Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ednilson Luiz Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-22092016-153714/
Resumo: Em resposta às exigências da sociedade atual, o ensino deve superar a visão fragmentadora da realidade, desenvolvendo ações educativas e contextualizadas, de tal forma que a construção do conhecimento possa ser estabelecida a partir da integração e articulação entre os diferentes saberes, implantando o pensamento complexo no ensino das ciências. Diante do desafio de desenvolver esse pensamento, a ideia de interdisciplinaridade vem ganhando forca em práticas de ensino e de aprendizagem. Contudo, para vivenciar uma pratica interdisciplinar ainda encontramos muitos desafios a serem superados no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta em conjunto com o corpo docente de uma escola pública de ensino médio, abordando o tema álcool em sua complexidade. Durante o processo, foram realizadas reuniões nos horários de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) para a construção de um referencial teórico e, posteriormente, momentos de discussão para elaboração da proposta, abrangendo diferentes disciplinas do currículo oficial do Estado de São Paulo para o ensino médio. O produto final, que consiste numa proposta interdisciplinar, poderá inspirar outras instituições atendendo as solicitações que se fazem para a escola e do processo de formação do cidadão crítico e participativo, capaz de contribuir e intervir na sociedade tomando decisões para ações socialmente responsáveis.
id USP_128ebe489b34c18ea345bd55e924ce05
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22092016-153714
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar MorinTeachers building an interdisciplinary approach in science teaching based on the statements of Edgar Morin\'s complex thinking theoryAction researchAlcoholic beverageBebida AlcoolicaComplex thinkingInterdisciplinaridadeInterdisciplinaryPensamento ComplexoPesquisa-AcaoEm resposta às exigências da sociedade atual, o ensino deve superar a visão fragmentadora da realidade, desenvolvendo ações educativas e contextualizadas, de tal forma que a construção do conhecimento possa ser estabelecida a partir da integração e articulação entre os diferentes saberes, implantando o pensamento complexo no ensino das ciências. Diante do desafio de desenvolver esse pensamento, a ideia de interdisciplinaridade vem ganhando forca em práticas de ensino e de aprendizagem. Contudo, para vivenciar uma pratica interdisciplinar ainda encontramos muitos desafios a serem superados no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta em conjunto com o corpo docente de uma escola pública de ensino médio, abordando o tema álcool em sua complexidade. Durante o processo, foram realizadas reuniões nos horários de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) para a construção de um referencial teórico e, posteriormente, momentos de discussão para elaboração da proposta, abrangendo diferentes disciplinas do currículo oficial do Estado de São Paulo para o ensino médio. O produto final, que consiste numa proposta interdisciplinar, poderá inspirar outras instituições atendendo as solicitações que se fazem para a escola e do processo de formação do cidadão crítico e participativo, capaz de contribuir e intervir na sociedade tomando decisões para ações socialmente responsáveis.In response to the demands of today\'s society, the teaching must overcome the fragmenting view of reality, developing educational and contextualized actions, in a way that the construction of knowledge can be established from the integration and articulation between the different knowledge by deploying complex thinking in science teaching. Faced with the challenge of developing this thought, interdisciplinary idea has been gaining strength in teaching and learning practices. However, in order to experience an interdisciplinary practice, we still found many challenges to be overcome in the Brazilian educational system. In this sense, the present study aimed to develop a proposal together with the teachers of a public high school, addressing the theme alcohol in its complexity. During the process, meetings were performed at the times of Collective Pedagogical Work Class for the construction of a theoretical reference, and after discussing times for preparation of the proposal, covering different disciplines of the State of Sao Paulo official curriculum for high school. The final product, which is an interdisciplinary proposal, can inspire other institutions attending to requests that are made to the school in relation to the formation process of critical and participative citizens, wich are able to contribute and intervene in society making decisions to socially responsible actions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Marco Aurelio AlvarengaVaz, Ednilson Luiz Silva2016-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-22092016-153714/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-09-22T06:00:09Zoai:teses.usp.br:tde-22092016-153714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-09-22T06:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
Teachers building an interdisciplinary approach in science teaching based on the statements of Edgar Morin\'s complex thinking theory
title Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
spellingShingle Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
Vaz, Ednilson Luiz Silva
Action research
Alcoholic beverage
Bebida Alcoolica
Complex thinking
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Pensamento Complexo
Pesquisa-Acao
title_short Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
title_full Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
title_fullStr Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
title_full_unstemmed Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
title_sort Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin
author Vaz, Ednilson Luiz Silva
author_facet Vaz, Ednilson Luiz Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ednilson Luiz Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Action research
Alcoholic beverage
Bebida Alcoolica
Complex thinking
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Pensamento Complexo
Pesquisa-Acao
topic Action research
Alcoholic beverage
Bebida Alcoolica
Complex thinking
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Pensamento Complexo
Pesquisa-Acao
description Em resposta às exigências da sociedade atual, o ensino deve superar a visão fragmentadora da realidade, desenvolvendo ações educativas e contextualizadas, de tal forma que a construção do conhecimento possa ser estabelecida a partir da integração e articulação entre os diferentes saberes, implantando o pensamento complexo no ensino das ciências. Diante do desafio de desenvolver esse pensamento, a ideia de interdisciplinaridade vem ganhando forca em práticas de ensino e de aprendizagem. Contudo, para vivenciar uma pratica interdisciplinar ainda encontramos muitos desafios a serem superados no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta em conjunto com o corpo docente de uma escola pública de ensino médio, abordando o tema álcool em sua complexidade. Durante o processo, foram realizadas reuniões nos horários de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) para a construção de um referencial teórico e, posteriormente, momentos de discussão para elaboração da proposta, abrangendo diferentes disciplinas do currículo oficial do Estado de São Paulo para o ensino médio. O produto final, que consiste numa proposta interdisciplinar, poderá inspirar outras instituições atendendo as solicitações que se fazem para a escola e do processo de formação do cidadão crítico e participativo, capaz de contribuir e intervir na sociedade tomando decisões para ações socialmente responsáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-22092016-153714/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-22092016-153714/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257282508750848