Hipertensão arterial sistêmica e cognição em adultos: funcionamento executivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-11112019-130439/ |
Resumo: | A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica com alta prevalência na população e seu agravamento repercute lenta e progressivamente sobre os tecidos de órgãos-alvo, e, se não tratada, pode levar ao desenvolvimento de complicações vasculares graves. Considerando que as alterações cerebrais associadas com o aumento da pressão arterial (PA) são progressivas, cumulativas e irreversíveis, tais modificações poderiam ocasionar efeitos negativos no desempenho cognitivo. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre HAS e desempenho em tarefas de funções executivas (FE), comparando um grupo controle (sem HAS) a pacientes com HAS, em dois níveis de gravidade, acompanhados no ambulatório da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (INCOR). A coleta de dados constituiu-se de entrevista clínica com médico Cardiologista e posteriormente por avaliaçãoneuropsicológica composta dos seguintes testes: Dígitos e Códigos da Escala de Inteligência Wechsler Adultos, Teste de Trilhas parte A e B, Fluência Verbal (Fonêmica e Semântica), Teste de Nomeação de Boston, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey, Figura Complexa de Rey, Teste do Desenho do Relógio, T.O.V.A. Test. O T.O.V.A. Test, Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica, e o Teste de Trilhas parte B para medir os componentes de controle inibitório (CI), atualização e alternância, respectivamente. Participantes com HAS estágio 2 tiveram pior desempenho nos testes de alternância e atualização, avaliados pelo Teste de Trilhas parte B e Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica. Tais resultados são compatíveis com dados da literatura e sugerem que pacientes com HAS possuem prejuízos mais significativos em FE, especificamente em alternância e atualização. E que este prejuízo é diretamente proporcional com a gravidade da HAS |
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Hipertensão arterial sistêmica e cognição em adultos: funcionamento executivoSystemic arterial hypertension and cognition in adults: executive functioningAdultosAdultsAtualizaçãoCogniçãoCognitionControle inibitórioExecutive functionFlexibilidade cognitivaFunção executivaHipertensãoHypertensionInhibitory controlShiftingUpdateA Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica com alta prevalência na população e seu agravamento repercute lenta e progressivamente sobre os tecidos de órgãos-alvo, e, se não tratada, pode levar ao desenvolvimento de complicações vasculares graves. Considerando que as alterações cerebrais associadas com o aumento da pressão arterial (PA) são progressivas, cumulativas e irreversíveis, tais modificações poderiam ocasionar efeitos negativos no desempenho cognitivo. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre HAS e desempenho em tarefas de funções executivas (FE), comparando um grupo controle (sem HAS) a pacientes com HAS, em dois níveis de gravidade, acompanhados no ambulatório da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (INCOR). A coleta de dados constituiu-se de entrevista clínica com médico Cardiologista e posteriormente por avaliaçãoneuropsicológica composta dos seguintes testes: Dígitos e Códigos da Escala de Inteligência Wechsler Adultos, Teste de Trilhas parte A e B, Fluência Verbal (Fonêmica e Semântica), Teste de Nomeação de Boston, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey, Figura Complexa de Rey, Teste do Desenho do Relógio, T.O.V.A. Test. O T.O.V.A. Test, Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica, e o Teste de Trilhas parte B para medir os componentes de controle inibitório (CI), atualização e alternância, respectivamente. Participantes com HAS estágio 2 tiveram pior desempenho nos testes de alternância e atualização, avaliados pelo Teste de Trilhas parte B e Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica. Tais resultados são compatíveis com dados da literatura e sugerem que pacientes com HAS possuem prejuízos mais significativos em FE, especificamente em alternância e atualização. E que este prejuízo é diretamente proporcional com a gravidade da HASSystemic Arterial Hypertension (SAH) is a chronic disease with a high prevalence in the population and its aggravation has a slow and progressive repercussion on the tissues of target organs and, if left untreated, may lead to the development of severe vascular complications. Considering that the cerebral changes associated with the increase of the blood pressure (BP) are progressive, cumulative and irreversible, such modifications could cause negative effects in the cognitive performance. The objective of this study was to investigate the relationship between SAH and performance in tasks of executive functions (EF), comparing a control group (without SAH) to hypertensive patients at two levels of severity attended in the ambulatory of the Unit of Hypertension of Instituto do Coração (INCOR). Data collection consisted of a clinical interview with a Cardiologist and later by neuropsychological evaluation composed of the following tests: Digits and Symbol Digits of the Wechsler Adult Intelligence Scale, Trail Making Test Part A and B, Verbal Fluency (Phonemic and Semantic), Boston Naming Test, Rey Auditory-Verbal Learning Test, Rey Complex Figure, Clock Drawing Test and T.O.V.A. Test. The T.O.V.A. Test, Backward Digits, Phonemic and Semantic VF, and the Trail Making Test part B to measure inhibitory control (IC), update and shifting components, respectively. Patients with SAH stage 2 had worse performance in the shifting. These results are compatible with data from the literature and suggest that patients with SAH have more significant impairment in EF, specifically in alternation and update. And that this impairment is directly proportional to the severity of SAHBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYassuda, Mônica SanchesMoraes, Natália Cristina2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-11112019-130439/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T21:28:01Zoai:teses.usp.br:tde-11112019-130439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T21:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica com alta prevalência na população e seu agravamento repercute lenta e progressivamente sobre os tecidos de órgãos-alvo, e, se não tratada, pode levar ao desenvolvimento de complicações vasculares graves. Considerando que as alterações cerebrais associadas com o aumento da pressão arterial (PA) são progressivas, cumulativas e irreversíveis, tais modificações poderiam ocasionar efeitos negativos no desempenho cognitivo. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre HAS e desempenho em tarefas de funções executivas (FE), comparando um grupo controle (sem HAS) a pacientes com HAS, em dois níveis de gravidade, acompanhados no ambulatório da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (INCOR). A coleta de dados constituiu-se de entrevista clínica com médico Cardiologista e posteriormente por avaliaçãoneuropsicológica composta dos seguintes testes: Dígitos e Códigos da Escala de Inteligência Wechsler Adultos, Teste de Trilhas parte A e B, Fluência Verbal (Fonêmica e Semântica), Teste de Nomeação de Boston, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey, Figura Complexa de Rey, Teste do Desenho do Relógio, T.O.V.A. Test. O T.O.V.A. Test, Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica, e o Teste de Trilhas parte B para medir os componentes de controle inibitório (CI), atualização e alternância, respectivamente. Participantes com HAS estágio 2 tiveram pior desempenho nos testes de alternância e atualização, avaliados pelo Teste de Trilhas parte B e Dígitos Inversos, FV fonêmica e semântica. Tais resultados são compatíveis com dados da literatura e sugerem que pacientes com HAS possuem prejuízos mais significativos em FE, especificamente em alternância e atualização. E que este prejuízo é diretamente proporcional com a gravidade da HAS |
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