Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-173247/ |
Resumo: | Atualmente percebe-se que é necessário romper com os paradigmas do ensino tradicional, que muitas vezes vê o aluno como um receptor de informações. É preciso adotar novas práticas pedagógicas, que despertem o interesse de aprendizagem nos alunos. Este trabalho apresenta uma aplicação da (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, que estimula o desenvolvimento de competências e desafios, onde os alunos se envolvem com problemas reais da sociedade, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. Alunos do Ensino Médio e Fundamental, de uma instituição pública de ensino, na cidade de Lorena/SP, são envolvidos na prática, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. A aplicação da metodologia propôs a construção de uma solução para acabar com o desperdício de água, fazendo reuso desse recurso em ambiente escolar, integrando ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Desenvolvendo uma aprendizagem mais atraente e significativa. O método de pesquisa utilizado foi o de Pesquisa- ação, que utilizou de questionários estruturados e roteiros de observação. Ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Os resultados demonstraram que, a aplicação da ABP no ensino relacionado às áreas do saber: Física, Geografia, História, Arte, Língua Portuguesa e Matemática, permitiu grande envolvimento dos alunos ao trabalharem em grupos, respeitando opiniões diversas, gerando maior estímulo à criatividade na resolução de problemas reais e demonstrando indícios de argumentação científica. Permitiu também que as sugestões dos alunos fossem recebidas pela escola como projetos reais de aplicação, colaborando na redução de desperdícios hídricos e no consumo sustentável da instituição. |
id |
USP_149a5af463d9a8d1134549c7869a5082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03122018-173247 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e FundamentalEnvironmental Education and Project Based Learning: An Application in the High and Elementary SchoolActive Learning Methodologies LearningAprendizagem Baseada em ProjetosEducação AmbientalEnvironmental educationMetodologias Ativas de Ensino AprendizagemProject-Based LearningAtualmente percebe-se que é necessário romper com os paradigmas do ensino tradicional, que muitas vezes vê o aluno como um receptor de informações. É preciso adotar novas práticas pedagógicas, que despertem o interesse de aprendizagem nos alunos. Este trabalho apresenta uma aplicação da (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, que estimula o desenvolvimento de competências e desafios, onde os alunos se envolvem com problemas reais da sociedade, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. Alunos do Ensino Médio e Fundamental, de uma instituição pública de ensino, na cidade de Lorena/SP, são envolvidos na prática, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. A aplicação da metodologia propôs a construção de uma solução para acabar com o desperdício de água, fazendo reuso desse recurso em ambiente escolar, integrando ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Desenvolvendo uma aprendizagem mais atraente e significativa. O método de pesquisa utilizado foi o de Pesquisa- ação, que utilizou de questionários estruturados e roteiros de observação. Ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Os resultados demonstraram que, a aplicação da ABP no ensino relacionado às áreas do saber: Física, Geografia, História, Arte, Língua Portuguesa e Matemática, permitiu grande envolvimento dos alunos ao trabalharem em grupos, respeitando opiniões diversas, gerando maior estímulo à criatividade na resolução de problemas reais e demonstrando indícios de argumentação científica. Permitiu também que as sugestões dos alunos fossem recebidas pela escola como projetos reais de aplicação, colaborando na redução de desperdícios hídricos e no consumo sustentável da instituição.Nowadays we realize that it is necessary to break with the paradigms of traditional education that see the student as a simple information receiver. It is necessary to adopt new pedagogical practices that arouse students\' interest in learning. This paper presents an application of Project-Based Learning (ABP), an active learning teaching methodology, which stimulates the development of competencies and challenges, where students engage with real problems of society, seeking alternatives for developing solutions. High School and Elementary students from a public educational institution in the city of Lorena / SP, are involved in the practice, seeking alternatives for the development of solutions. The application of the methodology proposed the construction of a solution to end the waste and the excessive consumption of water in school environment. Reusing this resource, integrating the common disciplines in the levels of education, trying to stimulate students to face challenges in different situations, developing a more attractive and meaningful learning. The research method used was the action research, which used structured questionnaires and observation scripts. At the same time the researcher interacts with the students. The results showed that the application of PBL in teaching related to the areas of knowledge: Physics, Geography, History, Art, Portuguese Language and Mathematics allowed students to be involved in working in groups, respecting diverse opinions, generating greater creativity in solving real problems and showing evidence of scientific argument. It also allowed the students\' suggestions to be received by the school as real implementation projects, collaborating in the reduction of water wastes and in the sustainable consumption of the institution.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Eduardo Ferro dosRosa, Sandra Helena da Silva2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-173247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-03122018-173247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental Environmental Education and Project Based Learning: An Application in the High and Elementary School |
title |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
spellingShingle |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental Rosa, Sandra Helena da Silva Active Learning Methodologies Learning Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Ambiental Environmental education Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem Project-Based Learning |
title_short |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
title_full |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
title_fullStr |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
title_sort |
Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental |
author |
Rosa, Sandra Helena da Silva |
author_facet |
Rosa, Sandra Helena da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Eduardo Ferro dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sandra Helena da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active Learning Methodologies Learning Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Ambiental Environmental education Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem Project-Based Learning |
topic |
Active Learning Methodologies Learning Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Ambiental Environmental education Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem Project-Based Learning |
description |
Atualmente percebe-se que é necessário romper com os paradigmas do ensino tradicional, que muitas vezes vê o aluno como um receptor de informações. É preciso adotar novas práticas pedagógicas, que despertem o interesse de aprendizagem nos alunos. Este trabalho apresenta uma aplicação da (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, que estimula o desenvolvimento de competências e desafios, onde os alunos se envolvem com problemas reais da sociedade, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. Alunos do Ensino Médio e Fundamental, de uma instituição pública de ensino, na cidade de Lorena/SP, são envolvidos na prática, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. A aplicação da metodologia propôs a construção de uma solução para acabar com o desperdício de água, fazendo reuso desse recurso em ambiente escolar, integrando ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Desenvolvendo uma aprendizagem mais atraente e significativa. O método de pesquisa utilizado foi o de Pesquisa- ação, que utilizou de questionários estruturados e roteiros de observação. Ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Os resultados demonstraram que, a aplicação da ABP no ensino relacionado às áreas do saber: Física, Geografia, História, Arte, Língua Portuguesa e Matemática, permitiu grande envolvimento dos alunos ao trabalharem em grupos, respeitando opiniões diversas, gerando maior estímulo à criatividade na resolução de problemas reais e demonstrando indícios de argumentação científica. Permitiu também que as sugestões dos alunos fossem recebidas pela escola como projetos reais de aplicação, colaborando na redução de desperdícios hídricos e no consumo sustentável da instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-173247/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-173247/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256706955870208 |