Paulo Emílio, a última gargalhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigneron, Victor Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022023-140004/
Resumo: O tema desta tese é a trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes em suas últimas décadas de atuação intelectual. A partir da pesquisa do material pessoal do crítico, depositado na Cinemateca Brasileira, além de textos publicados e de documentos dispersos em outros arquivos, a proposta é acompanhar as transformações em sua escrita a partir de finais dos anos 1950. Entre os anos 1960 e 1970, sua produção é marcada por um paulatino acercamento com o cinema brasileiro, fato que seria registrado em seus mais conhecidos escritos, \"Uma situação colonial\" (1960) e \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" (1973). No entanto, a análise de um conjunto mais amplo de documentos permite observar uma trajetória intelectual mais complexa. Afinal, Paulo Emílio encontrava-se na confluência da institucionalização de um determinado projeto moderno para o país, obstado por diferentes processos que afetaram sua posição; o advento do regime militar, o processo de institucionalização acadêmica e a aceleração da modernização capitalista num sentido conservador levariam de roldão algumas das formulações teóricas apresentadas pelo intelectual no início dos anos 1960. Diante disso, o objetivo específico desta tese é analisar as diferentes encruzilhadas a que a escrita de Paulo Emílio foi submetida, de modo a aferir o trabalho de formulação levado a cabo pelo crítico entre os anos 1960 e 1970. Nesse processo intelectual, a escrita de Paulo Emílio registra um paulatino amadurecimento de determinadas tendências, mas também o descarte de certas experiências, fato evidenciado nos esboços e nos materiais não publicados do autor. No conjunto é possível observar que sua derradeira produção, demarcada entre \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" e \"Festejo muito pessoal\" (1977), é um ponto de confluência de diferentes tendências, urdidas de forma paulatina na documentação privada, que configuram uma maneira muito particular de formalizar os dilemas de sua trajetória intelectual.
id USP_15de5c1af83dd9d9671d218febbbe117
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24022023-140004
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Paulo Emílio, a última gargalhadaPaulo Emílio, the last laughCinemaCinemaCríticaCriticismCrossroadEncruzilhadaEscritaPaulo Emílio Salles GomesPaulo Emílio Salles GomesWritingO tema desta tese é a trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes em suas últimas décadas de atuação intelectual. A partir da pesquisa do material pessoal do crítico, depositado na Cinemateca Brasileira, além de textos publicados e de documentos dispersos em outros arquivos, a proposta é acompanhar as transformações em sua escrita a partir de finais dos anos 1950. Entre os anos 1960 e 1970, sua produção é marcada por um paulatino acercamento com o cinema brasileiro, fato que seria registrado em seus mais conhecidos escritos, \"Uma situação colonial\" (1960) e \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" (1973). No entanto, a análise de um conjunto mais amplo de documentos permite observar uma trajetória intelectual mais complexa. Afinal, Paulo Emílio encontrava-se na confluência da institucionalização de um determinado projeto moderno para o país, obstado por diferentes processos que afetaram sua posição; o advento do regime militar, o processo de institucionalização acadêmica e a aceleração da modernização capitalista num sentido conservador levariam de roldão algumas das formulações teóricas apresentadas pelo intelectual no início dos anos 1960. Diante disso, o objetivo específico desta tese é analisar as diferentes encruzilhadas a que a escrita de Paulo Emílio foi submetida, de modo a aferir o trabalho de formulação levado a cabo pelo crítico entre os anos 1960 e 1970. Nesse processo intelectual, a escrita de Paulo Emílio registra um paulatino amadurecimento de determinadas tendências, mas também o descarte de certas experiências, fato evidenciado nos esboços e nos materiais não publicados do autor. No conjunto é possível observar que sua derradeira produção, demarcada entre \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" e \"Festejo muito pessoal\" (1977), é um ponto de confluência de diferentes tendências, urdidas de forma paulatina na documentação privada, que configuram uma maneira muito particular de formalizar os dilemas de sua trajetória intelectual.The theme of this thesis is the trajectory of film critic Paulo Emílio Salles Gomes, in his last decades of intellectual activity. From the research of the critic\'s personal material, deposited at Cinemateca Brasileira, as well as published texts and scattered documents in other archives, the proposal is to follow the changes in his writing from the late 1950s. Between the 1960s and 1970s, his production is marked by a gradual contact with Brazilian cinema, a fact that would be seen in his most-known writings, \"Uma situação colonial\" [A colonial situation] (1960) and \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" [Cinema: trajectory in underdevelopment] (1973). However, the analysis of a larger set of documents allows us to observe a more complex intellectual trajectory. After all, Paulo Emílio was at the confluence of the institutionalization of a definite modern project for the country, obstructed by different processes that affected his position; the advent of the military regime, the process of academic institutionalization and the acceleration of capitalist modernization in a conservative direction would unexpectedly take away some of the theoretical formulations presented by the intellectual in the early 1960s. Therefore, the specific objective of this dissertation is to analyze the different crossroads to which Paulo Emílio\'s writing was subjected to, in order to assess the work of formulation carried out by the critic between the 1960s and 1970s. In this intellectual process, Paulo Emílio\'s writing registers a gradual evolution of certain trends, but also the discarding of certain experiences, a fact evidenced in the author\'s drafts and unpublished materials. As a whole, it is possible to observe that his last production, demarcated between \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" and \"Festejo muito pessoal\" [A very personal celebration] (1977), is a point of confluence of different trends, gradually woven in private documentation, which configure a very particular way of establishing the dilemmas of his intellectual trajectory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlambert Junior, Francisco CabralVigneron, Victor Santos2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022023-140004/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-24T16:05:51Zoai:teses.usp.br:tde-24022023-140004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-24T16:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Emílio, a última gargalhada
Paulo Emílio, the last laugh
title Paulo Emílio, a última gargalhada
spellingShingle Paulo Emílio, a última gargalhada
Vigneron, Victor Santos
Cinema
Cinema
Crítica
Criticism
Crossroad
Encruzilhada
Escrita
Paulo Emílio Salles Gomes
Paulo Emílio Salles Gomes
Writing
title_short Paulo Emílio, a última gargalhada
title_full Paulo Emílio, a última gargalhada
title_fullStr Paulo Emílio, a última gargalhada
title_full_unstemmed Paulo Emílio, a última gargalhada
title_sort Paulo Emílio, a última gargalhada
author Vigneron, Victor Santos
author_facet Vigneron, Victor Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alambert Junior, Francisco Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigneron, Victor Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema
Crítica
Criticism
Crossroad
Encruzilhada
Escrita
Paulo Emílio Salles Gomes
Paulo Emílio Salles Gomes
Writing
topic Cinema
Cinema
Crítica
Criticism
Crossroad
Encruzilhada
Escrita
Paulo Emílio Salles Gomes
Paulo Emílio Salles Gomes
Writing
description O tema desta tese é a trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes em suas últimas décadas de atuação intelectual. A partir da pesquisa do material pessoal do crítico, depositado na Cinemateca Brasileira, além de textos publicados e de documentos dispersos em outros arquivos, a proposta é acompanhar as transformações em sua escrita a partir de finais dos anos 1950. Entre os anos 1960 e 1970, sua produção é marcada por um paulatino acercamento com o cinema brasileiro, fato que seria registrado em seus mais conhecidos escritos, \"Uma situação colonial\" (1960) e \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" (1973). No entanto, a análise de um conjunto mais amplo de documentos permite observar uma trajetória intelectual mais complexa. Afinal, Paulo Emílio encontrava-se na confluência da institucionalização de um determinado projeto moderno para o país, obstado por diferentes processos que afetaram sua posição; o advento do regime militar, o processo de institucionalização acadêmica e a aceleração da modernização capitalista num sentido conservador levariam de roldão algumas das formulações teóricas apresentadas pelo intelectual no início dos anos 1960. Diante disso, o objetivo específico desta tese é analisar as diferentes encruzilhadas a que a escrita de Paulo Emílio foi submetida, de modo a aferir o trabalho de formulação levado a cabo pelo crítico entre os anos 1960 e 1970. Nesse processo intelectual, a escrita de Paulo Emílio registra um paulatino amadurecimento de determinadas tendências, mas também o descarte de certas experiências, fato evidenciado nos esboços e nos materiais não publicados do autor. No conjunto é possível observar que sua derradeira produção, demarcada entre \"Cinema: trajetória no subdesenvolvimento\" e \"Festejo muito pessoal\" (1977), é um ponto de confluência de diferentes tendências, urdidas de forma paulatina na documentação privada, que configuram uma maneira muito particular de formalizar os dilemas de sua trajetória intelectual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022023-140004/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022023-140004/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257384990277632