Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Nathalia Bevilacqua
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/
Resumo: Esta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo.
id USP_4217a327d4e74a3c038aed69426b2663
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29082022-161048
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão SocioculturalDialogues between Pinacoteca and Luz: a reflection on the educational practices of the Sociocultural Inclusion ProgramEducação musealInclusão SocioculturalMuseu e entornoMuseum educationPinacoteca do EstadoPinacoteca do EstadoPISCPISCSociocultural inclusion, Museum and surroundingsEsta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo.This research focuses on the relation between the museum Pinacoteca do Estado de São Paulo and its surrounding region (Luz) based on Pinacoteca\'s Sociocultural Inclusion Program (PISC). This program seeks to promote access of socially vulnerable people to the museum\'s cultural heritage. Starting from exploratory research, this work analyzes whether the actions of this educational program are capable of producing dialogue and transformation, both within the population of the surrounding region and the museum as a whole. It aimed at investigating the formation of bonds between all those involved in the program, the impacts generated and the representativity of the attendees in comparison with the population of Luz. Interviews were used as the main method of data collection, supplemented by broad historical and demographic research for a better understanding of the object of study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloAguiar, Nathalia Bevilacqua2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-26T13:33:52Zoai:teses.usp.br:tde-29082022-161048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-26T13:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
Dialogues between Pinacoteca and Luz: a reflection on the educational practices of the Sociocultural Inclusion Program
title Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
spellingShingle Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
Aguiar, Nathalia Bevilacqua
Educação museal
Inclusão Sociocultural
Museu e entorno
Museum education
Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado
PISC
PISC
Sociocultural inclusion, Museum and surroundings
title_short Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
title_full Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
title_fullStr Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
title_full_unstemmed Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
title_sort Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
author Aguiar, Nathalia Bevilacqua
author_facet Aguiar, Nathalia Bevilacqua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Camilo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Nathalia Bevilacqua
dc.subject.por.fl_str_mv Educação museal
Inclusão Sociocultural
Museu e entorno
Museum education
Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado
PISC
PISC
Sociocultural inclusion, Museum and surroundings
topic Educação museal
Inclusão Sociocultural
Museu e entorno
Museum education
Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado
PISC
PISC
Sociocultural inclusion, Museum and surroundings
description Esta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257483972706304