretação de texto e a extração de informações implícitas. A presença de jargões pode não oferecer dificuldade de leitura local, sobre os mesmos jargões, mas afeta o padrão do movimento ocular sobre o texto como um todo, o que indica uma maior dificuldade no processamento do texto. Quando os indivíduos estão olhando para tabelas, a presença dos jargões faz com que estes olhem mais para as palavras do que para os números. Ou seja, o indivíduo procura entender os termos e não consegue interpretar o que os valores monetários representariam. O principal desafio para a compreensão dos relatórios é a presença de termos técnicos da contabilidade |
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Movimento ocular e desafios cognitivos na compreensão de Relatórios PopularesEye movements and cognitive challenges in reading comprehension of Popular ReportsAtenção visualEye movementsEye-trackingEye-trackingLegibilidadePopular ReportingRelatórios PopularesA pesquisa traz evidências de como o movimento ocular de jovens indivíduos está associada à compreensão que eles alcançam em experimentos de leitura de relatórios financeiros de governos. A simplificação é um dos pilares dos relatórios destinados à população de não especialistas, o chamado \'relatório popular\' ou \'relatório cidadão\', cuja adoção é defendida internacionalmente. Foi realizado um experimento between subjects manipulando a legibilidade de textos e tabelas, seguidos de perguntas de múltipla escolha para medir a compreensão obtida pelo respondente. O experimento utilizou um equipamento de rastreamento ocular para acompanhar a atenção visual dos respondentes em cada região espacial dos estratos de relatório apresentados. Os resultados apontam que a legibilidade melhora o desempenho de tarefas mais simples, associadas a recuperação de informações lidas no texto, mesmo quando o padrão de movimento ocular não é alterado. Porém, parece não ajudar o indivíduo a realizar tarefas cognitivas mais complexas como a interpretação de texto e a extração de informações implícitas. A presença de jargões pode não oferecer dificuldade de leitura local, sobre os mesmos jargões, mas afeta o padrão do movimento ocular sobre o texto como um todo, o que indica uma maior dificuldade no processamento do texto. Quando os indivíduos estão olhando para tabelas, a presença dos jargões faz com que estes olhem mais para as palavras do que para os números. Ou seja, o indivíduo procura entender os termos e não consegue interpretar o que os valores monetários representariam. O principal desafio para a compreensão dos relatórios é a presença de termos técnicos da contabilidadeThe research provides evidence on how young individuals\' eye movements are associated with their understanding of government financial reports. Simplification is one of the main characteristics of the reports dedicated to the non-specialist population, the so-called \'popular report\' or \'citizen report\', as advocated internationally. An experiment between subjects was performed manipulating the readability of texts and tables, followed by multiple choice questions designed to measure comprehension of the passages. The experiment used an eye tracking device to track the respondents\' visual attention in each spatial region of the presented reporting stratus. Results show that readability improves the performance of simpler tasks such as recalling the information they\'ve just read, even when eye movement pattern does not change. However, lower readability didn\'t seem to help individuals to perform more complex cognitive tasks, like text interpretation and retention of implicit information. Besides, the presence of jargon may not cause local reading difficulty but it does affect the eye movements over the text as a whole, which is a clear sign of greater difficulty in processing the information. Finally, when individuals are looking at tables, the presence of jargons causes individuals to look more at words than at numbers. Therefore, individual tries to understand the terms instead of focusing on the monetary values presented in the tables. The research shows that the main challenge for understanding public financial reports is the presence of technical accounting termsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, André Carlos Busanelli deCabral, Luiza de Miranda2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-21102019-155703/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-10T16:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102019-155703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-10T16:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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