Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frota, Paulo Cesar Espindola
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20210919-102548/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer informações básicas sobre o microclima e sua variação no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.), variedade Cargil 111, pelo estudo do comportamento dos fluxos de calor sensível e calor latente. A análise dos dados experimentais possibilitou a determinação das zonas de fonte e sorvedouro de calor sensível e calor latente, bem como as variações que se procederam no posicionamento e na intensidade dessas fontes e sorvedouros nos diferentes tratamentos, decorrentes das modificações introduzidas na técnica de plantio (orientação das plantas e espaçamento). Foram observadas também, variações no desenvolvimento da área foliar, no porte das plantas e na produtividade nos três tratamentos estudados. Com as técnicas introduzidas foram obtidos aumentos na produtividade dos tratamentos 1 e 2 (plantio orientado), de 33,3 e 41,4% respectivamente, em relação ao tratamento 3 (plantio tradicional), evidenciando, que a variação no microclima, provocou reações no comportamento das plantas no tocante a aumento de produtividade.
id USP_135b92912bd7d568afaa2794f238f95a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210919-102548
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)Not availableCALORMILHOO presente trabalho tem como objetivo principal fornecer informações básicas sobre o microclima e sua variação no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.), variedade Cargil 111, pelo estudo do comportamento dos fluxos de calor sensível e calor latente. A análise dos dados experimentais possibilitou a determinação das zonas de fonte e sorvedouro de calor sensível e calor latente, bem como as variações que se procederam no posicionamento e na intensidade dessas fontes e sorvedouros nos diferentes tratamentos, decorrentes das modificações introduzidas na técnica de plantio (orientação das plantas e espaçamento). Foram observadas também, variações no desenvolvimento da área foliar, no porte das plantas e na produtividade nos três tratamentos estudados. Com as técnicas introduzidas foram obtidos aumentos na produtividade dos tratamentos 1 e 2 (plantio orientado), de 33,3 e 41,4% respectivamente, em relação ao tratamento 3 (plantio tradicional), evidenciando, que a variação no microclima, provocou reações no comportamento das plantas no tocante a aumento de produtividade.The main objective of this paper is to provide basic information on the microclimate and its variation within maize (<i>Zea mays</i>, L.) crops, var. Cargil 111, through the study of sensible and latent heat fluxes within plant canopies. An analysis of the experimental data made it possible to determine regions of sources and sinks of sensible latent heat, as well as the intensity of the variations occurred in different treatments, as a result of the modifications in the sowing technique (orientation and plant density). Variations in the leaf area development, plant height and productivity for 3 treatments studied were observed also. The application of these techniques, showed an increase of 33.3 and 41.4% in productivity, for treatments 1 and 2 (oriented sowing) when compared to treatment 3 (traditional sowing), providing evidence that the variation in the microclimate, caused reactions in the plant behavior regarding productivity increase.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDecico, AfonsoFrota, Paulo Cesar Espindola1978-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20210919-102548/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-22T15:06:22Zoai:teses.usp.br:tde-20210919-102548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-22T15:06:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
Not available
title Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
spellingShingle Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
Frota, Paulo Cesar Espindola
CALOR
MILHO
title_short Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
title_full Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
title_fullStr Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
title_full_unstemmed Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
title_sort Estudo do calor sensível e latente no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.)
author Frota, Paulo Cesar Espindola
author_facet Frota, Paulo Cesar Espindola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Decico, Afonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Frota, Paulo Cesar Espindola
dc.subject.por.fl_str_mv CALOR
MILHO
topic CALOR
MILHO
description O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer informações básicas sobre o microclima e sua variação no interior de uma cultura de milho (<i>Zea mays</i>, L.), variedade Cargil 111, pelo estudo do comportamento dos fluxos de calor sensível e calor latente. A análise dos dados experimentais possibilitou a determinação das zonas de fonte e sorvedouro de calor sensível e calor latente, bem como as variações que se procederam no posicionamento e na intensidade dessas fontes e sorvedouros nos diferentes tratamentos, decorrentes das modificações introduzidas na técnica de plantio (orientação das plantas e espaçamento). Foram observadas também, variações no desenvolvimento da área foliar, no porte das plantas e na produtividade nos três tratamentos estudados. Com as técnicas introduzidas foram obtidos aumentos na produtividade dos tratamentos 1 e 2 (plantio orientado), de 33,3 e 41,4% respectivamente, em relação ao tratamento 3 (plantio tradicional), evidenciando, que a variação no microclima, provocou reações no comportamento das plantas no tocante a aumento de produtividade.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20210919-102548/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20210919-102548/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257210589020160