Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins, Mata, Luciana Regina Ferreira da, Mendes, Karina Dal Sasso, Fófano, Rafael Cordeiro, Dalri, Maria Célia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778
Resumo: Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.
id USP-38_b182615b19467fd55a97bcc360e732a3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/191778
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiaisPrograma educativo híbrido para el desarrollo de competencias en aspiración de vías aéreas artificialesBlended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airwaysProcesso de EnfermagemEducação em EnfermagemTecnologia EducacionalSucçãoRespiração ArtificialEstudos de ValidaçãoProceso de EnfermeríaEducación en EnfermeríaTecnología EducacionalSucciónRespiración ArtificialEstudio de ValidaciónNursing ProcessNursing EducationEducational TechnologySuctionArtificial RespirationValidation StudyObjetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.Objetivo: desarrollar y validar un programa educativo híbrido, similar al aula invertida, sobre la aspiración de vías aéreas artificiales. Método: investigación aplicada y metodológica que involucró producción tecnológica para la enseñanza de una Intervención de Enfermería, basada en los marcos teóricos de Vygotsky y el Proceso de Enfermería. Para la elaboración y validación se siguió un modelo clásico de design instruccional. Se validaron los requisitos generales y pedagógicos, requisitos para videos e interfaz. Para el análisis se utilizó el Índice de Validez de Contenido y el First-order agreement coefficient. Resultados: participaron 34 expertos, de los cuales 27 eran enfermeros y siete profesionales en Tecnologías de la Información. Según la perspectiva de los enfermeros, los requisitos generales y pedagógicos obtuvieron un Índice de Validez de Contenido de 0,99; para los vídeos y para la interfaz se obtuvo 0,98. La interfaz para los profesionales de la informática fue de 0,94. Todos los requisitos mostraron una conformidad casi perfecta. Conclusión: el programa educativo fue diseñado y validado por expertos y constituye una propuesta innovadora para la formación de enfermeros. La mediación de la enseñanza a través de tecnologías debidamente validadas puede favorecer el aprendizaje y la obtención de resultados positivos en el desarrollo de habilidades en la práctica de la aspiración de vías aéreas artificiales.Objective: to develop and validate a blended learning program, of the inverted classroom type, on the aspiration of artificial airways. Method: applied and methodological research that involved technological production for teaching a Nursing Intervention, based on Vygotsky’s theoretical frameworks and on the Nursing Process. For elaboration and validation, a classic instructional design model was followed. The general and pedagogical requirements were validated, as well as those for videos and interface. For the analysis, the Content Validity Index and the First-order agreement coefficient were used. Results: 34 experts participated, 27 of whom were nurses and seven were professionals in Information Technology. In the nurses’ opinion, the general and pedagogical requirements obtained a Content Validity Index of 0.99 and 0.98 was obtained for the videos and for the interface. The interface for the IT professionals was 0.94. All requirements showed almost perfect agreement. Conclusion: the teaching program was elaborated and validated by experts and constitutes an innovative proposal to train nurses. The mediation of teaching by means of duly validated technologies can favor learning and reaching positive results in the development of skills in the practice of aspiration of artificial airways.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19177810.1590/1518-8345.4539.3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34621518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176674https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176673https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176675Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Braga, Fernanda Titareli Merizio MartinsMata, Luciana Regina Ferreira da Mendes, Karina Dal SassoFófano, Rafael CordeiroDalri, Maria Célia Barcellos 2021-10-25T21:25:44Zoai:revistas.usp.br:article/191778Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-10-25T21:25:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
Programa educativo híbrido para el desarrollo de competencias en aspiración de vías aéreas artificiales
Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways
title Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
spellingShingle Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
Processo de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Sucção
Respiração Artificial
Estudos de Validação
Proceso de Enfermería
Educación en Enfermería
Tecnología Educacional
Succión
Respiración Artificial
Estudio de Validación
Nursing Process
Nursing Education
Educational Technology
Suction
Artificial Respiration
Validation Study
title_short Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
title_full Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
title_fullStr Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
title_full_unstemmed Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
title_sort Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
author Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
author_facet Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins
Mata, Luciana Regina Ferreira da
Mendes, Karina Dal Sasso
Fófano, Rafael Cordeiro
Dalri, Maria Célia Barcellos
author_role author
author2 Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins
Mata, Luciana Regina Ferreira da
Mendes, Karina Dal Sasso
Fófano, Rafael Cordeiro
Dalri, Maria Célia Barcellos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins
Mata, Luciana Regina Ferreira da
Mendes, Karina Dal Sasso
Fófano, Rafael Cordeiro
Dalri, Maria Célia Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Sucção
Respiração Artificial
Estudos de Validação
Proceso de Enfermería
Educación en Enfermería
Tecnología Educacional
Succión
Respiración Artificial
Estudio de Validación
Nursing Process
Nursing Education
Educational Technology
Suction
Artificial Respiration
Validation Study
topic Processo de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Sucção
Respiração Artificial
Estudos de Validação
Proceso de Enfermería
Educación en Enfermería
Tecnología Educacional
Succión
Respiración Artificial
Estudio de Validación
Nursing Process
Nursing Education
Educational Technology
Suction
Artificial Respiration
Validation Study
description Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778
10.1590/1518-8345.4539.3462
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.4539.3462
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176674
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176673
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3462
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856261402624