Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143700/ |
Resumo: | O mercado de cartões de crédito brasileiro encontra-se em um período de extrema expansão. Há uma forte concorrência entre instituições financeiras nas quais o cartão de crédito é um de seus principais produtos de crédito. Isso ocasiona a necessidade de identificar o risco de cancelamento dos clientes atuais para tomara ações preventivas. Modelos estatísticos, denominados attrition score são utilizados para esta finalidade. Neste trabalho, apresentamos uma alternativa aos modelos usuais, utilizando a Análise de Sobrevivência com fração de cura cuja aplicação tem aumentado nos últimos anos. Em nosso contexto, denominamos esses modelos de Análise de Sobrevivência com fração de fidelizados. A partir de uma base de dados fornecida por uma grande instituição financeira brasileira, aplicamos e comparamos as seguintes técnicas: regressão logística, análise de sobrevivência paramétrica e semiparamétrica ambas com fração de fidelizados. a primeira técnica já é muito utilizada por profissionais do mercado e as demais são novas alternativas para serem aplicadas nesse tipo de estudo. |
id |
USP_1042ad8788fc71fb59182d7233eb3600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20210729-143700 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketingnot availableProcessos EstocásticosO mercado de cartões de crédito brasileiro encontra-se em um período de extrema expansão. Há uma forte concorrência entre instituições financeiras nas quais o cartão de crédito é um de seus principais produtos de crédito. Isso ocasiona a necessidade de identificar o risco de cancelamento dos clientes atuais para tomara ações preventivas. Modelos estatísticos, denominados attrition score são utilizados para esta finalidade. Neste trabalho, apresentamos uma alternativa aos modelos usuais, utilizando a Análise de Sobrevivência com fração de cura cuja aplicação tem aumentado nos últimos anos. Em nosso contexto, denominamos esses modelos de Análise de Sobrevivência com fração de fidelizados. A partir de uma base de dados fornecida por uma grande instituição financeira brasileira, aplicamos e comparamos as seguintes técnicas: regressão logística, análise de sobrevivência paramétrica e semiparamétrica ambas com fração de fidelizados. a primeira técnica já é muito utilizada por profissionais do mercado e as demais são novas alternativas para serem aplicadas nesse tipo de estudo.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarroso, Lúcia PereiraQuidim, Igor Luiz2005-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T13:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-143700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T13:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing not available |
title |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
spellingShingle |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing Quidim, Igor Luiz Processos Estocásticos |
title_short |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
title_full |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
title_fullStr |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
title_full_unstemmed |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
title_sort |
Análise de sobrevivência com fração de fidelizados: uma aplicação na áres de marketing |
author |
Quidim, Igor Luiz |
author_facet |
Quidim, Igor Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barroso, Lúcia Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quidim, Igor Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos Estocásticos |
topic |
Processos Estocásticos |
description |
O mercado de cartões de crédito brasileiro encontra-se em um período de extrema expansão. Há uma forte concorrência entre instituições financeiras nas quais o cartão de crédito é um de seus principais produtos de crédito. Isso ocasiona a necessidade de identificar o risco de cancelamento dos clientes atuais para tomara ações preventivas. Modelos estatísticos, denominados attrition score são utilizados para esta finalidade. Neste trabalho, apresentamos uma alternativa aos modelos usuais, utilizando a Análise de Sobrevivência com fração de cura cuja aplicação tem aumentado nos últimos anos. Em nosso contexto, denominamos esses modelos de Análise de Sobrevivência com fração de fidelizados. A partir de uma base de dados fornecida por uma grande instituição financeira brasileira, aplicamos e comparamos as seguintes técnicas: regressão logística, análise de sobrevivência paramétrica e semiparamétrica ambas com fração de fidelizados. a primeira técnica já é muito utilizada por profissionais do mercado e as demais são novas alternativas para serem aplicadas nesse tipo de estudo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143700/ |
url |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-143700/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257209341214720 |