Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Raíssa Silveira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-11082016-105507/
Resumo: A formação dos professores do ensino superior vem ganhando ênfase quando se discute a melhoria da qualidade do ensino e da preparação do futuro profissional para atuação no mercado de trabalho. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade, quanto às competências didático-pedagógicas e as fontes de sua formação para a docência, tomando como base as seis competências propostas por Swain e Stout (2000), que são: organizar o currículo e planejar a ação educativa; selecionar e preparar os conteúdos disciplinares; comunicar o conteúdo; dominar métodos de ensino; avaliar a aprendizagem; e orientar e aconselhar os alunos, bem como os três espaços formativos para aquisição desse conhecimento, quais sejam: o Programa de Pós-graduação, a Instituição de Ensino Superior e o esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo e teve uma abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, de forma complementar, dos testes estatísticos, U de Mann-Whitney, Kruskal Wallis e Wilcoxon. Foi utilizado como estratégia de pesquisa um levantamento, cujos dados foram coletados por meio de um questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain e Stout (2000). A amostra foi composta por 328 mestres e 97 doutores, totalizando 425 respondentes, representativos dos 16 Programas de Pós-graduação em Contabilidade, que já haviam obtido o título até o momento da coleta dos dados iniciais. Os principais resultados do estudo indicaram que as seis competências são altamente importantes para a docência; e que são proporcionadas na formação para a docência pelos Programas de Pós-graduação. Porém, na maioria das Instituições de Ensino Superior onde os professores de contabilidade lecionam, essa formação é proporcionada de forma tímida, sendo as discussões em grupos o método mais utilizado nesse espaço formativo. Quanto à formação adquirida a partir de interesse próprio, a maioria dos docentes respondeu ter buscado formação nas seis competências didático-pedagógicas relacionadas, e, declaram-se, dessa forma, formados para o uso das seis competências em suas atividades de ensino. Cabe ressaltar que, a partir da percepção dos docentes de contabilidade, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das Instituições de Ensino Superior é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos até o momento. E que, a formação por interesse próprio vem suprindo a formação, quando não é proporcionada de forma adequada pelos outros dois espaços formativos.
id USP_1535a10157700dc6f4e25a58fd745f57
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11082016-105507
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docênciaAccounting teachers\' perception in Brazil regarding the didactic and pedagogical competencies for the practice of teachingAccountingCompetências didático-pedagógicasContabilidadeDidatic and Pedagogical CompetenciesEnsinoFontes de formaçãoFormação docenteTeacher TrainingTeachingTraining sourceA formação dos professores do ensino superior vem ganhando ênfase quando se discute a melhoria da qualidade do ensino e da preparação do futuro profissional para atuação no mercado de trabalho. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade, quanto às competências didático-pedagógicas e as fontes de sua formação para a docência, tomando como base as seis competências propostas por Swain e Stout (2000), que são: organizar o currículo e planejar a ação educativa; selecionar e preparar os conteúdos disciplinares; comunicar o conteúdo; dominar métodos de ensino; avaliar a aprendizagem; e orientar e aconselhar os alunos, bem como os três espaços formativos para aquisição desse conhecimento, quais sejam: o Programa de Pós-graduação, a Instituição de Ensino Superior e o esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo e teve uma abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, de forma complementar, dos testes estatísticos, U de Mann-Whitney, Kruskal Wallis e Wilcoxon. Foi utilizado como estratégia de pesquisa um levantamento, cujos dados foram coletados por meio de um questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain e Stout (2000). A amostra foi composta por 328 mestres e 97 doutores, totalizando 425 respondentes, representativos dos 16 Programas de Pós-graduação em Contabilidade, que já haviam obtido o título até o momento da coleta dos dados iniciais. Os principais resultados do estudo indicaram que as seis competências são altamente importantes para a docência; e que são proporcionadas na formação para a docência pelos Programas de Pós-graduação. Porém, na maioria das Instituições de Ensino Superior onde os professores de contabilidade lecionam, essa formação é proporcionada de forma tímida, sendo as discussões em grupos o método mais utilizado nesse espaço formativo. Quanto à formação adquirida a partir de interesse próprio, a maioria dos docentes respondeu ter buscado formação nas seis competências didático-pedagógicas relacionadas, e, declaram-se, dessa forma, formados para o uso das seis competências em suas atividades de ensino. Cabe ressaltar que, a partir da percepção dos docentes de contabilidade, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das Instituições de Ensino Superior é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos até o momento. E que, a formação por interesse próprio vem suprindo a formação, quando não é proporcionada de forma adequada pelos outros dois espaços formativos.The training of higher education teachers has been gaining emphasis when discussing the improvement on education\'s quality and on future professionals\' preparation to act in the labor market. In this context, this study\'s goal was to analyze the training of teachers, masters and doctors in accounting, concerning the didactic-pedagogical competencies and their sources of teachers training, based on the six competencies proposed by Swain and Stout (2000) which are: organize the curriculum and plan educational activities; select and prepare the subject content; communicate content; master teaching methods; assess learning; and guide and advise students, as well as the three sources for the knowledge acquisition, which are: the Postgraduate Program, the Institution of Higher Education and individual effort. The study was characterized as descriptive and had a quantitative approach, through descriptive analysis and, additionally, statistical tests, Mann-Whitney\'s U, Kruskal Wallis and Wilcoxon. The research strategy used was a survey, whose data were collected through an online questionnaire, developed, validated and authorized by Swain and Stout (2000). The sample was composed by 328 masters and 97 doctors, totaling 425 respondents, representative of the 16 Postgraduate Programs in Accounting, who had given degrees until collect time of initial data. The main results of the study indicated that the six competencies are highly important for teaching; and are provided in teachers training in the Postgraduate Programs. However, on most of the educational institutions where accounting professors teach, such training is provided timidly, being the discussion groups the most used method in this source. Regarding the training acquired by self-interest, most teachers said to have sought training in the six didactic-pedagogical competencies mentioned, and declare themselves, thus, formed for the usage of the six competencies in their teaching activities. It is noteworthy that, from the perception of accounting teachers, the responsibility of teachers training on both the Postgraduate Program and the Higher Education Institutions is greater than the training provided by these sources so far. And, that the self-interest training has been supplying the training that isn\'t being provided adequately by the other two sources.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deFarias, Raíssa Silveira de2016-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-11082016-105507/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:10Zoai:teses.usp.br:tde-11082016-105507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
Accounting teachers\' perception in Brazil regarding the didactic and pedagogical competencies for the practice of teaching
title Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
spellingShingle Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
Farias, Raíssa Silveira de
Accounting
Competências didático-pedagógicas
Contabilidade
Didatic and Pedagogical Competencies
Ensino
Fontes de formação
Formação docente
Teacher Training
Teaching
Training source
title_short Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
title_full Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
title_fullStr Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
title_full_unstemmed Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
title_sort Percepção dos professores de contabilidade no Brasil no tocante a competências didático-pedagógicas para o exercício da docência
author Farias, Raíssa Silveira de
author_facet Farias, Raíssa Silveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Adriana Maria Procopio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Raíssa Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Competências didático-pedagógicas
Contabilidade
Didatic and Pedagogical Competencies
Ensino
Fontes de formação
Formação docente
Teacher Training
Teaching
Training source
topic Accounting
Competências didático-pedagógicas
Contabilidade
Didatic and Pedagogical Competencies
Ensino
Fontes de formação
Formação docente
Teacher Training
Teaching
Training source
description A formação dos professores do ensino superior vem ganhando ênfase quando se discute a melhoria da qualidade do ensino e da preparação do futuro profissional para atuação no mercado de trabalho. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade, quanto às competências didático-pedagógicas e as fontes de sua formação para a docência, tomando como base as seis competências propostas por Swain e Stout (2000), que são: organizar o currículo e planejar a ação educativa; selecionar e preparar os conteúdos disciplinares; comunicar o conteúdo; dominar métodos de ensino; avaliar a aprendizagem; e orientar e aconselhar os alunos, bem como os três espaços formativos para aquisição desse conhecimento, quais sejam: o Programa de Pós-graduação, a Instituição de Ensino Superior e o esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo e teve uma abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, de forma complementar, dos testes estatísticos, U de Mann-Whitney, Kruskal Wallis e Wilcoxon. Foi utilizado como estratégia de pesquisa um levantamento, cujos dados foram coletados por meio de um questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain e Stout (2000). A amostra foi composta por 328 mestres e 97 doutores, totalizando 425 respondentes, representativos dos 16 Programas de Pós-graduação em Contabilidade, que já haviam obtido o título até o momento da coleta dos dados iniciais. Os principais resultados do estudo indicaram que as seis competências são altamente importantes para a docência; e que são proporcionadas na formação para a docência pelos Programas de Pós-graduação. Porém, na maioria das Instituições de Ensino Superior onde os professores de contabilidade lecionam, essa formação é proporcionada de forma tímida, sendo as discussões em grupos o método mais utilizado nesse espaço formativo. Quanto à formação adquirida a partir de interesse próprio, a maioria dos docentes respondeu ter buscado formação nas seis competências didático-pedagógicas relacionadas, e, declaram-se, dessa forma, formados para o uso das seis competências em suas atividades de ensino. Cabe ressaltar que, a partir da percepção dos docentes de contabilidade, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das Instituições de Ensino Superior é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos até o momento. E que, a formação por interesse próprio vem suprindo a formação, quando não é proporcionada de forma adequada pelos outros dois espaços formativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-11082016-105507/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-11082016-105507/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256870586155008