Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/ |
Resumo: | Esta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo. |
id |
USP_4217a327d4e74a3c038aed69426b2663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29082022-161048 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão SocioculturalDialogues between Pinacoteca and Luz: a reflection on the educational practices of the Sociocultural Inclusion ProgramEducação musealInclusão SocioculturalMuseu e entornoMuseum educationPinacoteca do EstadoPinacoteca do EstadoPISCPISCSociocultural inclusion, Museum and surroundingsEsta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo.This research focuses on the relation between the museum Pinacoteca do Estado de São Paulo and its surrounding region (Luz) based on Pinacoteca\'s Sociocultural Inclusion Program (PISC). This program seeks to promote access of socially vulnerable people to the museum\'s cultural heritage. Starting from exploratory research, this work analyzes whether the actions of this educational program are capable of producing dialogue and transformation, both within the population of the surrounding region and the museum as a whole. It aimed at investigating the formation of bonds between all those involved in the program, the impacts generated and the representativity of the attendees in comparison with the population of Luz. Interviews were used as the main method of data collection, supplemented by broad historical and demographic research for a better understanding of the object of study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloAguiar, Nathalia Bevilacqua2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-26T13:33:52Zoai:teses.usp.br:tde-29082022-161048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-26T13:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural Dialogues between Pinacoteca and Luz: a reflection on the educational practices of the Sociocultural Inclusion Program |
title |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
spellingShingle |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural Aguiar, Nathalia Bevilacqua Educação museal Inclusão Sociocultural Museu e entorno Museum education Pinacoteca do Estado Pinacoteca do Estado PISC PISC Sociocultural inclusion, Museum and surroundings |
title_short |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
title_full |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
title_fullStr |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
title_sort |
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural |
author |
Aguiar, Nathalia Bevilacqua |
author_facet |
Aguiar, Nathalia Bevilacqua |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Camilo de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Nathalia Bevilacqua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação museal Inclusão Sociocultural Museu e entorno Museum education Pinacoteca do Estado Pinacoteca do Estado PISC PISC Sociocultural inclusion, Museum and surroundings |
topic |
Educação museal Inclusão Sociocultural Museu e entorno Museum education Pinacoteca do Estado Pinacoteca do Estado PISC PISC Sociocultural inclusion, Museum and surroundings |
description |
Esta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-29082022-161048/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257483972706304 |