O governo quer que eu mude: marketing social e comportamento do consumidor na adoção de um programa governamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05012011-112102/ |
Resumo: | Nesta dissertação são investigados fatores que influenciam a adoção pelos consumidores de programas governamentais. O Marketing Social é o ramo do conhecimento que se dedica ao estudo da mudança comportamental dos indivíduos em resposta a intervenções de interesse social. Essas intervenções assumem com freqüência a forma de programas conduzidos por entes governamentais. São programas que geralmente têm sucesso limitado por não adotarem a filosofia de marketing em sua concepção e orientação. No campo tributário, um tipo de comportamento individual que procura ser estimulado pelos três níveis de governo no Brasil é o de pedir nota fiscal nas compras, com o objetivo de combater a sonegação de impostos e aumentar os recursos públicos. Os recursos financeiros são a base para os investimentos públicos e para os gastos sociais. Um dos principais caminhos para aumentar esses recursos é arrecadar tributos com mais eficiência. Nesse contexto, programas como a Nota Fiscal Paulista são lançados com o objetivo de alterar o comportamento individual dos consumidores. Nesta dissertação, esse programa foi analisado sob o enfoque de Marketing Social e de linhas de pesquisa relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor. Partindo-se da Teoria do Comportamento Planejado e com a incorporação de conceitos importantes no Marketing, como satisfação, lealdade e boca-a-boca, chegou-se à proposição de um modelo teórico integrativo, que considerou a relação da atitude, de seus antecedentes e dos fatores norma social e auto-eficácia com os efeitos de marketing decorrentes da adoção ou não da Nota Fiscal Paulista pelo consumidor. Adicionalmente, foram identificadas as diferenças entre os grupos de adotantes e não adotantes do programa. O método de pesquisa se baseou em métodos qualitativos e na coleta de dados por meio de questionário disponibilizado pela Internet. A análise dos resultados teve por estratégia principal o emprego da modelagem de equações estruturais. A adoção do programa foi considerada como variável moderadora, possibilitando uma análise multigrupos. Dentre as principais conclusões da pesquisa, pode-se destacar que a atitude é o principal fator explicativo dos efeitos de marketing e o principal fator na previsão da adoção do programa. Adotantes e não-adotantes apresentaram perfis significativamente diferentes na amostra. Para os adotantes, a satisfação foi o antecedente mais importante da atitude. Para os não-adotantes, benefícios líquidos percebidos foi o fator com mais impacto na atitude. Risco de privacidade também foi um fator importante para esse grupo. A principal contribuição da pesquisa é a identificação dos fatores mais relevantes para a adoção da Nota Fiscal Paulista, colaborando para o estudo de uma área pouco explorada no contexto de marketing. Dentre as principais recomendações gerenciais, que podem ser aplicadas a diversos programas governamentais, citam-se a necessidade de intervenção para criar e reforçar atitudes positivas em relação ao programa governamental, a utilização freqüente de pesquisas com os consumidores para a orientação na condução do programa, a segmentação dos consumidores, a necessidade de incremento da auto-eficácia dos consumidores e da simplificação do programa, e a elaboração de estratégias relacionadas ao composto de marketing que decorram de um plano estratégico de marketing. Discutem-se ainda aspectos como os efeitos sobre o comportamento dos consumidores decorrentes do tipo de recompensa a ser oferecido em um programa social, da certeza ou não dessa recompensa e da interpretação que o consumidor faz das regras do programa. Limitações do estudo e sugestões para estudos futuros são também apresentadas. |
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O governo quer que eu mude: marketing social e comportamento do consumidor na adoção de um programa governamentalThe government wants me to change: social marketing and consumer behavior in the adoption of a governamental programComportamento do consumidorConsumer behaviorMarketingMarketingMarketing estratégicoMarketing socialSocial marketingStrategic marketingNesta dissertação são investigados fatores que influenciam a adoção pelos consumidores de programas governamentais. O Marketing Social é o ramo do conhecimento que se dedica ao estudo da mudança comportamental dos indivíduos em resposta a intervenções de interesse social. Essas intervenções assumem com freqüência a forma de programas conduzidos por entes governamentais. São programas que geralmente têm sucesso limitado por não adotarem a filosofia de marketing em sua concepção e orientação. No campo tributário, um tipo de comportamento individual que procura ser estimulado pelos três níveis de governo no Brasil é o de pedir nota fiscal nas compras, com o objetivo de combater a sonegação de impostos e aumentar os recursos públicos. Os recursos financeiros são a base para os investimentos públicos e para os gastos sociais. Um dos principais caminhos para aumentar esses recursos é arrecadar tributos com mais eficiência. Nesse contexto, programas como a Nota Fiscal Paulista são lançados com o objetivo de alterar o comportamento individual dos consumidores. Nesta dissertação, esse programa foi analisado sob o enfoque de Marketing Social e de linhas de pesquisa relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor. Partindo-se da Teoria do Comportamento Planejado e com a incorporação de conceitos importantes no Marketing, como satisfação, lealdade e boca-a-boca, chegou-se à proposição de um modelo teórico integrativo, que considerou a relação da atitude, de seus antecedentes e dos fatores norma social e auto-eficácia com os efeitos de marketing decorrentes da adoção ou não da Nota Fiscal Paulista pelo consumidor. Adicionalmente, foram identificadas as diferenças entre os grupos de adotantes e não adotantes do programa. O método de pesquisa se baseou em métodos qualitativos e na coleta de dados por meio de questionário disponibilizado pela Internet. A análise dos resultados teve por estratégia principal o emprego da modelagem de equações estruturais. A adoção do programa foi considerada como variável moderadora, possibilitando uma análise multigrupos. Dentre as principais conclusões da pesquisa, pode-se destacar que a atitude é o principal fator explicativo dos efeitos de marketing e o principal fator na previsão da adoção do programa. Adotantes e não-adotantes apresentaram perfis significativamente diferentes na amostra. Para os adotantes, a satisfação foi o antecedente mais importante da atitude. Para os não-adotantes, benefícios líquidos percebidos foi o fator com mais impacto na atitude. Risco de privacidade também foi um fator importante para esse grupo. A principal contribuição da pesquisa é a identificação dos fatores mais relevantes para a adoção da Nota Fiscal Paulista, colaborando para o estudo de uma área pouco explorada no contexto de marketing. Dentre as principais recomendações gerenciais, que podem ser aplicadas a diversos programas governamentais, citam-se a necessidade de intervenção para criar e reforçar atitudes positivas em relação ao programa governamental, a utilização freqüente de pesquisas com os consumidores para a orientação na condução do programa, a segmentação dos consumidores, a necessidade de incremento da auto-eficácia dos consumidores e da simplificação do programa, e a elaboração de estratégias relacionadas ao composto de marketing que decorram de um plano estratégico de marketing. Discutem-se ainda aspectos como os efeitos sobre o comportamento dos consumidores decorrentes do tipo de recompensa a ser oferecido em um programa social, da certeza ou não dessa recompensa e da interpretação que o consumidor faz das regras do programa. Limitações do estudo e sugestões para estudos futuros são também apresentadas.This thesis analyzes the factors impacting the adoption of governmental programs by consumers. Social Marketing is the field of knowledge that studies the change in individual behavior in response to interventions of social interest. These interventions are often performed through programs conducted by governmental agencies. These programs generally have limited success for not adopting the marketing philosophy in their design and orientation. In the tax area, a type of behavior that is stimulated by the three levels of government in Brazil is the request of tax receipts on purchases, aiming the reduction of tax evasion and increase in public funds. Public funds are the basis for public investment and social spending. One of the main approaches to increase these resources is to collect taxes more efficiently. In this context, programs such as Nota Fiscal Paulista are introduced aiming the change in the behavior of consumers. In this thesis, this program was analyzed under the perspective of Social Marketing and other related studies of consumer behavior. Based initially on the Theory of Planned Behavior and incorporating important concepts of Marketing, such as satisfaction, loyalty and word-of-mouth, an integrative theoretical model was proposed, which considered the relationship between attitude, their antecedents, social norms, self-efficacy and the marketing effects that result from the adoption or not of the Nota Fiscal Paulista. Additionally, the research identified differences between adopters and nonadopters. The methodology was based on qualitative procedures and data collection through a survey made available on the Internet. The main strategy of analysis was based on Structural Equation Modeling (SEM). The adoption of the program was considered a moderating variable, allowing a multi-group analysis. Among the main findings, the research indicated that attitude is the most important factor in explaining marketing effects and in predicting the adoption of the program. The profile of adopters was significantly different from the profile of non-adopters in the sample. In the adopters subsample, satisfaction was the most important antecedent of attitude. In the non-adopters subsample, perceived net benefit was the most important factor that impacted their attitude. Privacy risk was also an important factor in that subsample. The most important managerial recommendations, that can be applied in several government programs, are: the need to create and reinforce positive attitudes towards the program, the frequent employment of consumer research to guide the program, the segmentation of consumers, the need to increase consumers´ self-efficacy and the simplification of the program, and the development of marketing mix strategies resulting from a strategic marketing plan. Other aspects including the effects of rewards on consumer behavior, the certainty of rewards and the mindset activated by the rules of the program are also discussed. Limitations to the study and suggestions for future studies are also presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzon, Jose AfonsoCarvalho, Hamilton Coimbra2010-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05012011-112102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-05012011-112102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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