Uma reflexão sobre o curso \"Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural\" da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Flavia dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-20102016-221114/
Resumo: O presente trabalho visa analisar o impacto do curso de formacao para educadores sociais, tambem conhecido por Acoes Multiplicadoras: o museu e a inclusao sociocultural, uma das frentes de trabalho da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo. A investigacao tem a intencao de esclarecer como as acoes educativas da Pinacoteca podem contribuir com o trabalho dos educadores sociais. Quais sao os ganhos e limites de sua intervencao? Elas auxiliam na inclusao e expansao do publico em vulnerabilidade social? Qual e a percepcao do educador social? Ao promover o encontro entre o publico em vulnerabilidade social e as obras de arte, acredita-se estar reduzindo a desigualdade do acesso aos bens e servicos culturais. Todavia, alguns autores criticam esse pensamento afirmando nao ser possivel criar um vinculo profundo e duradouro. A principal abordagem metodologica utilizada na pesquisa foi a qualitativa e para coletar os dados selecionamos os participantes do curso nos anos de 2012 e 2013. Nessa ocasiao, consideramos a observacao participativa, a aplicacao de questionario e a entrevista com a coordenadora do Programa de Inclusao Sociocultural - PISC. Atraves da observacao participante, verificou-se que o sentido do curso e ressignificado segundo a realidade e o esforco criativo do educador social, a quem ele contribui ampliando sua atuacao profissional. Ficou evidente tambem que o seu intuito e difundir as potencialidades do museu e acessibilizar instrumentos e recursos que podem ser usados em projetos socioeducativos. Mas no que tange ao desejo da instituicao por formar novos publicos, nao se pode contar nem com a consolidacao da parceria, e nem com a modificacao significativa do publico, ja que este tem pouca capacidade de criar habitos culturais duradouros
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