Ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na intervenção de Enfermagem aspiração de vias aéreas artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aldenora Laisa Paiva de Carvalho Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.22.2020.tde-06072020-150607
Resumo: O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um programa de ensino híbrido sobre a aspiração de vias aéreas artificiais com os objetos de aprendizagem vídeos e infográficos, para o momento a distância, e simulação clínica, para o momento presencial. Trata-se de uma pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino em Enfermagem. Esta pesquisa aconteceu em duas etapas: desenvolvimento e validação do programa de ensino. Para o desenvolvimento, seguiu-se o modelo de design instrucional ADDIE, abreviatura em inglês para as fases: analysis; design;development; implementation e evaluation. Foi realizada revisão integrativa de literatura para subsidiar a elaboração do plano de ensino, dos objetos de aprendizagem e os instrumentos de avaliação. Elaboraram-se e validaram-se previamente: 1) roteiros e storyboards de dois vídeos, um do tipo white board animation e outro de simulação de caso clínico, por meio de grupo focal; 2) dois infográficos com peritos especialistas por meio de um instrumento específico já validado por outro autor; 3) instrumentos de avaliação, teste com 20 Questões de Múltipla Escolha e Objective Structured Clinical Examination, por meio de instrumento específico. Posteriormente, hospedaram-se os objetos de aprendizagem, as Questões de Múltipla Escolha e o Objective Structured Clinical Examination no Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: \"Cursos de extensão Universidade de São Paulo\". Para a validação do programa de ensino, utilizou-se um instrumento validado e reconhecido nacionalmente, considerando requisitos gerais e pedagógicos, requisitos específicos para os vídeos e a interface. Foram enviados convites por e-mail aos peritos das áreas de Enfermagem e da Tecnologia de Informação. Utilizou-se o GoogleForms para a coleta de dados. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, para verificar a validade do conteúdo, e o AC1 de Gwet, para verificar a confiabilidade da concordância entre os peritos. O projeto seguiu os trâmites legais determinados pela Resolução de nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde no que se refere à pesquisa envolvendo seres humanos. Um total de 34 peritos, sendo 27 profissionais da área de Enfermagem e sete 9 profissionais da área de Tecnologia de Informação, participou da validação deste programa de ensino. Para os requisitos gerais e pedagógicos, o Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,99. Para os vídeos, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98; para a interface, na visão dos peritos de Enfermagem, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98, e para os profissionais da Tecnologia de Informação, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,94. Todos apresentaram concordância quase perfeita entre os peritos. Conclui-se que os vídeos e infográficos elaborados neste estudo, assim como os instrumentos de avaliação, foram considerados válidos para produzir resultados positivos no ensino-aprendizagem da aspiração de vias aéreas artificiais. O ensino híbrido para a aspiração de vias aéreas artificiais, alicerçado no Processo de Enfermagem e no referencial pedagógico de Vygotsky, é uma proposta válida para formar enfermeiros competentes, capazes de desenvolver um raciocínio clínico e que dispõem de um pensamento crítico, tendo em vista a segurança do paciente e os resultados positivos em Enfermagem
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na intervenção de Enfermagem aspiração de vias aéreas artificiais Blended Learning for the development of skills in Nursing intervention aspiration of artificial airways 2020-03-19Maria Celia Barcellos DalriFernanda Titareli Merizio Martins BragaLuciana Regina Ferreira da MataKarina Dal Sasso MendesAldenora Laisa Paiva de Carvalho CordeiroUniversidade de São PauloEnfermagem FundamentalUSPBR Artificial respiration Educação em enfermagem Educational technology Nursing education Respiração artificial Sucção Suction Tecnologia educacional O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um programa de ensino híbrido sobre a aspiração de vias aéreas artificiais com os objetos de aprendizagem vídeos e infográficos, para o momento a distância, e simulação clínica, para o momento presencial. Trata-se de uma pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino em Enfermagem. Esta pesquisa aconteceu em duas etapas: desenvolvimento e validação do programa de ensino. Para o desenvolvimento, seguiu-se o modelo de design instrucional ADDIE, abreviatura em inglês para as fases: analysis; design;development; implementation e evaluation. Foi realizada revisão integrativa de literatura para subsidiar a elaboração do plano de ensino, dos objetos de aprendizagem e os instrumentos de avaliação. Elaboraram-se e validaram-se previamente: 1) roteiros e storyboards de dois vídeos, um do tipo white board animation e outro de simulação de caso clínico, por meio de grupo focal; 2) dois infográficos com peritos especialistas por meio de um instrumento específico já validado por outro autor; 3) instrumentos de avaliação, teste com 20 Questões de Múltipla Escolha e Objective Structured Clinical Examination, por meio de instrumento específico. Posteriormente, hospedaram-se os objetos de aprendizagem, as Questões de Múltipla Escolha e o Objective Structured Clinical Examination no Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: \"Cursos de extensão Universidade de São Paulo\". Para a validação do programa de ensino, utilizou-se um instrumento validado e reconhecido nacionalmente, considerando requisitos gerais e pedagógicos, requisitos específicos para os vídeos e a interface. Foram enviados convites por e-mail aos peritos das áreas de Enfermagem e da Tecnologia de Informação. Utilizou-se o GoogleForms para a coleta de dados. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, para verificar a validade do conteúdo, e o AC1 de Gwet, para verificar a confiabilidade da concordância entre os peritos. O projeto seguiu os trâmites legais determinados pela Resolução de nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde no que se refere à pesquisa envolvendo seres humanos. Um total de 34 peritos, sendo 27 profissionais da área de Enfermagem e sete 9 profissionais da área de Tecnologia de Informação, participou da validação deste programa de ensino. Para os requisitos gerais e pedagógicos, o Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,99. Para os vídeos, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98; para a interface, na visão dos peritos de Enfermagem, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98, e para os profissionais da Tecnologia de Informação, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,94. Todos apresentaram concordância quase perfeita entre os peritos. Conclui-se que os vídeos e infográficos elaborados neste estudo, assim como os instrumentos de avaliação, foram considerados válidos para produzir resultados positivos no ensino-aprendizagem da aspiração de vias aéreas artificiais. O ensino híbrido para a aspiração de vias aéreas artificiais, alicerçado no Processo de Enfermagem e no referencial pedagógico de Vygotsky, é uma proposta válida para formar enfermeiros competentes, capazes de desenvolver um raciocínio clínico e que dispõem de um pensamento crítico, tendo em vista a segurança do paciente e os resultados positivos em Enfermagem The aim of this study was to design and validate a hybrid teaching program on artificial airway aspiration with video and infographic learning objects, for the distance, and clinical simulation, for the face-to-face moments. It is an applied and methodological research that involved technological production for teaching in Nursing. This research took place in two stages: development and validation of the teaching program. For development, the ADDIE instructional design model was followed, an abbreviation in English for the phases: analysis; design; development; implementation and evaluation. An integrative literature review was carried out to support the development of the teaching plan, learning objects and assessment instruments. Previously elaborated and validated: 1) scripts and storyboards of two videos, one of the whiteboard animation type and the other of clinical case simulation, through a focus group; 2) two infographics with expert experts using a specific instrument already validated by another author; 3) assessment instruments, test with 20 Multiple Choice Questions and Objective Structured Clinical Examination, by means of a specific instrument. Later, the learning objects, the Multiple Choice Questions and the Objective Structured Clinical Examination were hosted on Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: \"University of São Paulo extension courses\". For the validation of the teaching program, a validated and nationally recognized instrument was used, considering general and pedagogical requirements, specific requirements for videos and the interface. E-mail invitations were sent to experts in the field of Nursing and Information Technology. Google Forms was used for data collection. For the analysis, the Content Validity Index was used to verify the content validity, and Gwet\'s AC1, to verify the reliability of the agreement between the experts. The project followed the legal procedures determined by Resolution nº 466/2012 of the National Health Council with regard to research involving human beings. A total of 34 experts, 27 of them in the nursing field and seven in the Information Technology field, participated in the validation of this teaching program. For general and pedagogical requirements, the total Content Validity Index was 0.99. For videos, the Content Validity Index was 0.98; for the interface, in the view of Nursing experts, the Content Validity Index was 0.98, 11 and for Information Technology professionals, the CVI was 0.94. All showed almost perfect agreement between the experts. It is concluded that the videos and infographics elaborated in this study, as well as the assessment instruments, were considered valid to produce positive results in the teaching-learning of artificial airway aspiration. Hybrid teaching for aspiration of artificial airways, based on the Nursing Process and Vygotsky\'s pedagogical framework, is a valid proposal to train competent nurses, capable of developing clinical reasoning and who have critical thinking, in view of the patient safety and positive results in nursing https://doi.org/10.11606/T.22.2020.tde-06072020-150607info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:20:06Zoai:teses.usp.br:tde-06072020-150607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:13:51.784679Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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