A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Aparecida Alves de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26072007-151438/
Resumo: O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade.
id USP_145f87a5df581508b6e8cc76a56de453
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26072007-151438
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anosThe generosity according to 6, 9 and 12 years old subjectschildrencriançasdesenvolvimento moralescolasgenerosidadegenerosityKohlberg Lawrence 1927-Kohlberg Lawrence 1927-moral developmentPiaget Jean 1896-1980Piaget Jean 1896-1980schoolsvirtudesvirtuesO objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade.The objective of this research was to know the concept of generosity demonstrated by children who were 6, 9 and 12 years old, and the differences presented between children from public and private schools. Through clinical research and dilemma presenting, 120 children were analyzed. They were divided in two society class groups, 20 in each age group and divided between the two genders. Data have demonstrated that the generosity concept is formed early in individuals, and that the definition gets clearer between the ages of 6 and 12.|There were no moral development differences between the two classes however. Other virtues, like friendship and loyalty appeared in questionnaires as experiences intrinsically related to the formation of the generosity concept.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLa Taille, Yves Joel Jean Marie Rodolfhe deLima, Vanessa Aparecida Alves de2000-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26072007-151438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-26072007-151438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
The generosity according to 6, 9 and 12 years old subjects
title A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
spellingShingle A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
Lima, Vanessa Aparecida Alves de
children
crianças
desenvolvimento moral
escolas
generosidade
generosity
Kohlberg Lawrence 1927-
Kohlberg Lawrence 1927-
moral development
Piaget Jean 1896-1980
Piaget Jean 1896-1980
schools
virtudes
virtues
title_short A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_full A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_fullStr A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_full_unstemmed A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_sort A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
author Lima, Vanessa Aparecida Alves de
author_facet Lima, Vanessa Aparecida Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv La Taille, Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Aparecida Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv children
crianças
desenvolvimento moral
escolas
generosidade
generosity
Kohlberg Lawrence 1927-
Kohlberg Lawrence 1927-
moral development
Piaget Jean 1896-1980
Piaget Jean 1896-1980
schools
virtudes
virtues
topic children
crianças
desenvolvimento moral
escolas
generosidade
generosity
Kohlberg Lawrence 1927-
Kohlberg Lawrence 1927-
moral development
Piaget Jean 1896-1980
Piaget Jean 1896-1980
schools
virtudes
virtues
description O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26072007-151438/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26072007-151438/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091100204335104