Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Vanessa Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar.
id USP_164e5a0d6cd097dae1866c5e2c549983
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022021-124918
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar--arte-educaçãoensino e aprendizagem da arteexperiênciainiciação à docênciaEsta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar.This research investigates a teaching initiation experience within the course of Visual Arts Teaching at the School of Communication and Arts (ECA) at the University of São Paulo (USP) which took place in 2013. In the following two years, the experience developed into the implementation of an arts program offered to children after the regular period of classes and related to the Ateliê Nossa Casa project, a university extension program which reflects non-formal /non-school Art Teaching and which enables the supervised internships for students- a mandatory requirement for the undergraduation program. More specifically, it deals with the Art Teaching Practice for children from 6 to 12 years old and considers both a crosscurricular and the student-teacher perspectives. It gives special emphasis on the knowledge resulting from the artistic-pedagogical experience and their meanings for the self-constitution of the art teacher/educator, with the aid of the complexity paradigm and reflective processes, considering the concept of experience according to John Dewey. Thus, it intends to offer contributions to the debate on the pre-service education of the art education professionals in formal and non-formal education, inside and outside the school environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosenthal, DáliaMaciel, Vanessa Santos2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-18T00:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022021-124918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-18T00:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
-
title Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
spellingShingle Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
Maciel, Vanessa Santos
-
arte-educação
ensino e aprendizagem da arte
experiência
iniciação à docência
title_short Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
title_full Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
title_fullStr Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
title_full_unstemmed Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
title_sort Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
author Maciel, Vanessa Santos
author_facet Maciel, Vanessa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosenthal, Dália
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Vanessa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv -
arte-educação
ensino e aprendizagem da arte
experiência
iniciação à docência
topic -
arte-educação
ensino e aprendizagem da arte
experiência
iniciação à docência
description Esta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17022021-124918/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090791076790272