Salários e tarifa do transporte coletivo: a problemática na região metropolitana de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29102024-152206/ |
Resumo: | Este trabalho atual tenta avançar o debate sobre a relação entre salários e estruturas de tarifas de transporte público, com base em um estudo de caso da área metropolitana de São Paulo. Pressupondo que os níveis salariais, a longo prazo, são determinados pelos custos de reprodução da força de trabalho, investiga-se a hipótese de que os salários levam em conta diferentes custos de deslocamento. Também é investigada a hipótese de que o setor da indústria da construção adota uma solução específica para o problema dos custos de deslocamento, fixando a localização residencial dos trabalhadores no canteiro de obras. |
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Salários e tarifa do transporte coletivo: a problemática na região metropolitana de São PauloSalaries and public transport fares: the issues in the São Paulo metropolitan regionTarifas de transportesTransport - Economic aspectsTransport faresTransportes - Aspectos econômicosEste trabalho atual tenta avançar o debate sobre a relação entre salários e estruturas de tarifas de transporte público, com base em um estudo de caso da área metropolitana de São Paulo. Pressupondo que os níveis salariais, a longo prazo, são determinados pelos custos de reprodução da força de trabalho, investiga-se a hipótese de que os salários levam em conta diferentes custos de deslocamento. Também é investigada a hipótese de que o setor da indústria da construção adota uma solução específica para o problema dos custos de deslocamento, fixando a localização residencial dos trabalhadores no canteiro de obras.This present work attempts to advance the debate on the relationship between salaries and public transport fare structures, based on a São Paulo metropolitan area case study. Presuposing that wage levels in the long term are determined by the reproduction costs of the labour force, the hypothesis that wages take into account different commuting costs, is investigated. Also investigated is the hypothesis that the construction industry sector adopts a specific solution to the commuting cost problem by fixing the workers residential location at the construction site.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMacedo, Roberto Bras MatosMoraes, Antonio Carlos de1982-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29102024-152206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-29T17:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-29102024-152206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-29T17:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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