Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D\'Almeida, Nadya Moretto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/
Resumo: A presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência.
id USP_12ebc447cf039f16e9ec3305a1f93eb1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14112023-153147
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Poéticas de co-existência: flashes de memória em cenaPoetics of co-existence: flashes of memory on stageContemporaneidadeContemporaneityContemporary danceDança contemporâneaPol PiPol PiReenactmentsReencenaçõesSayonara PereiraSayonara PereiraA presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência.This research aims to address contemporary dance poetics, especially those that draw clearly and manifestly on works and artists from the past, extracting some or many of the elements that characterize them and making them fundamental ingredients of their dramaturgy. Within these works that manifest these poetics, the elements of the pieces of the past are handled to construct thoughts in our present time. To build the idea of these poetics, we support our explanation in two artistic actions of Brazilian choreographers: the first, the work ECCE (H)OMO, by Pol Pi (1982), and the second, the work Caminhos lecture performance, by Sayonara Pereira (1960) and Luiza Banov (1985). Both pieces started from the desire to take previous work to the stage and have gained other shapes and issues during the creation process. they bear similarities and differences in their processes and can give us a flavour of the many poetics of co-existence. In this research, we will address what we consider to be one of the aspects of contemporaneity in dance, by gathering elements to better understand the desire of many choreographers to make clear references to other dance artists in their works, or even update their original works. Thus, in addition to talking to the artists already mentioned, we also dialogue with the ideas of Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019), and Laurence Louppe (2012), among others, to seek to circumscribe what we call here the poetics of coexistence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaD\'Almeida, Nadya Moretto2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-14T17:39:04Zoai:teses.usp.br:tde-14112023-153147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-14T17:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
Poetics of co-existence: flashes of memory on stage
title Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
spellingShingle Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
D\'Almeida, Nadya Moretto
Contemporaneidade
Contemporaneity
Contemporary dance
Dança contemporânea
Pol Pi
Pol Pi
Reenactments
Reencenações
Sayonara Pereira
Sayonara Pereira
title_short Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
title_full Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
title_fullStr Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
title_full_unstemmed Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
title_sort Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
author D\'Almeida, Nadya Moretto
author_facet D\'Almeida, Nadya Moretto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sayonara Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv D\'Almeida, Nadya Moretto
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporaneidade
Contemporaneity
Contemporary dance
Dança contemporânea
Pol Pi
Pol Pi
Reenactments
Reencenações
Sayonara Pereira
Sayonara Pereira
topic Contemporaneidade
Contemporaneity
Contemporary dance
Dança contemporânea
Pol Pi
Pol Pi
Reenactments
Reencenações
Sayonara Pereira
Sayonara Pereira
description A presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090725373018112