Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar. |
id |
USP_164e5a0d6cd097dae1866c5e2c549983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17022021-124918 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar--arte-educaçãoensino e aprendizagem da arteexperiênciainiciação à docênciaEsta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar.This research investigates a teaching initiation experience within the course of Visual Arts Teaching at the School of Communication and Arts (ECA) at the University of São Paulo (USP) which took place in 2013. In the following two years, the experience developed into the implementation of an arts program offered to children after the regular period of classes and related to the Ateliê Nossa Casa project, a university extension program which reflects non-formal /non-school Art Teaching and which enables the supervised internships for students- a mandatory requirement for the undergraduation program. More specifically, it deals with the Art Teaching Practice for children from 6 to 12 years old and considers both a crosscurricular and the student-teacher perspectives. It gives special emphasis on the knowledge resulting from the artistic-pedagogical experience and their meanings for the self-constitution of the art teacher/educator, with the aid of the complexity paradigm and reflective processes, considering the concept of experience according to John Dewey. Thus, it intends to offer contributions to the debate on the pre-service education of the art education professionals in formal and non-formal education, inside and outside the school environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosenthal, DáliaMaciel, Vanessa Santos2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-18T00:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022021-124918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-18T00:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar - |
title |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
spellingShingle |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar Maciel, Vanessa Santos - arte-educação ensino e aprendizagem da arte experiência iniciação à docência |
title_short |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
title_full |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
title_fullStr |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
title_sort |
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar |
author |
Maciel, Vanessa Santos |
author_facet |
Maciel, Vanessa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosenthal, Dália |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Vanessa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- arte-educação ensino e aprendizagem da arte experiência iniciação à docência |
topic |
- arte-educação ensino e aprendizagem da arte experiência iniciação à docência |
description |
Esta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090791076790272 |