The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Nascimento, Juarez Vieira do, Graça, Amândio Braga Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16640
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação Física. Participaram do estudo 10 professores-formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a entrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou a importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, tanto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as reflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como preparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram considerados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.
id USP-35_e0226066dacdec3eb27a7dd4821f70ed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16640
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física Educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaCompetências pedagógicasPhysical educationTeacher trainingPedagogical practicesPedagogical competences O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação Física. Participaram do estudo 10 professores-formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a entrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou a importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, tanto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as reflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como preparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram considerados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores. The current study aims at identifying the pertaining elements of activities from pedagogical practices as curricular components, which contribute to the formation of pedagogical competences for the student-teachers during the initial training in Physical Education. Ten teacher-trainers responsible for the sports modules in the Physical Education degree course at University of Caxias do Sul (Universidade de Caxias do Sul) - RS and ten graduate student-teachers participated in the study. The tools used for information gathering were document analysis and interviews done with the student-teacher and the teacher-trainer. This study showed the importance of doing practical activities in the training of teachers, both the sports activities and, fundamentally, the pedagogical practices done with colleagues and mainly in the community. The planning of classes, the possibility of closeness to the school context, the follow-up from the teacher-trainer, the reflections and discussions of the pedagogical practices, the slow and gradual participation in the teaching world as a preparation for the supervised placements, and the discovery of a teaching vocation were all considered the constituent elements of practice as the curricular components which most contribute to the development of pedagogical competence of the student-teacher. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1664010.1590/S1807-55092007000100002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 1 (2007); 11-25 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 1 (2007); 11-25 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 1 (2007); 11-25 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16640/18353Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, DanielNascimento, Juarez Vieira doGraça, Amândio Braga Santos2012-05-22T12:25:42Zoai:revistas.usp.br:article/16640Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:25:42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física
title The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
spellingShingle The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
Marcon, Daniel
Educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
Competências pedagógicas
Physical education
Teacher training
Pedagogical practices
Pedagogical competences
title_short The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
title_full The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
title_fullStr The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
title_full_unstemmed The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
title_sort The formation of pedagogical competences through practice as a curricular component in the initial training in physical education
author Marcon, Daniel
author_facet Marcon, Daniel
Nascimento, Juarez Vieira do
Graça, Amândio Braga Santos
author_role author
author2 Nascimento, Juarez Vieira do
Graça, Amândio Braga Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Daniel
Nascimento, Juarez Vieira do
Graça, Amândio Braga Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
Competências pedagógicas
Physical education
Teacher training
Pedagogical practices
Pedagogical competences
topic Educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
Competências pedagógicas
Physical education
Teacher training
Pedagogical practices
Pedagogical competences
description O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação Física. Participaram do estudo 10 professores-formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a entrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou a importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, tanto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as reflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como preparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram considerados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16640
10.1590/S1807-55092007000100002
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16640
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092007000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16640/18353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 1 (2007); 11-25
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 1 (2007); 11-25
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 1 (2007); 11-25
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930321276928