Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/ |
Resumo: | Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressiva |
id |
USP_1c58d928b6c179be9be5d16be3ab8afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20240819-110300 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativasARQUITETURAARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)ARTESARTES (ESTUDO E ENSINO)Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressivaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrara, Lucrécia D'AléssioDworecki, Sílvio Melcer1995-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-19T17:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240819-110300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-19T17:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
title |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
spellingShingle |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas Dworecki, Sílvio Melcer ARQUITETURA ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO) ARTES ARTES (ESTUDO E ENSINO) |
title_short |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
title_full |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
title_fullStr |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
title_full_unstemmed |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
title_sort |
Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas |
author |
Dworecki, Sílvio Melcer |
author_facet |
Dworecki, Sílvio Melcer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrara, Lucrécia D'Aléssio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dworecki, Sílvio Melcer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARQUITETURA ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO) ARTES ARTES (ESTUDO E ENSINO) |
topic |
ARQUITETURA ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO) ARTES ARTES (ESTUDO E ENSINO) |
description |
Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressiva |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/ |
url |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090949936054273 |