Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Helba
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15082016-114120/
Resumo: A proposta desta tese é analisar, na trajetória do poeta Ferreira Gullar, a presença constante e cada vez mais frequente de metapoemas que sistematizam uma noção de poesia na qual se destaca, entre os diferentes ethé presentes, um ethos professoral, com discurso marcadamente filosófico: o enunciador argumenta, explica, critica e ensina. A teoria utilizada para a análise do corpus, composto de doze poemas, pautou-se na estilística-discursiva, mais especificamente, a relação entre os recursos linguísticos utilizados (sonoros, lexicais, sintáticos, semânticos) e os efeitos de sentido produzidos no plano da enunciação e do discurso. Para os estudos estilísticos (a noção de estilo) e da enunciação, foram consideradas as teorias de Charles Bally (1951), Mattoso Câmara (1961, 1973, 1977), Mikhail Bakhtin (2002, 2003, 2013), Sírio Possenti (2000, 2001), Nilce Sant´Anna Martins (1989) e Émile Benveniste (2006). Para a Análise do Discurso de linha francesa, são discutidos os conceitos de Dominique Maingueneau (1993, 2008, 2011), especialmente sobre ethos discursivo e cenografia. Finalmente, para as considerações sobre a metalinguagem/ metadiscurso e argumentação, presentes nos poemas metalinguísticos, são citados os estudos de Roman Jakobson (1990, 2004, 2007), Samira Chalhub (2002), Sírio Possenti (2000, 2001), Ruth Amossy (2005, 2007, 2011), José Luiz Fiorin (2004, 2015) e Ingedore Koch (2003, 2004, 2007). A partir da análise do corpus, torna-se possível concluir que, na medida em que o militante marxista morre na poesia gullariana, ganham mais voz o crítico de arte e o filósofo Ferreira Gullar. Nesse sentido, o ethos professoral se faz presente e permite refletir sobre o tom didático dos poemas, na forma como ensinam sobre o gênero e o fazer poético. Partiu dos próprios poemas analisados a motivação para a atividade didática proposta no capítulo final.
id USP_19be1a13a686d3b372c4258eb2d36648
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082016-114120
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poéticoMetapoems of Ferreira Gullar and the teaching of the poetic craftArgumentaçãoArgumentationDiscoursive stylisticsEnsinoEstilística-discursivaEthosEthosFerreira GullarFerreira GullarMetapoemMetapoemaTeachingA proposta desta tese é analisar, na trajetória do poeta Ferreira Gullar, a presença constante e cada vez mais frequente de metapoemas que sistematizam uma noção de poesia na qual se destaca, entre os diferentes ethé presentes, um ethos professoral, com discurso marcadamente filosófico: o enunciador argumenta, explica, critica e ensina. A teoria utilizada para a análise do corpus, composto de doze poemas, pautou-se na estilística-discursiva, mais especificamente, a relação entre os recursos linguísticos utilizados (sonoros, lexicais, sintáticos, semânticos) e os efeitos de sentido produzidos no plano da enunciação e do discurso. Para os estudos estilísticos (a noção de estilo) e da enunciação, foram consideradas as teorias de Charles Bally (1951), Mattoso Câmara (1961, 1973, 1977), Mikhail Bakhtin (2002, 2003, 2013), Sírio Possenti (2000, 2001), Nilce Sant´Anna Martins (1989) e Émile Benveniste (2006). Para a Análise do Discurso de linha francesa, são discutidos os conceitos de Dominique Maingueneau (1993, 2008, 2011), especialmente sobre ethos discursivo e cenografia. Finalmente, para as considerações sobre a metalinguagem/ metadiscurso e argumentação, presentes nos poemas metalinguísticos, são citados os estudos de Roman Jakobson (1990, 2004, 2007), Samira Chalhub (2002), Sírio Possenti (2000, 2001), Ruth Amossy (2005, 2007, 2011), José Luiz Fiorin (2004, 2015) e Ingedore Koch (2003, 2004, 2007). A partir da análise do corpus, torna-se possível concluir que, na medida em que o militante marxista morre na poesia gullariana, ganham mais voz o crítico de arte e o filósofo Ferreira Gullar. Nesse sentido, o ethos professoral se faz presente e permite refletir sobre o tom didático dos poemas, na forma como ensinam sobre o gênero e o fazer poético. Partiu dos próprios poemas analisados a motivação para a atividade didática proposta no capítulo final.The proposal of this thesis is to analyze, in the trajectory of the poet Ferreira Gullar, the constant and progressively frequent presence of metapoems which systematize a notion of poetry within which could be highlited, among the several present ethé, a professoral ethos, with a remarkable philosophic discourse: the enunciator arguments, explains, criticizes and teaches. The theory used in the analysis of the corpus, comprised of twelve poems, include discoursive stylistics, more especifically, the relationship between the linguistic resources used (sound, lexical, synthatic and semantic) and the effects of meaning produced in the plan of enunciation and discourse. Regarding the studies of stylistics (the notion of style) and enunciation, the theory of such authors like Charles Bally (1951), Mattoso Câmara (1961, 1973, 1977), Mikhail Bakhtin (2002, 2003, 2013), Sírio Possenti (2000, 2001), Nilce Sant´Anna Martins (1989) and Émile Benveniste (2006) were considered. On the the French Discourse Analysis side, the concepts of Dominique Maingueneau (1993, 2008, 2011), especially the ones of ethos and scenography, were brought into our discussion. Finally, in our considerations on metalanguage/ metadiscourse, the studies of Roman Jakobson (1990, 2004, 2007), Samira Chalhub (2002), Sírio Possenti (2000, 2001), Ruth Amossy (2005, 2007, 2011), José Luiz Fiorin (2004, 2015) and Ingedore Koch (2003, 2004, 2007) were called. After the analysis of the corpus, it was possible to conclude that, as the voice of the marxist militant fades in the gullarian poetry, the voices of both the art critic and the philosopher Ferreira Gullar rise. In this sense, the professoral ethos is present and makes it possible to reflect about the didactic tone of the poems, in the way they teach the genre and the poetic craft. The motivation for the didactic activity proposed in the final chapter of this thesis had its origin in the study of the poems heretofore analyzed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldstein, Norma SeltzerCarvalho, Helba2016-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15082016-114120/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-15082016-114120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
Metapoems of Ferreira Gullar and the teaching of the poetic craft
title Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
spellingShingle Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
Carvalho, Helba
Argumentação
Argumentation
Discoursive stylistics
Ensino
Estilística-discursiva
Ethos
Ethos
Ferreira Gullar
Ferreira Gullar
Metapoem
Metapoema
Teaching
title_short Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
title_full Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
title_fullStr Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
title_full_unstemmed Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
title_sort Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético
author Carvalho, Helba
author_facet Carvalho, Helba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldstein, Norma Seltzer
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Helba
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Argumentation
Discoursive stylistics
Ensino
Estilística-discursiva
Ethos
Ethos
Ferreira Gullar
Ferreira Gullar
Metapoem
Metapoema
Teaching
topic Argumentação
Argumentation
Discoursive stylistics
Ensino
Estilística-discursiva
Ethos
Ethos
Ferreira Gullar
Ferreira Gullar
Metapoem
Metapoema
Teaching
description A proposta desta tese é analisar, na trajetória do poeta Ferreira Gullar, a presença constante e cada vez mais frequente de metapoemas que sistematizam uma noção de poesia na qual se destaca, entre os diferentes ethé presentes, um ethos professoral, com discurso marcadamente filosófico: o enunciador argumenta, explica, critica e ensina. A teoria utilizada para a análise do corpus, composto de doze poemas, pautou-se na estilística-discursiva, mais especificamente, a relação entre os recursos linguísticos utilizados (sonoros, lexicais, sintáticos, semânticos) e os efeitos de sentido produzidos no plano da enunciação e do discurso. Para os estudos estilísticos (a noção de estilo) e da enunciação, foram consideradas as teorias de Charles Bally (1951), Mattoso Câmara (1961, 1973, 1977), Mikhail Bakhtin (2002, 2003, 2013), Sírio Possenti (2000, 2001), Nilce Sant´Anna Martins (1989) e Émile Benveniste (2006). Para a Análise do Discurso de linha francesa, são discutidos os conceitos de Dominique Maingueneau (1993, 2008, 2011), especialmente sobre ethos discursivo e cenografia. Finalmente, para as considerações sobre a metalinguagem/ metadiscurso e argumentação, presentes nos poemas metalinguísticos, são citados os estudos de Roman Jakobson (1990, 2004, 2007), Samira Chalhub (2002), Sírio Possenti (2000, 2001), Ruth Amossy (2005, 2007, 2011), José Luiz Fiorin (2004, 2015) e Ingedore Koch (2003, 2004, 2007). A partir da análise do corpus, torna-se possível concluir que, na medida em que o militante marxista morre na poesia gullariana, ganham mais voz o crítico de arte e o filósofo Ferreira Gullar. Nesse sentido, o ethos professoral se faz presente e permite refletir sobre o tom didático dos poemas, na forma como ensinam sobre o gênero e o fazer poético. Partiu dos próprios poemas analisados a motivação para a atividade didática proposta no capítulo final.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15082016-114120/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15082016-114120/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257027498213376